
Capitão América é, sem sombra de dúvida, um dos personagens mais conhecidos do panteão da Marvel Comics e do Universo Cinemático Marvel.
O herói fez sua estreia oficial nos quadrinhos criados por Joe Simon e Jack Kirby, mais especificamente em 1940 na HQ Captain America Comics #1. Sagrando-se um dos emblemas desse universo em constante expansão, o personagem ganhou sua primeira adaptação em live-action em 1944 com uma coleção de quinze filmes seriados estrelados por Dick Purcell. Porém, não foi até 2011 que ele ganharia sua roupagem mais conhecida pelas mãos de Chris Evans – que, este ano, passou o manto para Anthony Mackie em uma nova e ambiciosa rendição.
Com a recente estreia de ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’ nos cinemas mundiais, chegou a hora de relembrar essa poderosa franquia cinematográfica. Pensando nisso, preparamos uma breve lista ranqueando todos os filmes do herói no MCU.
Veja abaixo e conte para nós qual o seu favorito:
4. CAPITÃO AMÉRICA: ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (2025)
Direção: Julius Onah
O grande problema de ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’ é querer ser mais do que consegue – e não, não estou me referindo ao trabalho impecável do elenco. O quarto filme da franquia, e o primeiro que traz Anthony Mackie como o personagem titular, tem um objetivo ambicioso demais para ser levado a sério ao abrir portas para uma mixórdia sem sentido e desnecessariamente complicada entre suspense, drama de conspiração, ação, aventura e comédia, apostando fichas em algo que poderia ter dado muito certo caso o roteiro não fosse insípido e clichê demais.
Mackie faz um ótimo trabalho ao retornar como Sam Wilson e vestir, enfim, o manto do Capitão – trazendo todo o charme do personagem à tona. Harrison Ford é outro astro a ganhar destaque como Thaddeus Ross, o presidente dos Estados Unidos e o infame Hulk Vermelho, divertindo-se como nunca em um papel bem despojado. Porém, o diretor Julius Onah, conhecido por seu trabalho em ‘O Paradoxo Cloverfield’, constrói várias peças soltas que não se encaixam e que deixam inúmeras pontas soltas sem propósito algum – e manchando a grande estreia de Sam Wilson no MCU como o herói.

3. CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL (2016)
Direção: Anthony e Joe Russo
Há quase dez anos, a saga ‘Capitão América’ chegava aos cinemas com um antecipado terceiro capítulo intitulado ‘Guerra Civil’. Como o nome próprio afirma, a narrativa antecipa o aguardado embate entre o Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans) e o Homem de Ferro/Tony Stark (Robert Downey Jr.) após os eventos de ‘Vingadores: Era de Ultron’ – que levou os políticos a criarem formas de controlas os super-heróis, ainda mais considerando as repercussões catastróficas das ações do time. Porém, em meio a ideologias bastante conflituosas, Steve e Tony entram em rota de colisão com seus respectivos aliados.
Dirigido pelos irmãos Anthony e Joe Russo (que ficariam responsável por ‘Vingadores: Guerra Infinita’ e ‘Vingadores: Ultimato’), o filme é um grande espetáculo visual e técnico que conta com performances de tirar o fôlego e consegue navegar entre temas bastante interessantes e pertinentes à própria narrativa. Porém, apesar dos acertos falarem mais alto, o longa soa um tanto esquecível em meio a outras produções do MCU e insurge mais como filler do que como uma história, de fato, marcante.
2. CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR (2011)
Dirigido: Joe Johnston
Em 2011, o público conhecia a icônica história de origem de um dos super-heróis mais famosos de todos os tempos: Capitão América. No longa-metragem homônimo, que trouxe Joe Johnston (‘Jumanji’, ‘O Lobisomem’) à cadeira de direção em um trabalho memorável e aplaudível, acompanhamos Steve Rogers, um jovem que participa de experiências visando a criação do supersoldado americano. Quando os oficiais militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, eles percebem que não podem arriscar a vida do jovem nas batalhas de guerra.
O filme sagrou-se um sucesso crítico e comercial, e não foi por menos: além de introduzir oficialmente o personagem ao MCU, Johnson comandou essa incrível adaptação com “fogo nos olhos”, por assim dizer, apostando fichas em um espetáculo visual e narrativo do começo ao fim. Para além da performance irretocável de Evans, o projeto também contou com a bem-vinda presença de nomes como Hugo Weaving, Tommy Lee Jones e Hayley Atwell, todos desfrutando de uma química invejável nas telonas.
1. CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL (2014)
Direção: Anthony e Joe Russo
Depois do fim da Fase 1 do MCU com ‘Vingadores’, a Fase 2 do panteão super-heroico teve um início conturbado com o lançamento de ‘Homem de Ferro 3’ – o primeiro título da Marvel Studios a, de fato, dividir tanto o público quanto a crítica, ainda mais quando comparado aos dois capítulos anteriores da trilogia. Assim, Joe e Anthony Russo tiveram um trabalho árduo para reconquistar a confiança dos fãs – e dessa forma o fizeram com a estreia de ‘Capitão América: O Soldado Invernal’.
O filme não é considerado apenas a melhor entrada da saga do Capitão América, mas um das melhores adaptações de HQs da história do cinema – estando no mesmo calibre que ‘Homem-Aranha 2’, por exemplo. Acertando todas as notas com fluidez e comprometimento impressionantes, a trama se passa após os eventos catastróficos em Nova York com os Vingadores e traz o Capitão América tentando se ajustar ao mundo moderno. Porém, quando um colega é atacado, ele se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Em parceria com a Viúva Negra e Falcão, seu novo aliado, o Capitão América tem que enfrentar um misterioso e inesperado inimigo: o Soldado Invernal.