Há cinquenta anos, o cinema passava por um de seus melhores anos – principalmente quando olhamos para o cenário mainstream internacional e nacional.
Dentre os vários títulos que dominaram a sétima arte, tivemos o irretocável drama ‘Todos os Homens do Presidente’, estrelado por Robert Redford e Dustin Hoffman, a divertida e aclamada comédia ‘Dona Flor e Seus Maridos’, baseado no romance de Jorge Amado, e o adorado remake do clássico romance musical ‘Nasce Uma Estrela’.
Pensando nisso, preparamos uma breve lista selecionando dez filmes que completam cinco décadas em 2026, convidando você a uma viagem no tempo para descobrir – ou redescobrir – vários clássicos.
Confira:
O HOMEM QUE CAIU NA TERRA

A grande estreia de David Bowie nos cinemas se deu com o sci-fi britânico ‘O Homem que Caiu na Terra’. Com direção de Nicolas Roeg, o mesmo nome por trás do adorado ‘Convenção das Bruxas’, a narrativa é baseada no romance homônimo de Walter Tevis e conta a história de um extraterrestre que cai na Terra procurando um jeito de levar água para seu planeta – e enfrentando a corrupção e os vícios da humanidade.
TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

Com direção de Alan J. Pakula, o múltiplo indicado ao Oscar ‘Todos os Homens do Presidente’ funciona como um drama também biográfico sobre o escândalo Watergate, que colocou em xeque o governo do então presidente Richard Nixon. A trama é baseada no livro homônimo de Carl Bernstein e Bob Woodward, os dois jornalistas que investigaram o caso, e trouxe no elenco os lendários Robert Redford e Dustin Hoffman – ambos aclamados por suas performances no longa-metragem.
REDE DE INTRIGAS

A comédia satírica ‘Rede de Intrigas’ é uma das melhores do gênero, tendo conquistado nada menos que quatro estatuetas do Oscar além de uma indicação à categoria de Melhor Filme. Contando com nomes como Peter Finch (em seu papel final), Faye Dunaway e Robert Duvall, o longa dirigido por Sidney Lumet acompanha uma emissora de televisão que enfrenta baixos índices de público – até que, em uma noite, o âncora do segmento de notícias tem um surto psicótico que transforma o programa em um sucesso inesperado.
CARRIE, A ESTRANHA

Em ‘Carrie, A Estranha’, um dos títulos que mais definiram o terror no século passado, a trama é centrada em uma jovem que desenvolve poderes psíquicos e acaba se vingando não apenas dos valentões de seu colégio, mas de todos que duvidaram de sua beleza e a diminuíram por ser “diferente do normal”. Um dos elementos que mais nos chama a atenção neste clássico baseado no romance homônimo de Stephen King é o fato da narrativa religiosa ser força-motriz para o espectro do terror, emergindo através de Margaret, mãe de Carrie.
A PROFECIA

1976 foi um ótimo ano para o terror e, além de ‘Carrie, A Estranha’, ‘A Profecia’ foi outro título que definiu a década e que se apoiou na mitologia católica para ganhar vida e aterrorizar espectadores ao redor do planeta. Na trama, um diplomata americano preocupado em não chocar a esposa, em virtude da morte do seu filho ao nascer, lhe oculta o fato e adota um recém-nascido de origem desconhecida. Mortes misteriosas começam a cercar a família do homem, que sem saber, pode estar criando o Anticristo em pessoa.
ROCKY, UM LUTADOR

Tornando-se o filme mais lucrativo de 1976 ao arrecadar impressionantes US$225 milhões ao redor do mundo, ‘Rocky, Um Lutador’ é um dos filmes que definiram a carreira de Sylvester Stallone e que ganharam o público e a crítica – transformando-se em uma franquia que inclusive se ramificou para um spin-off com Michael B. Jordan. A trama acompanha Rocky Balboa, um boxeador da Filadélfia que é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido.
TAXI DRIVER

Há cinquenta anos, movido por seu desejo contínuo de explorar a psique humana e o lado obscuro da vida, Martin Scorsese deu vida ao memorável longa-metragem ‘Taxi Driver’. Retomando colaboração com Robert De Niro, o filme é um dos mais conhecidos da carreira do realizador e causou furor à época pela violência e pela crueza da narrativa. A trama acompanha Travis Bickle, motorista de táxi de Nova York e ex-combatente da Guerra do Vietnã, que reflete sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. As coisas mudam quando Travis se torna obcecado em ajudar uma prostituta de doze anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
NASCE UMA ESTRELA

Ainda que não tenha tido uma recepção tão sólida assim, o segundo remake de ‘Nasce Uma Estrela’ conquistou o coração dos inveterados fãs de romances musicais ao se valer da ótima química entre Barbra Streisand, interpretando uma desconhecida cantora rumo ao estrelato, e Kris Kristofferson, um astro do rock que se apaixona pela jovem e que vê sua carreira se desmantelar pouco a pouco. Arrecadando US$80 milhões ao redor do mundo, o filme garantiu o Oscar de Melhor Canção Original para Streisand.
JOSEY WALES – O FORA DA LEI

Estrelado e dirigido por Clint Eastwood, o mestre do cinema de faroeste, ‘Josey Wales – O Fora da Lei’ transformou-se em um clássico com o passar do tempo e faz parte da nata da filmografia do cineasta. Selecionado para preservação pela Bibilioteca do Congresso dos Estados Unidos e ambientado no período pós-Guerra Civil, o filme acompanha um antigo fazendeiro que se torna soldado e que deseja vingar a morte da família à medida que se sagra um pistoleiro temido e respeitado.
DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

Duas décadas antes de lançar o drama ‘O Que É Isso, Companheiro?’, o diretor Bruno Barreto deu vida a um dos melhores longas-metragens da história nacional com a comédia ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, o filme trouxe Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça em uma divertida e envolvente história ambientada no carnaval de 1943 na Bahia. Na trama, o mulherengo Vadinho morre inesperadamente, deixando sua esposa, Dona Flor, inconsolável – afinal, apesar de ter vários defeitos, ele era um amante exemplar. Algum tempo depois, ela se casa com Teodoro Madureira, um farmacêutico que é o oposto do primeiro marido. Juntos, eles têm uma vida estável e tranquila, mas tediosa, até o dia em que o fantasma de Vadinho aparece na cama de Dona Flor.


