As inteligências artificiais (IAs) já são uma realidade no mundo contemporâneo e, enquanto trazem facilidades inegáveis, podem ter impacto negativo em diversos aspectos da sociedade – e Cate Blanchett parece concordar com tal afirmação.
Em entrevista à BBC, a múltipla vencedora do Oscar teme que as IAs podem representar uma ameaça que vai além de Hollywood, admitindo que está “profundamente preocupada” com o impacto que elas terão na indústria do entretenimento e no planeta – com potencial de “substituírem todos”.
“É um setor muito público em que atuamos, e acho que as discussões em torno da IA não foram generalizadas até a greve dos roteiristas, realmente sendo trazidas para o discurso público”, ela comentou. “Então, acho que é muito real.”
Blanchett continua: “eu apenas vejo essas coisas e penso: ‘realmente não sei o que isso está trazendo para qualquer pessoa’. Às vezes, é apenas experimentação por si só, e pode até ser criativo sob uma certa perspectiva. Mas também é incrivelmente destrutivo, o que, claro, é o outro lado da criatividade”.
A atriz também observou que a IA “pode substituir totalmente qualquer pessoa” nas telas, mas sua preocupação com a tecnologia vai além do impacto em Hollywood.
“Estou menos preocupada com as minhas perspectivas de emprego do que com o impacto que isso terá sobre as outras pessoas, sobre os pensionistas, sobre as pessoas que já estão trabalhando em três empregos para tentar estar [acima] da linha da pobreza”, ela explica. “Essa é a minha preocupação; estou preocupado conosco como espécie. É um problema muito maior.”
Lembrando que o projeto mais recente de Blanchett foi a aclamada minissérie de suspense ‘DISCLAIMER*’, disponível na Apple TV+.