Cate Blanchett foi anunciada como a presidente do júri no 71º Festival de Cannes, que acontece entre 8 e 19 de maio. Trata-se da 12ª mulher a presidiar o juri, que teve Pedro Almodóvar como presidente no último ano.
Vencedora de dois Oscars, a atriz comemorou o convite.
“Estou honrada em ter o privilégio e a responsabilidade de presidir o júri. Este festival representa um papel fundamental na celebração do cinema”, afirmou.
No último ano, a atriz e jurada Jessica Chastain fez duras críticas às produções que participaram do evento, na coletiva de encerramento da premiação.
Após a entrega das estatuetas aos vencedores, ela chamou a atenção para a forma como as mulheres foram retratadas nos filmes exibidos no festival.
Chamando a perspectiva de “bem perturbadora”, ela pontuou seu argumento, dizendo que espera assistir histórias produzidas por mulheres e que revelem exemplos inspiradores que façam parte da sua própria rotina.
“Eu realmente creio que se você tem uma narrativa feminina, você também tem personagens femininas mais autênticas. Esta é a primeira vez que eu assisti 20 filmes em 10 dias e eu amo o cinema. E uma lição que eu definitivamente tirei dessa experiência e como o mundo vê as mulheres a partir das personagens femininas que eu vi representadas. Foi bem perturbador para mim, para ser honesta. Eu também creio que quando incluirmos mais mulheres que contam histórias, nós teremos mais daquelas mulheres que eu me identifico na minha vida, no meu dia-a-dia. Aquelas que são pró ativas, têm suas próprias empresas, não apenas reagem aos homens ao seu redor. Elas tem seu próprio ponto de vista”.