A China surpreendeu ao anunciar um ambicioso projeto para revitalizar diversos clássicos do cinema de Kung Fu, estrelados por lendas como Bruce Lee, Jackie Chan e Jet Li, utilizando a inteligência artificial (IA).
Segundo o Actionewz, o anúncio foi feito durante o Festival Internacional de Cinema de Xangai. O projeto, batizado de “Preservação do Cinema de Kung Fu: 100 Clássicos Revitalizados com IA”, visa restaurar uma centena de longas de sucesso do gênero.
Financiado por um robusto orçamento de 100 milhões de yuans (aproximadamente US$ 13,9 milhões), o projeto promete melhorias em alta definição para títulos consagrados como ‘A Fúria do Dragão’, ‘O Mestre Invencível’ e ‘Era Uma Vez na China’. O objetivo é encantar novas gerações de espectadores ao redor do mundo.
Mas o projeto não vai parar na restauração. Em um movimento inovador, os cineastas também explorarão remakes gerados por IA.
Um exemplo é ‘O Melhor de Amanhã’, de John Woo, que está sendo transformado em ‘O Melhor de Amanhã: Fronteira Cibernética’, uma animação futurista, produzida inteiramente com inteligência artificial generativa. O filme está sendo promovido como “o primeiro longa-metragem animado totalmente produzido por IA do mundo”.
O filme reinventado foi projetado para demonstrar o potencial criativo da tecnologia, simplificando processos de produção que antes exigiam grandes equipes e anos de trabalho.
Zhang Pimin, presidente da Fundação de Cinema da China, declarou: “Não é apenas preservação do patrimônio cinematográfico, mas também uma ousada exploração do desenvolvimento inovador da arte do cinema”.
Tian Ming, presidente da parceira do projeto Shanghai Canxing Culture and Media, também comentou: “Convidamos sinceramente as principais empresas de animação por IA do mundo para, juntas, iniciar uma revolução cinematográfica que subverta a tradição”.
Zhai Xuelian, secretário-geral da Aliança de Investimentos da Indústria de Ficção Científica da China, acrescentou: “[O projeto] nos mostrou as infinitas possibilidades da integração entre cultura tradicional e tecnologia do futuro, além de indicar o caminho do desenvolvimento futuro do cinema e da TV clássicos — usar a nova geração de tecnologias como alicerce para que o mundo experimente melhor o charme e a vitalidade da cultura chinesa”.
