O astro Christian Bale é conhecido em Hollywood por se entregar por inteiro aos seus papéis, sendo marcado principalmente pela forma como perdia e ganhava peso. No entanto, esse método foi prejudicial para sua saúde. Isso porque nas filmagens de ‘Trapaça‘ (2013), o ator teve hérnia de disco.
No filme ele interpreta Irving Rosenfeld, um vigarista na mira de uma operação do FBI. O personagem é baseado em Mel Weinberg, trapaceiro que se tornou informante do governo durante o escândalo Abscam no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Para preparar e se encaixar no papel, Bale precisou engordar simplesmente 43 quilos e raspar a cabeça.
“Comi muitos donuts, um monte de cheeseburgers e tudo o que eu pudesse colocar em minhas mãos. Eu literalmente comia qualquer coisa que aparecesse no meu caminho”, falou Bale.
Mesmo se recuperando de um acidente de moto antes das filmagens, o ator também adotou uma postura exageradamente desleixada em todas as cenas. Isso trouxe algumas consequências imprevistas para a saúde dele. Christian Bale manteve a pose por tanto tempo que perdeu sete centímetros de altura e sofreu uma hérnia de disco.
O esforço, porém, foi reconhecido com indicações a diversos prêmios, como Melhor Ator no Oscar de 2014 – perdendo para Matthew McConaughey em ‘Clube de Compras Dallas‘. A produção foi sucesso de público e crítica, e arrecadou mais de US$ 250 milhões na bilheteria mundial.