O renomado diretor Christopher Nolan revelou o motivo por trás de sua preferência por histórias não lineares em seus filmes.
Em uma entrevista para Hugo Travers, Nolan explicou que gosta de utilizar formas não convencionais de montagem para imergir o público em narrativas mais densas e complexas, fazendo com que as pessoas se concentrem mais na trama.
“Não vejo filmes em termos de equilíbrio entre simplicidade e complexidade, acho que é realmente sobre mistério”, afirmou Nolan durante a entrevista. “Nossas visões sobre filmes, desde a década de 1950, são impostas pela TV. Às vezes isso é lamentável. Então eu costumo usar estruturas não cronológicas, estruturas não lineares. Isso foi algo que se fez muito na era do cinema mudo e nos primeiros filmes falados, até a televisão aparecer.”
“Então, agora com DVD e streaming, podemos mais uma vez ser mais aventureiros, porque você pode pausar algo que está assistindo, voltar e dar uma olhada melhor. Isso nos permite fazer narrativas mais densas, mais complicadas”, concluiu Nolan.
Lembrando que ‘Oppenheimer‘, o filme mais recente de Nolan, está em exibição nos cinemas.
Relembre o trailer:
A produção conta a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), chefe do Projeto Manhattan, um plano do governo dos Estados Unidos encarregado de criar o primeiro armamento nuclear para do país.
O elenco ainda inclui Emily Blunt (‘Jungle Cruise’), Matt Damon (‘O Último Duelo’), Florence Pugh (‘Viúva Negra’), Rami Malek (‘Bohemian Rhapsody’), Benny Safdie (‘Joias Brutas’), Dane DeHaan (‘O Espetacular Homem-Aranha 2’), Jack Quaid (‘The Boys’), Josh Hartnett (‘Penny Dreadful’), David Dastmalchian (‘O Esquadrão Suicida’), Alden Ehrenreich (‘Solo: Uma História Star Wars’), David Krumholtz (‘The Deuce’), Jason Clarke (‘Everest’), Louise Lombard (‘CSI’), James D’Arcy (‘Agent Carter’), Michael Angarona (‘Sky High: Super-Escola de Heróis’) e Matthias Schweighöfer (‘Army of the Dead: Invasão em Las Vegas’).
Pugh interpretará Jean Tatlock, membro do Partido Comunista dos Estados Unidos que tem um caso com Oppenheimer e a causa de grandes preocupações de segurança para funcionários do governo.
Safdie interpretará Edward Teller, o físico húngaro conhecido como o pai da bomba de hidrogênio e membro do Projeto Manhattan, a iniciativa de pesquisa dos EUA que desenvolveu a primeira bomba atômica.
Damon será o tenente-general Leslie Groves, diretor do Projeto Manhattan, enquanto Blunt será Katherine Oppenheimer Vissering, esposa do protagonista.
Nolan também entra como produtor executivo do filme ao lado de sua esposa e parceira de produção de longa data, Emma Thomas.