O The New York Times surpreendeu recentemente ao divulgar sua lista dos cem melhores filmes do século XXI, e o cinema brasileiro marcou presença!
Nos últimos anos, o cinema nacional tem ganhado cada vez mais destaque internacional com filmes como ‘Ainda Estou Aqui’, ‘O Menino e o Mundo’ e ‘Que Horas Ela Volta?’. O reconhecimento continua crescendo, e ‘Cidade de Deus’ conquistou um lugar de destaque no ranking.
O longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, que retrata a realidade das favelas cariocas, ocupou a 15ª colocação.
A reportagem do The New York Times destaca a crueza e o impacto de cenas icônicas do filme, como quando “um adolescente obriga outro adolescente mais jovem a matar uma criança ainda menor. A vítima se encolhe dentro de um pátio cercado que lembra um cercadinho de brincar”, ou a cena em que “outro menino, que parece ter cerca de 5 anos, chora; ele levou um tiro no pé, para servir de aviso, mas também por diversão”.
Apesar das cenas de extrema violência, a reportagem ressalta como o filme consegue “fazer você sentir algo além de repulsa [o que] é um testemunho de sua complexidade narrativa, estilo visual deslumbrante e elenco carismático. É uma meditação angustiante e poética sobre a sobrevivência na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro”.
Votantes renomados expressaram sua admiração pela obra.
“Na primeira vez que assisti, senti o calor, senti o suor nas costas, senti a pressão, senti as ruas. São tão poucos os filmes que te colocam bem no meio de um ambiente com tanta precisão”, disse o ator e votante Chiwetel Ejiofor.
O comediante e votante Kumail Nanjiani acrescentou: “Tem uma cena no meio de ‘Cidade de Deus’ em que estão fazendo uma espécie de dança improvisada, e aí colocam ‘Kung Fu Fighting’ e isso empolga toda a multidão. Mas ao mesmo tempo é trágico e tenso. É simplesmente extraordinário”.
‘Cidade de Deus’ está disponível no Max.
New York Times elege os 100 MELHORES filmes do século: Confira o top 10!
Para a elaboração do ranking, o portal realizou uma extensa pesquisa, convidando mais de 500 diretores influentes, atores e outros nomes notáveis de Hollywood e de várias partes do mundo para votarem nos 10 melhores filmes (segundo seus próprios critérios) lançados desde 1º de janeiro de 2000.
As respostas foram compiladas para formar o Top 100 final.
Entre os votantes estavam diretores vencedores do Oscar como Pedro Almodóvar, Sofia Coppola, Barry Jenkins e Guillermo del Toro, além de atores renomados como Chiwetel Ejiofor, Mikey Madison, John Turturro e Julianne Moore.
