InícioNotíciasCineBHCineBH 2025 | Uma ótima sessão de curtas e dois longas-metragens que...

CineBH 2025 | Uma ótima sessão de curtas e dois longas-metragens que dialogam sobre a vida e a morte


O CineBH 2025 não para de nos surpreender! No quarto dia de exibições, nos deparamos com algumas obras ricas em criatividade narrativa que nos levaram para vários cantos sul-americanos. Logo no início do dia, uma sessão de curtas-metragens encheu a sala do cinema Humberto Mauro – localizado no belíssimo Palácio das Artes. Bailinho, Entre Aulas, Marmita, Pequeno B, Moscou e o espetacular Kabuki fizeram a hora do almoço mais feliz.

Sala Humberto Mauro, em mais uma exbibição de filmes do CineBH 2025. Foto: Leo Fontes/Universo Produção
Sala Humberto Mauro, em mais uma exbibição de filmes do CineBH 2025. Foto: Leo Fontes/Universo Produção

Mais tarde, fomos até o excelente cinema do Minas Tênis Clube conferir um documentário acachapante. Memoria Implacable, co-produção Argentina e Chile apresenta, por meio de um road movie, a desapropriação de terras e genocídio do povo indígena Mapuche a partir da chegada militar pelos dois lados da Cordilheira dos Andes. Através das descobertas de uma acadêmica descendente Mapuche, percorremos os lugares por onde, entre dores e desamparo, seu povo foi obrigado a passar logo após a expulsão de suas terras. Um retrato doloroso e de impacto, que provoca muitas reflexões. Leia a crítica completa aqui.



Pra fechar o dia, saímos correndo para não perder a sessão de um filme que estava muito elogiado em todos os lugares que foi exibido. Em cima da hora, chegamos até o Cine Santa Tereza para conferir A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo. Não houve arrependimentos!

Sessão de 'Memoria Impacable', no CineBH 2025. Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção
Sessão de ‘Memoria Impacable’, no CineBH 2025. Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção

Selecionado para a Mostra CineMundi do festival, o delicado e marcante longa-metragem aposta no olhar ingênuo das primeiras fases da vida para construir uma trama que se sustenta na sutileza, encontrando reflexões maduras sobre a vida e a morte, equilibrando o conforto da imaginação com o impacto da realidade. Leia a crítica completa aqui.

O CineBH segue sua maravilhosa programação até o dia 28 de setembro. O Cinepop está fazendo a cobertura do evento a convite do Festival. Não percam nossos conteúdos, no site e pelas redes sociais.

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS