CinemaCon começa amanhã e terá cobertura exclusiva CinePOP; Confira a agenda!

A Comic Con de San Diego é conhecida como o maior evento de cultura pop / nerd do mundo, e derivou seus “filhotes” através dos continentes, inclusive no Brasil, com Comic Con Experience. A feira de atrações, no entanto, acaba de ganhar um concorrente à altura – a CinemaCon.

Ainda relativamente desconhecida do grande público, a CinemaCon, realizada em Las Vegas, é a convenção da Associação Nacional Norte-Americana de Donos de Cinema, e começou como um showroom justamente para a divulgação e novidades sobre salas de cinema, tecnologia e todo tipo de informação pertinente para o futuro de tais templos da sétima arte.

É claro que neste meio tempo, os grandes estúdios viram potencial no grande encontro de distribuidores e indústria, assim como a imprensa, e resolveram investir em seus próprios painéis demonstrativos, no qual exibem as maiores novidades do ano e também do que virá a seguir. E desde 2011 tem sido assim, com quatro dias de evento para os maiores estúdios de cinema mostrarem suas grandes armas.



O CinePOP  esteve presente no ano passado, onde pôde conferir atrações gigantescas de 2017, como Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar e Transformers: O Último Cavaleiro, de antemão e voltará este ano para trazer muitas novidades para você. O CinePOP será pelo segundo ano consecutivo o único veículo brasileiro presente no evento.

Para te deixarmos a par do que ocorre na CinemaCon (este ano do dia 23 a 26 de abril), e para você acompanhar tudinho junto com nossa equipe, resolvemos formular essa nova lista, com o que os maiores estúdios deverão apresentar durante o evento. Portanto, se prepare, pois será um soco na cara atrás do outro.

Dia 23: Sony Pictures

Apenas uma palavra define a eterna Columbia Pictures (atual Sony) este ano: Venom. O primeiro derivado do Homem-Aranha no cinema pode ser maravilhoso ou um desastre completo. Com o herói aracnídeo agora em posse (através de parceria) da Marvel / Disney, cabe ao anti-herói carregar a tocha.

Muito pouco do filme que estreia em outubro foi divulgado até o momento, e é apenas natural que o estúdio queira presentear os fãs com novidades e prévias. Quem sabe até a presença de Tom Hardy e/ou Michelle Williams, os protagonistas.

Tudo bem que a atração principal não esteja mais na casa, mas a Sony é esperta o suficiente para não deixar a marca do herói totalmente de lado, sendo assim, além de Venom, 2018 trará também Homem-Aranha: No Aranhaverso, animação que tem Miles Morales como protagonista. Pouco foi mostrado sobre este também, então quem sabe queiram dar uma palinha.

Além destas duas superproduções, a Sony ainda guarda na manga a animação Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas, o terror Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, o drama épico de sobrevivência Alfa e a sequência Sicário: Dia do Soldado.  Mas a possibilidade que mais empolga este que vos fala é a primeira prévia de A Garota na Teia de Aranha, com Claire Foy pegando o manto de Lisbeth Salander após Noomi Rapace e Rooney Mara. E talvez ainda possamos ter mais informações sobre a continuação do sucesso de prêmios deste ano, Me Chame Pelo Seu Nome. Qualquer uma dessas produções pode ser alvo de novidades da Sony no evento.

Dia 24: Disney e Warner

No segundo dia da CinemaCon é a hora da batalha suja. Tudo porque Disney e Warner são donas respectivamente dos direitos sobre as editoras Marvel e DC nos cinemas, o que para os nerds de plantão é quase uma disputa esportiva, política ou religiosa.

A Disney larga na frente e domina a parte da manhã. Nem é preciso dizer que o assunto será Vingadores: Guerra Infinita. No entanto, com a estreia poucos dias depois, é difícil acreditar que ainda exista coelho para sair desta cartola. Um presentão seria se o estúdio exibisse em primeira mão o blockbuster para os felizardos por lá presentes. Além disso, ainda no terreno Marvel, Homem-Formiga e a Vespa dá continuidade ao universo da casa de ideias no cinema e provavelmente marcarão presença no evento. Ou quem sabe ainda teremos novidades sobre o vindouro Vingadores 4, com lançamento programado para 2019. Ah sim, Capitã Marvel, alguém?…

No terreno das animações, Os Incríveis 2, da Pixar, está na mira para o lançamento. Mas o ano ainda reserva WiFi Ralph, continuação do igualmente querido Detona Ralph (2012) – sem a Pixar desta vez – com lançamento programado para o final do ano (2019 no Brasil).

Mudando para as produções em live-action, a sensação deve ser mesmo O Retorno de Mary Poppins, sequência muito tardia de uma das obras mais queridas e consagradas do estúdio, que deve aproveitar o timing do hype de Emily Blunt, recém-saída do sucesso de Um Lugar Silencioso, da Paramount. Antes disso, no entanto, 2018 traz a adaptação de O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos, que conta com o starpower de outra jovem britânica talentosa, Keira Knightley, além dos monstros Helen Mirren e Morgan Freeman.

Ah sim, não podemos nos despedir da Disney sem comentar sobre Han Solo: Uma História Star Wars, o produto da franquia para o ano, e que deverá ser grande foco na feira.

Já a Warner deve dar um gostinho de seu único lançamento em live-action com o selo da DC, Aquaman. Depois de certa decepção com Liga da Justiça, é importantíssimo para o estúdio criar boa impressão com as primeiras prévias do filme de James Wan, protagonizado por Jason Momoa, Willem Dafoe, Nicole Kidman e grande elenco. Apesar de ser o único lançamento da DC/Warner para o ano, o estúdio pode trazer novidades sobre seus próximos lançamento, como Shazam! ou Os Novos Deuses, dirigido por Ava DuVernay. O estúdio guarda ainda a animação Os Jovens Titãs em Ação no Cinema (que título longo) em parceria com a DC – que estreia este ano.

Fora do universo DC, o foco deverá ficar em outro universo bastante rico do estúdio, o do bruxinho Harry Potter, que traz a sequência do derivado Animais Fantásticos, com Os Crimes de Gindelwald. Falando em franquias, não podemos deixar de lado o filme mais girl power de 2018, Oito Mulheres e um Segredo, protagonizado por Sandra Bullock, Cate Blanchett, Anne Hathaway, Rihanna e grande elenco.

Na parte do terror, onde a Warner tem sido bem sucedida, o grande destaque deverá ser a divulgação de A Freira, segundo derivado da franquia Invocação do Mal, depois de Annabelle. O filme revelou recentemente um cartaz, e por enquanto foi só. Não seria muito legal se a CinemaCon trouxesse o primeiro trailer do longa? Fora isso, Megatubarão pode ganhar os holofotes durante o evento igualmente – o longa é protagonizado por Jason Statham (se The Rock pode ter um gorila gigante, porque Statham não pode ter um tubarão gigante?). A cereja no bolo, no entanto, seria se a Warner presenteasse com novidades sobre It: Parte 2, que já confirmou Jessica Chastain no elenco – e está em negociações com James McAvoy e Bill Hader.

Dia 25: Universal e Paramount

Dois grandes estúdios, e dois dos mais clássicos de Hollywood, mostram seus produtos no mesmo dia. Começando pela Universal, a palavra de ordem é Jurassic World: Reino Ameaçado. Com o lançamento na porta, bem que o estúdio podia quebrar essa para os fãs que comparecerem e exibir o longa (não custa sonhar).

Dwayne Johnson, ou The Rock para os íntimos, é uma máquina de fazer dinheiro e este parece ser o seu ano. O grandalhão já gerou rios de bilheteria para a Sony com Jumanji, está dominando com Rampage para a Warner, e chegou a hora de fazer sua mágica para a Universal com Arranha-Céu: Coragem Sem Limites, filme catástrofe nos moldes de Inferno na Torre (1974). Fora isso, o estúdio seria esperto em arrastar o gigante para o evento, já que Johnson anima até funeral.

No quesito terror, a Universal tem A Primeira Noite do Crime, quarto episódio da eficiente franquia atual, e um novo exemplar de Halloween, a clássica franquia com o primeiro maníaco mascarado da história. Ambos saem pela Blumhouse – subsidiária do estúdio. Além disso, temos também Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo, continuação do musical de sucesso de 2008 – chegando exatamente dez anos depois. Como o tempo passa!

Duas pretensas franquias da Universal também pode dar as caras na CinemaCon: Máquinas Mortais, produzido por Peter Jackson – uma espécie de Mad Max ao cubo; e O Mistério do Relógio na Parede, que soa como episódio de Goosebumps e não por menos traz o mesmo Jack Black no elenco, mas quem segura mesmo o longa é a Oscarizada Cate Blanchett. Surpreendentemente, a direção é do carniceiro Eli Roth. Outra surpresa que a Universal pode oferecer ao público é a biografia First Man, sobre o astronauta Neil Armstrong. O filme é dirigido por Damien Chazelle,  protagonizado por Ryan Gosling e deve emplacar no próximo Oscar.

A Paramount entra depois, e chega à CinemaCon na crista da onda do sucesso de Um Lugar Silencioso, um dos filmes mais elogiados deste início de 2018. O estúdio pode aproveitar o hype, mas tem outras duas grandes produções para oferecer ao seu público. O primeiro é Missão: Impossível – Efeito Fallout, sexto filme da franquia de Tom Cruise, que como sempre promete um excelente entretenimento nos cinemas. Depois, no fim do ano, é a vez de uma incógnita. Bumblebee é o primeiro derivado da franquia Transformers, sai no fim do ano e ainda não mostrou nada. Quem sabe é a chance de darmos uma olhada no que nos espera?

Dia 26: Fox

O carro chefe da Fox este ano, antes da venda para a Disney, é Deadpool 2. O estúdio ainda teria mais dois longas do universo X, ambos adiados para 2019. De qualquer forma, a Fox poderia nos colocar a par de como andam X-Men: Fênix Negra e Novos Mutantes. Fora isso, a Fox reserva dois lançamentos que não sabemos bem o que esperar. O Predador é o reboot da franquia do alienígena assassino, pelas mãos de Shane Black. Ainda não tivemos muito divulgado, a não ser fotos. Já Alita: Anjo de Combate, projeto de James Cameron e Robert Rodriguez, teve seu trailer divulgado e pode trazer mais novidades no evento. Por falar em Cameron, não seria muito legal se o diretor usasse a feira para falar sobre Avatar 2, com estreia programada para 2020.

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS