Presente no catálogo da Netflix, ‘O Acusado’ é mais um daqueles filmes que promete deixar o espectador grudado na poltrona devido às reviravoltas da trama.
Dirigido por Philip Barantini (‘Irmãos de Guerra’), o longa gira em torno de Harri (Chaneil Kular), um jovem do oriente médio que é acusado sem provas de cometer um atentado ao metrô de Londres, tornando-se alvo de um violento grupo de justiceiros.
Forçado a lutar para sobreviver, Harri precisa descobrir como provar sua inocência em uma trama que trata de importantes temas da sociedade atual, como xenofobia, o racismo, e a influência das redes sociais na opinião pública.
Com 100% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o longa é descrito pelo The Guardian como:
“Um reflexo do nosso momento horrível, não apenas no seu ambiente digital, mas no seu retrato sombrio do ódio e do medo cada vez maiores e facilmente disseminados que distorceram ainda mais a forma como as pessoas se veem e tratam umas às outras.”
Entre os elogios, a convincente e emocionante performance de Kular também ganhou bastante destaque, como aponta a Empire:
“‘O Acusado’ é um filme baseado em uma atuação potencialmente carregada de Kular. Porém, está no seu melhor quando se inclina para o pavor causado pelos elementos sociais que cercam seu personagem.”
Nas redes sociais, o público também está impactado com a forma que o roteiro reflete muito do que vemos nos noticiários no dia a dia, o que faz levantar diversas questões sociais.
Confira as reações:
‘O Acusado’, é um suspense britânico MUITO BOM, ele te deixa revoltado do início ao fim com uma injustiça que poderia ser evitada.
O filme é uma crítica social ao Twitter, aos juízes da internet que se acham no direito de incriminar alguém sem ao menos ter provas. Na Netflix. pic.twitter.com/wse9uFgBcj
— Matheus Amaral (@cinestera) September 25, 2023
O filme O Acusado da Netflix, mostra explicitamente o suco do Racismo e Xenofobia que há nos países Europeus
— Cocota Emo (@matriosk) September 23, 2023
Acabei de ver um filme chamado O Acusado na Netflix e fazia tempo que eu não ficava tão tenso com um filme como fiquei com esse. Só assistam.
— PABLO (@pablo_fidelis) September 25, 2023
o acusado o filme da Netflix q me deixou preso e nervoso do começo ao fim, é uma crítica social do twitter e uma ação explícita de racismo e xenofobia dos países europeus, muito bom assistam.
— isarods♡︎ (@_raelzzz) September 29, 2023
Estava assistindo ao filme ” O Acusado”, na Netflix. Que filme angustiante, mas que traz uma reflexão.
— Tamires Monteiro (@tamiresmpj) September 28, 2023
Passei um nervoso agora com esse “O Acusado” da Netflix. Bom , hein! Ufa
— Open Rainer (@queisonalves) September 25, 2023
Esse filme o acusado da Netflix, véi nunca fiquei com ansiedade tão atacada com um filme, eu parei de ver porque eu estava começando a suar, não sei. Se tiver ansiedade não veja. É terrível a sensação.
— Brayon Lopes (@brayonlopess) September 27, 2023
Bom filme, “O Acusado”, estreou há pouco no Netflix. Superou minha expectativa. Thriller competente, mantém a tensão até o fim, dialoga com as falsas verdades das redes sociais e com o preconceito racial reprodutor de estereótipos.
O filme nos cola à poltrona.
Vale conferir.— Beto Sales (@betosalesrio) September 25, 2023
Outro que vem se firmando é o britânico Philip Barantini (O Chef), mostrando novamente habilidade para criar tensão. Um suspense de câmara envolvente, que ainda aborda temas socioculturais atuais, como a nocividade das redes sociais. Na Netflix
O Acusado – Dir. Philip Barantini pic.twitter.com/DHaz4uNKoG
— Leonardo Ribeiro (@leospribeiro) September 24, 2023
” O Acusado 2023 – Netflix” que filme necessário.
Todo mundo que usa internet, deveria assistir.
— Raphael Cruz (@petruchiocruz) September 24, 2023
Acabei de ver um um filme do Aralho na Netflix, “o acusado” que retrata muito bem como funciona o tribunal da internet. As pessoa acusam sem provas, fazem seu próprio julgamento, ameaçam de m0rt€, destroem a vida de alguém em questão de horas e depois fingem que nada aconteceu.
— (@eufabivanelli) September 27, 2023
Acabei de ver um filme na Netflix que tem o nome de: O acusado. Este filme retrata um jovem que foi injustamente acusado de ter realizado um ataque terrorista no Reino Unido. O autor parecia realmente com ele, mas ele não tinha feito absolutamente nada. Acreditaram no que viram.
— Vá e vença (@CleytonTimteo) September 29, 2023
Tô assistindo o novo filme da Netflix “O Acusado” e confesso que a ansiedade bate forte em alguns momentos, pq isso q acontece no filme pode ser muito real. É muito Black Mirror!
— Carolina Volpe (@carol_volpe) September 24, 2023
Confira o trailer: