Com o uso de IA, Val Kilmer “volta à vida” com o drama histórico ‘As Deep as the Grave’


Cinco anos antes de falecer em 2025, o popular astro de filmes de ação Val Kilmer (‘Top Gun’, ‘Fogo Contra Fogo’) havia sido escalado como o Padre Fintan, espiritualista nativo-americano e padre católico, no drama ‘As Deep as the Grave’.

Porém, em virtude de sua contínua batalha contra um câncer de garganta, o ator estava muito doente para sequer aparecer no set de filmagens.

“Ele era o ator que eu queria que interpretasse esse papel”, disse o diretor e roteirista Coerte Voorhees em um declaração oficial (via Variety). “[O papel] foi modelado em volta dele. Pegou elementos de sua herança nativo-americana e seus laços e amor pelo sudoeste [norte-americano]. Eu estava dando uma olhada em uma folha de chamada um dia desses, e estávamos com ele pronto para as filmagens. [Mas] ele estava passando por momentos difíceis, e não conseguia participar”.

- Ads -

Entretanto, ainda que não tenha participado ativamente das gravações do projeto, Kilmer foi “trazido de volta à vida” através de um programa de última geração de inteligência artificial, permitindo a Voorhees a concretizar sua visão cinematográfica.

O cineasta, inclusive, teve a ajuda da atriz Mercedes Kilmer, filha do saudoso astro, além de ter recebido apoio de Jack Kilmer para alcançar seu objetivo.

- Ads -

“A família dele não parava de dizer o quanto achava o filme importante e que o Val realmente queria fazer parte disso”, conta Voorhees. “Ele realmente achava que era uma história importante e queria ter o seu nome associado a ela. Foi esse apoio que me deu a confiança para dizer: ‘ok, vamos fazer isso’. Apesar de algumas pessoas poderem considerar isso controverso, era o que o Val queria”.

‘As Deep as the Grave’, anteriormente intituldo ‘Canyon of the Dead’, narra a história real dos arqueólogos Ann e Earl Morris, discorrendo sobre suas escavações no Cânion de Chelly, no Arizona, a fim de traçar a história da tribo Navajo.

A produção traz Abigail Lawrie (‘Tin Star’) e Tom Felton (‘Eles Vão Te Matar’) como protagonistas, acompanhados de Wes StudiAbigail Breslin.

A versão em IA de Kilmer aparecerá em “boa parte” do corte final. O projeto utilizou imagens mais jovens do ator, providas pela família, e gravações de seus anos finais para mostrar o personagem em vários estágios da vida. O áudio utiliza a voz de Kilmer que, antes do falecimento, estava danificada por causa de procedimentos médicos na traqueia.

“O personagem do filme também sofre de tuberculose”, diz John Voorhees, produtor do longa e irmão de Coerte. “Mais uma vez, esse personagem histórico refletia a condição real de Val quando ele sofria de câncer de garganta. E, portanto, no que diz respeito à voz, esta é uma oportunidade realmente única para o personagem refletir a condição que o ator de fato enfrentava, criando assim uma espécie de ponte”.

Mais detalhes não foram divulgados.

Inscrever-se

Notícias

Saiba QUANDO irão começar as filmagens de ‘A Múmia 4’

Em entrevista ao Collider, os diretores Matt Bettinelli-Olpin e...
Thiago Nolla
Thiago Nolla
Em contato com as artes em geral desde muito cedo, Thiago Nolla é jornalista, escritor e drag queen nas horas vagas. Trabalha com cultura pop desde 2015 e é uma enciclopédia ambulante sobre divas pop (principalmente sobre suas musas, Lady Gaga e Beyoncé). Ele também é apaixonado por vinho, literatura e jogar conversa fora.