domingo, abril 28, 2024

Conheça 10 filmes incríveis e aterrorizantes de David Cronenberg, o cineasta mais VISCERAL da história!

Parando para analisar toda sua gigantesca carreira, com mais de cinco décadas, vemos que o ator, diretor, roteirista e produtor canadense, David Cronenberg, vem entregando filmes cada vez mais fascinantes, intrigantes e ao mesmo tempo aterrorizantes, ano após ano. Com histórias absolutamente perturbadores, capazes de mexer com a cabeça de qualquer uma mente sã.

Conhecido por comandar trabalhos insanos, que exploraram os limites do humano, vide as obras-primas ‘A Mosca‘ e ‘Videodrome‘, Cronenberg vem nas últimas décadas colecionando filmes questionadores, que desafiam o espectador de encaixa-los em algum tipo de gênero.

Tecnicamente falando, o conhecido estilo frígido e antisséptico de Crona permanece intacto, porém a sua atenção agora está completamente voltada para temas peculiares, que vão de mudanças e transformações físicas e mentais até conspirações secretas e bizarras evolvendo políticos, psiquiatras ou mesmo celebridades.

Ao mesmo tempo, Cronenberg aparece atuando como o misterioso agente da Federação Kovich, na série ‘Star Trek: Discovery‘, e está perto de lançar o seu próximo longa-metragem chamado ‘Crimes of the Future‘, que será estrelado por alguns dos seus velhos parceiros, como Viggo Mortensen (‘Marcas da Violência’) e Naomi Watts (‘Senhores do Crime’); além das atrizes Kristen Stewart (‘Spencer’) e Léa Seydoux (‘Azul é a Cor Mais Quente’).

E como o cineasta completou, essa semana, 79 anos (bem próximo dos 80), e também deve lançar um novo filme esse ano, decidimos homenagear o mestre escatológico listando aqui dez grandes produções que marcaram a sua carreira. Obras que são fascinantes e ao mesmo tempo apavorantes. Títulos que expressam um pouco do que é o cinema de David Cronenberg. Caso você ainda não os tenha conferido, ótimo, prepare-se então para se deleitar com a mais pura putrefação e insanidade.

  1. eXistenZ (1999)

Allegra Geller (Jennifer Jason Leigh) é uma renomada designer de jogos. Enquanto testa sua nova criação, eXistenZ, ela torna-se alvo de assassinos fanáticos. Em fuga desenfreada, Allegra preocupa-se com a integridade do programa e decide entrar no mundo virtual junto com seu guarda-costas, Ted Pikul (Jude Law).

Jennifer Jason Leigh foi chamada para refilmar algumas cenas de sua personagem em ‘De Olhos Bem Fechados’ e se recusou a ir porque as gravações coincidiriam com as de ‘eXistenZ’. Acabou sendo substituída no longa de Stanley Kubrick.

Não deixe de assistir:

  1. Na Hora da Zona Morta (1983)

Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.

David Cronenberg foi obrigado a refilmar a cena da primeira premonição porque a original mostrava o quarto de uma pequena garota em um incêndio, onde aparecia um pequeno boneco do personagem E.T. O Extraterrestre sendo queimado, com a Universal ameaçando Cronenberg de processo caso ele mantivesse a cena no filme.

  1. Scanners: Sua Mente Pode Destruir (1981)

Nascidos de uma experiência em laboratório, os chamados Scanners são pessoas com grandes poderes telecinéticos, capazes inclusive de matar com a força de suas mentes. Darryl Revok (Michael Ironside) é o mais poderoso de todos os Scanners, e está à frente do movimento deles de dominar o mundo. O doutor Paul Ruth (Patrick McGoohan) consegue encontrar um Scanner que Revok ainda não encontrou. Ele o converte para a causa no intuito de destruir o movimento dos Scanners.

O livro ‘Naked Lunch‘, escrito por William Burroughs, foi uma das principais0 influências de Cronenberg para o filme. A obra traz uma organização de telepatas conhecidos como Senders; ainda assim, ‘Scanners‘ foi apontado por Cronenberg como o filme “mais frustrante já feito” por ele.

  1. Crash: Estranhos Prazeres (1996)

James Ballard (James Spader) se envolve em um terrível acidente automobilístico que acaba atingido outro carro no qual está um casal. O homem morre e a mulher fica bastante ferida, mas após o trauma e a raiva inicial ela acaba se tornado amante de James. Ao mesmo tempo passam a frequentar um grupo que tem como fetiche a reconstituição de acidentes de carros, nos quais famosas pessoas morreram. No entanto, estas reconstituições são propositadamente feitas sem nenhuma norma de segurança, aumentando sensivelmente o risco para quem participa da simulação e criando um clima de grande excitação para a plateia.

David Cronenberg chegou a rodar as cenas de sexo entre James Ballard e sua secretária, mas elas terminaram sendo cortadas do filme porque, de acordo com o diretor, ficaram boas demais e isto contrastaria com as relações sexuais mostradas no longa.

  1. Senhores do Crime (2007)

Anna (Naomi Watts) é uma parteira que trabalha em um hospital de Londres. Um dia ela testemunha a morte de uma jovem, durante um parto realizado em pleno Natal. Ela decide dar a notícia de seu falecimento pessoalmente, o que a faz pesquisar sobre sua identidade e família. A busca acaba colocando-a em contato com o lucrativo tráfico do sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Logo Anna conhece Nikolai (Viggo Mortensen), um homem violento e misterioso que é mais do que aparenta.

Para o papel, Mortensen viajou sozinho até Moscou, São Petersburgo e a região da Sibéria, onde passou semanas sem qualquer tradutor. Neste período ele estudou as gangues locais, leu livros sobre as prisões russas e percebeu a importância das tatuagens como representação dos crimes cometidos. Além disso treinou o sotaque siberiano e aprendeu frases em russo e ucraniano, os quais usou durante as filmagens.

  1. Mistérios e Paixões (1991)

Nova York, 1953. Bill Lee (Peter Weller) quer ser escritor, mas ele extermina insetos para pagar suas contas. Bill está tendo problemas no trabalho, correndo o risco inclusive de perder o emprego, pois frequentemente esgota seu estoque de inseticida. Porém, a verdade é que Joan (Judy Davis), sua esposa, está viciada no “barato” que este pó lhe causa. Quando Bill, estimulado pela mulher, experimenta esta substância ele entra em um processo interminável de “viagens“, nas quais máquinas de escrever se transformam em enormes insetos falantes.

O filme está repleto de personagens baseados em pessoas reais e eventos da vida de William Burroughs, autor do romance original, entre eles Joan Vollmer, a esposa do próprio Burroughs, que ele matou acidentalmente com um tiro, no México.

  1. Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983)

Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um mórbido show. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos no cérebro.

Andy Warhol definiu o filme como “o Laranja Mecânica (1971) da década de 1980”. O personagem Brian O’Blivion é baseado em Marshall McLuhan, importante teórico da comunicação. McLuhan, que faz uma breve aparição em ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa‘ (1977), como o professor de Cronenberg na universidade.

  1. Gêmeos: Mórbida Semelhança (1988)

Os gêmeos Beverly (Jeremy Irons) e Elliot (Jeremy Irons) possuem uma clínica particular especializada em fertilidade feminina. Determinada a engravidar, a atriz Claire Niveau (Geneviève Bujold) recorre a casa de saúde, onde descobre ter o útero tri cervical. Fascinado pelo masoquismo da atriz, Elliot dorme com ela. Costume dos irmãos o compartilhamento de pacientes, Beverly também fica com Claire. Ao contrário de seu irmão, Beverly se apaixona pela dama, e incentivado por ela, inicia o uso de drogas.

Inicialmente, Jeremy Irons tinha dois guarda-roupas com peças diferentes para usar, dependendo do irmão que estivesse interpretando. Depois, percebeu que a ideia era justamente causar confusão sobre “quem é quem”. A partir disso, misturou todas as roupas, e encontrou um jeito próprio de diferenciar cada gêmeo. Robert De Niro recusou o papel dos gêmeos pois se sentiu desconfortável para viver um ginecologista.

  1. Marcas da Violência (2005)

Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa Edie (Maria Bello) e seus dois filhos. Um dia esta rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom se antecipa e consegue salvar seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói, Tom tem sua vida inteiramente transformada a partir de então. A mídia passa a segui-lo, o que o obriga a falar com ela regularmente e faz com que ele deseje que sua vida retorne à calmaria anterior. Surge então em sua vida Carl Fogarty (Ed Harris), um misterioso homem que acredita que Tom lhe fez mal no passado.

A cidade de Millbrook, em Indiana, vista no filme, é fictícia. O nome foi dado em homenagem ao local onde as filmagens ocorreram, na cidade de Millbrook, em Ontario, no Canadá. Os gângsteres originalmente seriam italianos, mas após as contratações de Ed Harris e William Hurt, David Cronenberg decide mudar para irlandeses. Cronenberg acreditava que Harris e Hurt não convenceriam como italianos.

  1. A Mosca (1986)
Jeff Goldblum looks in a mirror in a scene from the film ‘The Fly’, 1986. (Photo by 20th Century-Fox/Getty Images)

O cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) testa uma máquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando se dá a reintegração, o DNA de Seth funde com o do inseto, dando início a uma perigosa mutação genética. A transformação é testemunhada pela jornalista Veronica Quaife (Geena Davis).

Várias cenas rodadas não foram usadas na versão final do filme. Entre elas, está um teleporte feito pelo personagem Seth Brundle com um babuíno e um gato juntos, resultando em uma criatura híbrida ao término da operação. A outra seria um final alternativo, onde a personagem Veronica tem outro sonho com seu bebê, desta vez com belas asas de borboleta.

Mais notícias...

Wilker Medeiroshttps://www.youtube.com/imersaocultural
Wilker Medeiros, com passagem pela área de jornalismo, atuou em portais e podcasts como editor e crítico de cinema. Formou-se em cursos de Fotografia e Iluminação, Teoria, Linguagem e Crítica Cinematográfica, Forma e Estilo do Cinema. Sempre foi apaixonado pela sétima arte e é um consumidor voraz de cultura pop.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS