Ao longo da história do cinema é nítido que os filmes de comédia ganham a preferência de grande parte do público. Geralmente abordando situações beirando ao absurdo, o fazer rir não é uma coisa fácil mas muitos roteiros conseguem isso juntamente com atuações marcantes. Pensando em alguns filmes que estão dentro desse recorte, separamos uma lista com ótimas comédias abaixo:
Na trama, conhecemos Gary Johnson (Glen Powell), um professor de uma universidade norte-americana, pacato e tímido, que durante a outra parte de seu dia trabalha para a polícia, se tornando um habilidoso traçador de perfis com autoestima elevada para o convencimento na criação de outras versões de si mesmo. Se fazendo de matador de mentira, com o objetivo de prender quem o procura, certa vez acaba se envolvendo com uma cliente, fato que o faz balançar na linha tênue entre a lei e a criminalidade.
Cegos, Surdos e Loucos
Na trama, conhecemos Wally (Richard Pryor) e Dave (Gene Wilder), o primeiro um mal-humorado deficiente visual, que perdeu a visão após um acidente segue em sua busca por um emprego. O segundo, ex-ator que perdeu a audição aos 8 anos e virou dono de uma lojinha num edifício comercial que insiste aos próximos não ser surdo. Quando o destino une essas duas almas, após Wally ir trabalhar pra Dave, ambos são envolvidos em uma investigação de assassinato. Para tentar limpar o nome deles, já que são acusados pela polícia mesmo não sendo os responsáveis, enfrentarão diversas situações pra lá de inusitadas em busca dos verdadeiros culpados.
As primeiras férias não se esquece jamais!
Na trama, conhecemos Ben (Jonathan Cohen) um empresário, hipocondríaco muito ligado à família que possui inúmeras manias. Também conhecemos a desbravadora de novas aventuras Marion (Camille Chamoux), uma desenhista de história em quadrinho que mora com dois amigos em um apartamento em Paris. Esses dois até então estranhos acabam se conhecendo no aplicativo Tinder e logo marcam de se encontrar. Após uma noite muito divertida e especial, logo a primeira deles, combinam de viajarem para um lugar inusitado: a Bulgária! Assim, partem rumo a esse país que pouco conhecem e muitas situações tragicômicas irão passar juntos.
Eurotrip – Passaporte para a Confusão
Na trama, conhecemos Scott (Scott Mechlowicz), um jovem que acabou de concluir o ensino médio norte-americano e ao mesmo tempo acaba terminando de maneira abrupta seu relacionamento com a namorada Fiona (Kristin Kreuk) com quem achou que ficaria pra sempre. Ingênuo é sempre zoado pelos amigos e por seu irmão menor. Ele pratica alemão com uma pessoa que mora em Berlim e que ele acredita ser um homem, só que ele está enganado e a pessoa com quem ele fala todo dia pelo computador na verdade é uma linda garota chamada Mieke (Jessica Boehrs). Desesperado em fazer acontecer esse relacionamento, ele se junta a Jenny (Michelle Trachtenberg), Jamie (Travis Wester) e seu grande amigo Cooper (Jacob Pitts) para uma volta pela Europa à procura de Mieke.
A década de 1980 nos apresentou diversos filmes de comédia excelente. Um desses, Loucademia de Polícia, muitas vezes exibido na saudosa Sessão da Tarde, nos conta a história de algumas pessoas recrutadas pelas forças policiais quando o governo resolve aumentar a tropa.
Corra que a Polícia Vem Aí!
Primeira parte de uma trilogia hilária protagonizada por Leslie Nielsen, nos mostra as aventuras de um atrapalhado membro da força policial que descobre um plano para assassinar uma figura importante da política mundial.
Na trama, conhecemos Stéphane (o ótimo Kad Merad), um médico dedicado e bem sucedido, sócio de uma clínica especializada em gestações. Sua grande frustração na vida, foi nunca poder ter tido um filho homem para poder dividir tudo que conquistou. Mesmo assim, é um pai muito amoroso para suas três filhas. Assim, quando a mais jovem da família embarca em uma romance improvável com um astro do rúgbi francês, Stéphane fará de tudo para ela não terminar com ele.
Considerada uma das mais divertidas comédias do cinema francês, O Closet conta a história de François Pignon (Daniel Auteuil), um homem desprezado pelos colegas de trabalho, divorciado e com um filho que não gosta dele. Tudo muda em sua vida quando, à beira do desemprego, resolve sair do armário de mentirinha transformando sua vida e a de todos os outros ao seu redor. O longa-metragem conta com a participação especial do ator Gérard Depardieu.
Lançado no final da década de 50 e até hoje lembrado por todos que amam uma boa comédia, Quanto mais Quente Melhor nos mostra a história de dois amigos músicos que após testemunharem um assassinato resolvem se vestirem de mulheres e entrar numa banda.
Na trama, conhecemos Armand (Robin Williams) e Albert (Nathan Lane) um casal homossexual de meia idade que possuem um clube gay super badalado na Flórida, repleto de apresentações. Certo dia, o filho de Armand, Val (Dan Futterman) diz ao pai que vai casar com Barbara (Calista Flockhart), a filha de Louise (Dianne Wiest) e do senador conservador Keeley (Gene Hackman), esse último prestes a ser reeleito mas metido em um escândalo. A questão é que Val pede ao pai que ele e Albert não entreguem num jantar de comemoração que são gays. Assim, é instaurada uma enorme confusão.