segunda-feira , 27 janeiro , 2025

‘Como Água para Chocolate’, ‘Segundas Intenções’ e os Clássicos dos anos 90 que viraram série de TV

YouTube video

Uma das tendências atuais de Hollywood é transformar filmes clássicos em séries de TV. Ou melhor, adaptá-los. E embora muitos puristas ainda torçam o nariz para a ideia, vale dizer que a proposta é uma forma de apresentar tal obra para as novas gerações, além de manter o título no consciente coletivo. Os mais velhos irão lembrar de filmes que não viam ou ouviam falar há mais de 30 anos, por exemplo.

Estes mesmos puristas que acusam Hollywood de falta de originalidade, podem descansar tranquilos, pois esses remakes televisivos são uma porcentagem ínfima em relação às produções inéditas. Já para os fãs não deixa de ser um exercício em curiosidade comparar e descobrir o que mudou e o que evoluiu. Abaixo, iremos dar uma olhada nas séries recentes, que talvez nem todos saibam que são baseados em clássicos dos anos 90. Confira.

Como Água para Chocolate (2024)

Um dos títulos mais recentes é esse lançamento da HBO Max (ou apenas Max). Centrada durante a revolução do México, em 1910, a história se passa em um vilarejo afastado onde uma matriarca severa cria suas filhas. A protagonista é Tita, a filha mais jovem, destinada a cuidar da mãe, impossibilitada de casar. Isso se torna ainda mais difícil quando ela se apaixona por Pedro, e é correspondida. Com toques de surrealismo (como temperos serem capazes de excitar e deixar tristes), a obra é na verdade baseada no livro de Laura Esquivel, responsável também pela adaptação do roteiro do filme de 1992, dirigido por Alfonso Arau. A nova versão tem produção de Salma Hayek.

Detetive Alex Cross (2024)

Aqui temos uma série que acabou de chegar ao streaming da Amazon Prime Video. Muitas destas adaptações são na verdade baseadas em livros de sucesso. É o caso com as histórias de investigação e suspense do detetive Alex Cross, também um brilhante psicólogo forense, que usa seus conhecimentos na caça de psicopatas. Os livros são de autoria de James Patterson. A primeira vez que Alex Cross apareceu nas telas foi no cinema, nas formas de Morgan Freeman em ‘Beijos que Matam’ (1997). O personagem voltaria ainda como Freeman em ‘Na Teia da Aranha’ (2001), e depois nas formas de Tyler Perry em ‘A Sombra do Inimigo’ (2012). Na série, ele é vivido por Aldis Hodge.

Assista Também:
YouTube video


Acima de Qualquer Suspeita (2024)

O astro Jake Gyllenhaal tem se tornado especialista em remakes. Só nos últimos anos ele esteve em ‘O Culpado’ (2021) e ‘Matador de Aluguel’ (2024). Este ano também, ele estrelou a versão para a TV do clássico ‘Acima de Qualquer Suspeita’ (1990), thriller que marcou o início dos anos 90. É claro que aqui também temos um livro como fonte da história, assinado por Scott Turow. No filme, Harrison Ford vive um advogado investigando o assassinato de uma colega de escritório, se tornando o principal suspeito de sua morte, por ter tido um caso com ela. Na nova versão, é Gyllenhaal o sujeito encrencado. Ah sim, a série é da AppleTV+.

Ripley (2024)

Na matéria até agora já tivemos séries da Max, da Amazon Prime Video e da AppleTV+. Estava faltando uma do streaming número um do mundo, a Netflix. Aqui está ela. ‘Ripley’ conta a história do golpista talentoso Tom Ripley, vivido por Andrew Scott, que conhece o milionário Dickie Greenleaf, e se apaixona por sua liberdade, fortuna e estilo de vida. É claro que quando narramos essa sinopse, todos os cinéfilos irão lembrar de ‘O Talentoso Ripley’ (1999), com Matt Damon, um dos cult mais adorados da época. É claro também que muitos irão saber que se trata do livro de Patricia Highsmith. O que muitos podem não saber, porém, é que Ripley apareceu outras vezes no cinema, nos desconhecidos ‘O Retorno do Talentoso Ripley’ (2002) e ‘Ripley no Limite’ (2005). Ah sim, a primeira adaptação da história foi no franco-italiano ‘O Sol por Testemunha’ (1960).

Segundas Intenções (2024)

Essa acabou de chegar ao Amazon Prime Video. O cult juvenil ‘Segundas Intenções’ (1999) fez um tremendo sucesso na época de seu lançamento. A história é uma adaptação contemporânea do livro francês clássico de Choderlos de Laclos. A história havia sido levada às telonas pela Warner em 1988, na forma de ‘Ligações Perigosas’. Voltando para ‘Segundas Intenções’, além de duas continuações mequetrefes lançadas direto para vídeo, uma continuação da história foi tentada ainda em 2016, que traria Sarah Michelle Gellar reprisando seu papel, e a direção do mesmo Roger Kumble. O piloto da série foi gravado, mas não obteve o sinal verde, e terminou ficando só nisso mesmo. Agora, uma nova versão jovial tenta emplacar com uma nova geração.

Entrevista com o Vampiro (2022)

Uma das séries mais bem-sucedidas desta lista é ‘Entrevista com o Vampiro’. Isso porque o programa da AMC (no Brasil exibido pela Amazon) já engatou sua segunda temporada este ano, e promete ainda um terceiro ano para 2025. É claro que temos que tirar o chapéu, pois foi algo bem difícil seguir os passos do clássico absoluto de 1994, ainda mais tendo na versão cinematográfica nomes como Tom Cruise e Brad Pitt. É claro, tudo baseado nas “Crônicas Vampirescas” de Anne Rice.

Fargo (2014-2024)

Por falar em séries bem-sucedidas baseadas em filmes dos anos 1990, nenhuma se deu melhor que ‘Fargo’ – bem, ao menos por enquanto. O programa do canal FX já dura 10 anos, e tem 5 temporadas para chamar de sua. Esse é também o primeiro seriado da lista que não é baseado em um livro. Isso porque partiu de uma ideia dos irmãos Coen para o filme homônimo indicado ao Oscar, de 1996. Aliás, a graça da série é ser uma antologia, trazendo a cada temporada uma nova história com começo, meio e fim. O que muitos podem não saber é que em 2003 um piloto foi gravado que continuaria as aventuras da policial Marge Gunderson, mas não conseguiu se tornar uma série.

Quatro Casamentos e um Funeral (2019)

Os mais novos talvez não compreendam o sucesso que foi a comédia romântica inglesa ‘Quatro Casamentos e um Funeral’. O prestígio foi tanto que o filme, que completou 30 anos de estreia em 2024, foi indicado ao Oscar, e serviu para revelar ao mundo o talento do protagonista Hugh Grant. Esse também não foi baseado em um livro, mas sim em um roteiro de Richard Curtis. Em 2019, uma minissérie de mesmo nome, modernizando os cenários e alguns temas, foi lançada. O programa da Hulu trouxe a carismática Nathalie Emmanuel no papel principal.

Uma Equipe Muito Especial (2022)

Outro que não foi baseado em um livro, mas sim em um roteiro original, ‘Uma Equipe Muito Especial’ foi um tremendo sucesso em 1992, mostrando a força da mulher em um esporte muito masculino: o baseball. Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto os homens estavam servindo ao exército para o conflito, a solução para continuar motivando a população com o esporte, foi alistar as mulheres para jogar. Esse foi um fato histórico não muito conhecido do público, que através do filme de prestígio se tornou conhecido, em uma trama dramática e cômica ao mesmo tempo. Em 2022, a Amazon Prime Video tentou apresentar um novo ângulo desta história, porém, o programa não vingaria, cancelado após uma primeira temporada.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (2021)

A Amazon Prime Video é uma das empresas de streaming que mais investem em adaptação de filmes clássicos dos anos 90 em formato de série. Infelizmente, nem todos dão certo. Foi o caso com o item acima, e foi o caso com esta nova versão do clássico slasher. ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ marcou uma geração em 1997, e ao lado de ‘Pânico’ reviveu os filmes adolescentes sangrentos. O longa é baseado no livro de Lois Duncan, que ficou possessa ao saber que sua história de suspense havia sido transformada em um filme violento com muitas mortes. Já a série se inclina mais no teor original, mas terminou como um modorrento drama juvenil e foi logo cancelada.

O Colecionador de Ossos (2020)

Lançada em meio à pandemia no ano de 2020, ninguém deu muita atenção para esta série – que igualmente terminou cancelada após uma temporada com 10 episódios, apesar de seu grande potencial. Acontece que a série adaptou os casos do investigador Lincoln Rhyme, saído dos livros escritos por Jeffery Deaver. E sim, eu disse livros, pois são uma série. E essa era a intenção do programa. É claro que todos lembram do único filme baseado nessas histórias, lançado em 1999, estrelado pelos vencedores do Oscar Denzel Washington e Angelina Jolie – que virou um suspense cult.

True Lies (2023)

Essa aqui não tinha como dar certo, e muitos acreditam que já nasceu morta. ‘True Lies’ marcou os anos 90, e ainda se mantém como um dos melhores filmes de ação daquela década. Dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger, deu continuidade ao trabalho que a dupla havia feito em ‘O Exterminador do Futuro 2’, e criou o melhor filme de 007 desde a era Connery. O que mais chama atenção no filme é sua ação e efeitos especiais de primeira. Como brinde, ganhamos a comédia do marido que é um superespião, mas sua esposa não faz a mínima ideia. Já a série resolveu apostar no inverso: a comédia em primeiro lugar e a relação do casal. A ação, é claro, ficava em segundo plano, jamais podendo ser repetida na TV. Resultado: cancelada após uma única temporada.

Sarah Michelle Gellar e Patrick Dempsey falam sobre Dexter, a carreira em filmes de terror e PÂNICO7

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
200,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

‘Como Água para Chocolate’, ‘Segundas Intenções’ e os Clássicos dos anos 90 que viraram série de TV

YouTube video

Uma das tendências atuais de Hollywood é transformar filmes clássicos em séries de TV. Ou melhor, adaptá-los. E embora muitos puristas ainda torçam o nariz para a ideia, vale dizer que a proposta é uma forma de apresentar tal obra para as novas gerações, além de manter o título no consciente coletivo. Os mais velhos irão lembrar de filmes que não viam ou ouviam falar há mais de 30 anos, por exemplo.

Estes mesmos puristas que acusam Hollywood de falta de originalidade, podem descansar tranquilos, pois esses remakes televisivos são uma porcentagem ínfima em relação às produções inéditas. Já para os fãs não deixa de ser um exercício em curiosidade comparar e descobrir o que mudou e o que evoluiu. Abaixo, iremos dar uma olhada nas séries recentes, que talvez nem todos saibam que são baseados em clássicos dos anos 90. Confira.

Como Água para Chocolate (2024)

Um dos títulos mais recentes é esse lançamento da HBO Max (ou apenas Max). Centrada durante a revolução do México, em 1910, a história se passa em um vilarejo afastado onde uma matriarca severa cria suas filhas. A protagonista é Tita, a filha mais jovem, destinada a cuidar da mãe, impossibilitada de casar. Isso se torna ainda mais difícil quando ela se apaixona por Pedro, e é correspondida. Com toques de surrealismo (como temperos serem capazes de excitar e deixar tristes), a obra é na verdade baseada no livro de Laura Esquivel, responsável também pela adaptação do roteiro do filme de 1992, dirigido por Alfonso Arau. A nova versão tem produção de Salma Hayek.

Detetive Alex Cross (2024)

Aqui temos uma série que acabou de chegar ao streaming da Amazon Prime Video. Muitas destas adaptações são na verdade baseadas em livros de sucesso. É o caso com as histórias de investigação e suspense do detetive Alex Cross, também um brilhante psicólogo forense, que usa seus conhecimentos na caça de psicopatas. Os livros são de autoria de James Patterson. A primeira vez que Alex Cross apareceu nas telas foi no cinema, nas formas de Morgan Freeman em ‘Beijos que Matam’ (1997). O personagem voltaria ainda como Freeman em ‘Na Teia da Aranha’ (2001), e depois nas formas de Tyler Perry em ‘A Sombra do Inimigo’ (2012). Na série, ele é vivido por Aldis Hodge.

Acima de Qualquer Suspeita (2024)

O astro Jake Gyllenhaal tem se tornado especialista em remakes. Só nos últimos anos ele esteve em ‘O Culpado’ (2021) e ‘Matador de Aluguel’ (2024). Este ano também, ele estrelou a versão para a TV do clássico ‘Acima de Qualquer Suspeita’ (1990), thriller que marcou o início dos anos 90. É claro que aqui também temos um livro como fonte da história, assinado por Scott Turow. No filme, Harrison Ford vive um advogado investigando o assassinato de uma colega de escritório, se tornando o principal suspeito de sua morte, por ter tido um caso com ela. Na nova versão, é Gyllenhaal o sujeito encrencado. Ah sim, a série é da AppleTV+.

Ripley (2024)

Na matéria até agora já tivemos séries da Max, da Amazon Prime Video e da AppleTV+. Estava faltando uma do streaming número um do mundo, a Netflix. Aqui está ela. ‘Ripley’ conta a história do golpista talentoso Tom Ripley, vivido por Andrew Scott, que conhece o milionário Dickie Greenleaf, e se apaixona por sua liberdade, fortuna e estilo de vida. É claro que quando narramos essa sinopse, todos os cinéfilos irão lembrar de ‘O Talentoso Ripley’ (1999), com Matt Damon, um dos cult mais adorados da época. É claro também que muitos irão saber que se trata do livro de Patricia Highsmith. O que muitos podem não saber, porém, é que Ripley apareceu outras vezes no cinema, nos desconhecidos ‘O Retorno do Talentoso Ripley’ (2002) e ‘Ripley no Limite’ (2005). Ah sim, a primeira adaptação da história foi no franco-italiano ‘O Sol por Testemunha’ (1960).

Segundas Intenções (2024)

Essa acabou de chegar ao Amazon Prime Video. O cult juvenil ‘Segundas Intenções’ (1999) fez um tremendo sucesso na época de seu lançamento. A história é uma adaptação contemporânea do livro francês clássico de Choderlos de Laclos. A história havia sido levada às telonas pela Warner em 1988, na forma de ‘Ligações Perigosas’. Voltando para ‘Segundas Intenções’, além de duas continuações mequetrefes lançadas direto para vídeo, uma continuação da história foi tentada ainda em 2016, que traria Sarah Michelle Gellar reprisando seu papel, e a direção do mesmo Roger Kumble. O piloto da série foi gravado, mas não obteve o sinal verde, e terminou ficando só nisso mesmo. Agora, uma nova versão jovial tenta emplacar com uma nova geração.

Entrevista com o Vampiro (2022)

Uma das séries mais bem-sucedidas desta lista é ‘Entrevista com o Vampiro’. Isso porque o programa da AMC (no Brasil exibido pela Amazon) já engatou sua segunda temporada este ano, e promete ainda um terceiro ano para 2025. É claro que temos que tirar o chapéu, pois foi algo bem difícil seguir os passos do clássico absoluto de 1994, ainda mais tendo na versão cinematográfica nomes como Tom Cruise e Brad Pitt. É claro, tudo baseado nas “Crônicas Vampirescas” de Anne Rice.

Fargo (2014-2024)

Por falar em séries bem-sucedidas baseadas em filmes dos anos 1990, nenhuma se deu melhor que ‘Fargo’ – bem, ao menos por enquanto. O programa do canal FX já dura 10 anos, e tem 5 temporadas para chamar de sua. Esse é também o primeiro seriado da lista que não é baseado em um livro. Isso porque partiu de uma ideia dos irmãos Coen para o filme homônimo indicado ao Oscar, de 1996. Aliás, a graça da série é ser uma antologia, trazendo a cada temporada uma nova história com começo, meio e fim. O que muitos podem não saber é que em 2003 um piloto foi gravado que continuaria as aventuras da policial Marge Gunderson, mas não conseguiu se tornar uma série.

Quatro Casamentos e um Funeral (2019)

Os mais novos talvez não compreendam o sucesso que foi a comédia romântica inglesa ‘Quatro Casamentos e um Funeral’. O prestígio foi tanto que o filme, que completou 30 anos de estreia em 2024, foi indicado ao Oscar, e serviu para revelar ao mundo o talento do protagonista Hugh Grant. Esse também não foi baseado em um livro, mas sim em um roteiro de Richard Curtis. Em 2019, uma minissérie de mesmo nome, modernizando os cenários e alguns temas, foi lançada. O programa da Hulu trouxe a carismática Nathalie Emmanuel no papel principal.

Uma Equipe Muito Especial (2022)

Outro que não foi baseado em um livro, mas sim em um roteiro original, ‘Uma Equipe Muito Especial’ foi um tremendo sucesso em 1992, mostrando a força da mulher em um esporte muito masculino: o baseball. Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto os homens estavam servindo ao exército para o conflito, a solução para continuar motivando a população com o esporte, foi alistar as mulheres para jogar. Esse foi um fato histórico não muito conhecido do público, que através do filme de prestígio se tornou conhecido, em uma trama dramática e cômica ao mesmo tempo. Em 2022, a Amazon Prime Video tentou apresentar um novo ângulo desta história, porém, o programa não vingaria, cancelado após uma primeira temporada.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (2021)

A Amazon Prime Video é uma das empresas de streaming que mais investem em adaptação de filmes clássicos dos anos 90 em formato de série. Infelizmente, nem todos dão certo. Foi o caso com o item acima, e foi o caso com esta nova versão do clássico slasher. ‘Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado’ marcou uma geração em 1997, e ao lado de ‘Pânico’ reviveu os filmes adolescentes sangrentos. O longa é baseado no livro de Lois Duncan, que ficou possessa ao saber que sua história de suspense havia sido transformada em um filme violento com muitas mortes. Já a série se inclina mais no teor original, mas terminou como um modorrento drama juvenil e foi logo cancelada.

O Colecionador de Ossos (2020)

Lançada em meio à pandemia no ano de 2020, ninguém deu muita atenção para esta série – que igualmente terminou cancelada após uma temporada com 10 episódios, apesar de seu grande potencial. Acontece que a série adaptou os casos do investigador Lincoln Rhyme, saído dos livros escritos por Jeffery Deaver. E sim, eu disse livros, pois são uma série. E essa era a intenção do programa. É claro que todos lembram do único filme baseado nessas histórias, lançado em 1999, estrelado pelos vencedores do Oscar Denzel Washington e Angelina Jolie – que virou um suspense cult.

True Lies (2023)

Essa aqui não tinha como dar certo, e muitos acreditam que já nasceu morta. ‘True Lies’ marcou os anos 90, e ainda se mantém como um dos melhores filmes de ação daquela década. Dirigido por James Cameron e estrelado por Arnold Schwarzenegger, deu continuidade ao trabalho que a dupla havia feito em ‘O Exterminador do Futuro 2’, e criou o melhor filme de 007 desde a era Connery. O que mais chama atenção no filme é sua ação e efeitos especiais de primeira. Como brinde, ganhamos a comédia do marido que é um superespião, mas sua esposa não faz a mínima ideia. Já a série resolveu apostar no inverso: a comédia em primeiro lugar e a relação do casal. A ação, é claro, ficava em segundo plano, jamais podendo ser repetida na TV. Resultado: cancelada após uma única temporada.

YouTube video

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS