Chegamos oficialmente à metade de 2025. Junho é o sexto mês do ano e o responsável por dividir o começo e a segunda metade. Para o cinema, significa que já tivemos a primeira leva das produções – geralmente a pior, já que é a partir do segundo semestre que ganhamos as maiores produções do ano (com o verão norte-americano) e também os filmes de maior prestígio mais para o fim – que buscam as premiações.
Mas e que balanço podemos fazer de 2025 até o momento? Bem, é seguro dizer que a Disney começou cambaleando com ‘Branca de Neve’ e ‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’, mas conseguiu se recuperar com ‘Lilo & Stitch’ (que certamente será um dos maiores filmes do ano). A Warner, por outro lado, marcou três colaços consecutivos e inesperados, com o sucesso de ‘Um Filme Minecraft’, ‘Pecadores’ e ‘Premonição 6: Laços de Sangue’.
Também chamou atenção na primeira metade de 2025, a oferta de filmes de terror e suspense para os aficionados pelo gênero. Filmes como ‘Acompanhante Perfeita’, ‘Lobisomem’, ‘O Macaco’, ‘Heart Eyes’, ‘Until Dawn: Noite de Terror’, ‘A Morte de um Unicórnio’, ‘Drop – Ameaça Anônima’, além dos citados ‘Pecadores’ e ‘Premonição 6’.
Mas e o que o sexto mês do ano guarda nos cinemas. Confira abaixo e programa-se.
05/06
Terra à Deriva 2: Destino

Com as estreias recentes de ‘Missão: Impossível – O Acerto Final’, ‘Lilo & Stitch’ e ‘Karatê Kid: Lendas’ dominando o circuito de exibição no Brasil (e no mundo), o primeiro fim de semana de junho resolveu dar um respiro – com estreias menores. A primeira é esta ‘Terra à Deriva 2’, continuação de um dos maiores sucessos de bilheteria da China nos últimos anos, que desbancou grandes blockbusters de Hollywood. O primeiro chegou ao Brasil direto pela Netflix, mas vendo a oportunidade, a distribuidora Sato Company resolveu trazer a sequência para as telonas de nosso país.
Memórias de um Caracol

Finalmente chega aos cinemas brasileiros a animação ‘Memórias de um Caracol’, distribuído pela Mares Filmes. O longa foi sucesso em festivais pelo mundo e é de produção australiana. A obra criada no estilo stop-motion chegou inclusive a concorrer ao Oscar este ano, indicado na categoria de melhor animação. A história mostra de Grace, colecionadora de caracóis, que foi separada de seu irmão gêmeo ainda na infância. Ela desenvolve amizade como uma idosa excêntrica chamada Pinky. O filme também fala sobre ansiedade e as angústias da vida.
Oh, Canadá

Fechando as principais estreias do primeiro fim de semana de junho temos ‘Oh, Canadá’, novo trabalho do diretor Paul Schrader, roteirista de ‘Taxi Driver’. No filme, o veterano Richard Gere e a sensação Jacob Elordi dividem o mesmo personagem em fases diferentes da vida. Gere vive a versão presente do protagonista, dando uma entrevista como famoso diretor e contando sobre seu passado, revelações que ninguém sabia. No passado, Elordi é quem estrela e mostra como foi a mudança dos EUA para o Canadá, a fim de fugir do alistamento para a guerra do Vietnã.
12/06
Como Treinar o Seu Dragão

É a partir do segundo fim de semana de junho que as coisas vão esquentar novamente. E se você acha que só a Disney irá dominar o mercado dos remakes em live-action de famosas animações, pense de novo, porque junho traz a versão de carne e osso (e CGI) de um clássico moderníssimo. Aliás, a animação ‘Como Treinar o Seu Dragão’ data de 2010, ou seja, ontem (ao menos para alguns). Mas a verdade é que já passaram 15 anos. E se você curte os dragões de ‘Game of Thrones’ e ‘House of the Dragon’, pode considerar essa a versão para toda a família. O longa será um dos maiores lançamentos do ano e promete sacudir as coisas.
June e John

Enquanto não lança seu filme de ‘Drácula’ (também prometido para 2025), o cineasta francês Luc Besson estreia um filme menos ambicioso e menos badalado, mas que pode ser uma boa pedida para os corações apaixonados, em busca daquele romance gostoso e alternativo nas salas de cinema. O longa conta a história de John, um sujeito com uma vida monótona e sem grandes emoções. Até que ele conhece June, uma jovem que chega para virar seu mundo de cabeça para baixo – como todos nós gostamos.
19/06
Elio

Quer mais um fim de semana movimentado e com grandes estreias? Temos mais um aqui. Estava com saudades das animações da Disney nas telonas? Pois é, o último foi no fim do ano passado, com ‘Moana 2’. Ou seja, faz mais de seis meses. E se formos levar em conta uma produção original, sem ser uma continuação, tem mais tempo ainda, uns dois anos mais ou menos. Mas ‘Elio’ promete suprir todas essas necessidades. Aqui temos uma aventura à moda antiga, quando um menino chamado Elio termina levado em uma aventura espacial e se depara com outros mundos, criaturas alienígenas de todos os tipos e agora precisa achar um jeito de voltar ao planeta Terra.
Extermínio: A Evolução

Continuando a excelente safra dos filmes de terror em 2025 (mencionada no início do texto), agora temos um dos filmes mais aguardados dos últimos anos no gênero. Trata-se da terceira parte da franquia cult de zumbis, que ajudou a redefinir o gênero. O primeiro ‘Extermínio’ foi um ponto fora da curva não apenas para o gênero, como para a carreira do cineasta Danny Boyle. Uma continuação foi lançada em 2007, sem o mesmo alarde. Mas eis que o próprio Boyle decide revisitar a franquia, novamente na cadeira de diretor, e traz consigo um elenco de dar gosto (Ralph Fiennes, Aaron Taylor-Johnson e Jodie Comer) para uma nova jornada ao lado de mortos-vivos e os sobreviventes.
26/06
F1

Finalizando as principais estreias de junho com o último fim de semana do mês, temos outros dois grandes lançamentos, que igualmente prometem dar o que falar. Começamos com ‘F1’, superprodução sobre fórmula 1 e carros altamente velozes estrelada por Brad Pitt. O blockbuster tem o mesmo diretor e o produtor do sucesso ‘Top Gun: Maverick’ e promete criar cenas muito reais de novo, trocando o cockpit dos caças pelos dos carros ultra velozes. Trata-se de uma das produções mais ambiciosas da AppleTV+.
M3GAN 2.0

Terminando a matéria, temos mais um filme de terror, esse a sequência de uma produção de sucesso. ‘M3GAN’ foi um sucesso surpresa da Blumhouse em parceria com a Universal Pictures, que ganhou o mundo graças a uma forte campanha nas redes sociais que viralizou com os fãs. De fato, ‘M3GAN’ pode virar caso de estudo de como uma única cena viralizando nas redes sociais pode ser capaz de vender um filme ao público. Claro que falo da cena da infame dancinha de tik-tok da robozinha homicida. Mais de dois anos separam a estreia dos longas, e agora a sequência traz a robô como espécie de anti-heroína, enfrentando uma ameaça maior. E, é claro, queremos ver mais dancinhas.