quarta-feira, agosto 20, 2025
More
    InícioDestaque'Conclave': Escritor do livro que deu origem ao filme se DESCULPOU por...

    ‘Conclave’: Escritor do livro que deu origem ao filme se DESCULPOU por “possíveis coincidências” com a vida real

    Em meio ao novo Conclave, as pessoas estão assistindo ao filme ‘Conclave‘ para entender melhor como a escolha do novo Papa realmente acontece na vida real.

    O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Robert Harris em 2016, que narra como a eleição de um novo papa se transforma em uma luta politicamente carregada pela alma de uma moderna Igreja Católica.

    Harris afirmou à revista TIME que a “corrupção inevitável” daqueles que ocupam cargos de imensa autoridade, assim como os cardeais católicos, é um dos grandes temas da história humana.

    “Com o poder temporal, ou mesmo espiritual, é muito difícil evitar facções, intrigas, o menor dos males — todos os compromissos que envolvem administrar qualquer grande organização e tentar manter, não apenas centenas, mas milhares de pessoas ao meu lado. Tenho muito tempo para políticos, assim como tenho muito tempo para esses cardeais, porque eles estão às voltas com problemas quase insolúveis. Mas alguém precisa fazer isso. Alguém precisa governar uma sociedade. E tentei escrever sobre eles com um certo grau de empatia.” 

    Na nota de capa do livro, Harris se desculpa pelas possíveis coincidências.

    Embora neste romance eu tenha usado, por uma questão de autenticidade, os títulos reais (arcebispo de Milão, decano do Colégio dos Cardeais e assim por diante), usei-os apenas no mesmo sentido de quem se refere a um fictício presidente dos Estados Unidos ou um primeiro-ministro britânico. Os personagens que criei para ocupar esses cargos não têm a intenção de se assemelhar às pessoas que os ocupam na vida real; se errei, e se alguma semelhança tiver ocorrido por coincidência, peço desculpas. Da mesma maneira, a despeito de algumas semelhanças superficiais, o Santo Padre falecido em Conclave de modo algum pretende ser um retrato do papa atual.

    De acordo com o Variety, após o anúncio da morte do Papa Francisco, o filme registrou um impressionante aumento de visualizações nas plataformas digitais.

    Atualmente disponível em VOD e no serviço de streaming do Prime Video, a produção registrou um aumento de 283% na audiência ao redor mundo.

    Para termos de comparação, no dia anterior à morte do Papa, o filme havia alcançado 1.8 milhão de minutos assistidos. No dia 21 de abril, após sua morte ter sido anunciada, as visualizações do longa subiram para 6.9 milhões de minutos assistidos.

    Além disso, ‘Dois Papas‘ também registrou um aumento de 417% na audiência no serviço de streaming da Netflix, alcançando 1.5 milhão de minutos assistidos.

    Na trama de ‘Conclave‘, com a morte do Papa, o cardeal Lawrence reúne um grupo de sacerdotes para eleger seu sucessor. Cercado por líderes do mundo todo nos corredores do Vaticano, ele descobre uma trilha de segredos profundos que podem abalar a própria fundação da Igreja.

    Com 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, o longa recebeu oito indicações ao Oscar – e acabou levando o prêmio na categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

    Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:

    YouTube video

    Crítica | Edward Berger constrói um potente thriller dramático com ‘Conclave’

    Ralph Fiennes lidera um elenco que também conta com Stanley Tucci, John Lithgow, Carlos Diehz e Sergio Castellito.

    YouTube video

    Últimas Notícias