Com o Festival de Cinema de Cannes de 2023 perto do fim, os anúncios das negociações no Marché du Film começam a surgir. Depois de apresentar Firebrand na Mostra Competitiva, Karim Aïnouz está confirmado na direção de Rosebushpruning, com Kristen Stewart (Spencer), Josh O’Connor (da série The Crown) e Elle Fanning (da série The Great), de acordo com The Hollywood Reporter.
Em entrevista ao CinePOP no último sabado, dia 20, Karim Aïnouz declarou ter dois projetos em vista, um no Brasil e outro fora, mas que não podia dar detalhes. Com produção da The Match Factory e MUBI, o segredo foi revelado e o projeto será uma adaptação do primeiro filme do cineasta Marco Bellocchio [também na Competição deste ano], De Punhos Cerrados (1965), com roteiro do inventido Efthimis Filippou, parceiro de longa data de Yorgos Lanthimos. Ele escreveu Dente Canino (2009), O Lagosta (2015) e O Sacrifício do Cervo Sagrado (2017).
Leia também: Exclusivo | Entrevista com Karim Aïnouz: “Tive que ser convencido a fazer Firebrand” [Cannes 2023]
“A surpreendente estreia de Marco Bellocchio, Punhos Cerrados, foi lançada há mais de 50 anos e teve um grande impacto no cinema italiano e na narrativa da época. Estou animado por colaborar com Efthimis Filippou e revisitar este trabalho icônico a fim de criar uma parábola contemporânea sobre a morte da família patriarcal tradicional – que espero que seja tocante e provocativa na mesma medida. É a realização de um sonho trabalhar com um conjunto tão dinâmico de atores que admiro há muito tempo para trazer esta adaptação explosiva para o público de hoje.”, declarou Aïnouz ao Hollywood Reporter.
No filme original de 1965, um jovem que sofre de epilepsia planeja o assassinato de membros da sua família disfuncional. Condenado por autoridades na época, Punhos Cerrados recebeu apoio da crítica e do público, tornando-se um grande sucesso. RosebushPruning dará início a sua produção no primeiro semestre de 2024.