sexta-feira, abril 26, 2024

Conheça as drogas de mentirinha que astros usam no cinema

Filmes que mostram personagens usando drogas já geram polêmica, então, se as substâncias fossem reais, a situação ficaria ainda mais espinhosa. Por isso, Hollywood usa todo tipo de truque para que os astros não sejam filmados se drogando de verdade.

As receitas e misturas são inúmeras para cada droga. Substitutos são bolados inclusive substâncias como álcool e cigarro, que, mesmo legalizadas, podem fazer mal aos atores. Além disso, trabalhar bêbado não é uma prática lá muito comum e profissional.

Conheça abaixo as alternativas legais e saudáveis para as drogas usadas nos sets de filmagens:

drogas Scarface

Cocaína

Esta é a droga que parece ter o maior número de alternativas, mas a mais comum em Hollywood é uma vitamina em pó chamada Inositol, que, para ajudar, dá um pouquinho de energia quando consumida. Outras substâncias que são usadas ou misturadas para adquirir a aparência certa são leite em pó, açúcar, vitamina B pulverizada, fermento químico, farinha de trigo peneirada, frutose, açúcar de confeiteiro, talco ou laxantes de bebê.

Há ainda truques dos diretores, como ângulos de câmera, e até dos atores para disfarçar e não inalar o pó. Às vezes, o intérprete só precisa expirar com força em vez de inspirar, pois a substância se dispersa de forma rápida e imperceptível. Outra saída é cobrir o interior do canudo com vaselina, o que faz boa parte do pó ficar grudada.

Outro substituto é o soro fisiológico em pó, vendido em farmácias. Sua “aparência é idêntica à droga e ele pode ser inalado sem causar danos”.

Isto não impede que alguns atores usem a droga verdadeira. Foi o caso de Nicolas Cage, que de fato consumiu cocaína durante as filmagens de ‘Vício Frenético’. Seu médico ministrou uma solução de cocaína para tratar a sinusite de Cage, prática comum na Austrália, e o astro aproveitou o efeito para descobrir como seu personagem deveria se comportar após inalar a droga.

Não deixe de assistir:

drugs Réquiem para um Sonho

Heroína

A aparência da heroína normalmente é semelhante à da cocaína, então várias das alternativas são as mesmas. Para cenas em que o pó é diluído, porém, nem todo substituto serve. Kimberly Slosek, que cuida dos acessórios de filmes como ‘Amor à Distância’, revelou ao New York Post que usa açúcar e bicarbonato de sódio, pois a mistura engrossa do mesmo jeito que a heroína.

drugs Senhor dos Anéis

Cogumelos

Até cogumelos alucinógenos aparecem em filmes de vez em quando, e a alternativa é simples. Slosek explicou que basta comprar cogumelos – sem as propriedades alucinógenas – congelados.

drugs Vício Frenético

Crack

Pedras de crack falsas são criadas pingando gotas de cianoacrilato, conhecido como super cola (ou Super Bonder no Brasil), em uma pilha de bicarbonato de sódio.

drugs Constantine

Cigarro

Um substituto comum para os cigarros é o tabaco herbal, totalmente legalizado, que não possui nicotina. Esta foi a escolha feita para a série ‘Weeds’, segundo o produtor executivo Roberto Benabib. “Segundo [os atores, o tabaco herbal] os deixa mais alterados do que maconha normal”, declarou Benabib ao Business Insider. No entanto, após filmar várias cenas, os atores dizem que o efeito não é agradável.

Outra alternativa são os cigarros sem nicotina, versão mais saudável normalmente usada por atores que querem parar de fumar. Como algumas cenas envolvendo cigarros têm de ser filmadas várias vezes, esta é uma opção muito utilizada. O maço custa US$ 4 dólares nos EUA.

drugs Pineapple Express

Maconha

As principais alternativas são o “ecstasy herbal” e a “Wizard Weed (Erva de Mago), que não causam nenhum efeito nos usuários.

Em alguns casos, tabaco comum é usado na seda comumente usada para enrolar cigarros de maconha. Quando a maconha em si é mostrada enquanto o ator prepara o baseado, mistura-se sálvia para que a semelhança seja maior.

Embora alguns atores insistam em fumar maconha de verdade, é comum que a equipe troque os pacotes dos mais determinados por saquinhos de orégano, que tem um cheiro muito semelhante.

Além disso, há empresas especializadas em vender Cannabis sem o ingrediente ativo Tetraidrocanabinol (THC), resultando em maconha comum, mas sem propriedades narcóticas.

drugs Sex and the City

Álcool

Com os inúmeros tipos de bebidas, há vários truques diferentes. A cerveja é simplesmente trocada por cerveja sem álcool, enquanto cachaça ou vodca são trocadas por água pura. Um copo de chá-mate ou guaraná sem gás é a alternativa perfeita para simular uísque.

Para drinques, a receita é um pouco mais complicada. O cosmopolitan, marca registrada das mulheres de ‘Sex and the City’, é criada com uma mistura de água e gelo com gotas de corante vermelho.

Já o champanhe, aparentemente, não tem solução. “Pode até trocar por soda-limonada, mas não fica igual”, declarou André Kapel, especialista em efeitos especiais, à Super Interessante. Por isso, espumantes reais normalmente são usados.

Assim como cocaína, alguns atores às vezes se embebedam de verdade. Foi o caso de Martin Sheen em ‘Apocalypse Now’. Numa cena em que seu personagem, perturbado, quebra o quarto de um hotel e soca um espelho, ele de fato estava bêbado, e o sangue em suas mãos é real.

Também há inúmeros casos de atores que aparecem embriagados no set quando seus personagens não deveriam estar. Por exemplo, em nenhuma cena da franquia ‘Harry Potter’ o protagonista deveria estar bêbado, mas o próprio Daniel Radcliffe afirmou que por vezes iniciou as filmagens depois de tomar uns bons gorós. Só a magia do cinema poderia transformá-lo em um bruxinho inocente de novo.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS