quinta-feira, abril 25, 2024

Conheça as personagens MAIS ASSUSTADORAS do cinema de terror

Neste dia 31 de Outubro se comemora o Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, e nada mais gostoso que se jogar em filmes de terror para homenagear a data.

CinePOP decidiu formular uma lista com as personagens femininas mais assustadoras – de ontem e hoje.

Portanto, prepare-se para conhecer e se amedrontar com estas figuras que já fazem parte de nosso imaginário. E como sempre, não esqueça de comentar qual ou quais são suas preferidas.

Valak | A Freira

O terror A Freira estreou neste fim de semana nos cinemas mundiais. Esta pré-sequência de Invocação do Mal 2 (2016) promete contar a origem do demônio Valak, que se esconde na aparência de uma freira – vivida pela atriz Bonnie Aarons.

Annabelle

Antes da freira, outra figura feminina saída da franquia Invocação do Mal dava as caras na telona em seu filme solo, de 2014. Estamos falando da boneca Annabelle, igualmente possuída por um demônio. A boneca já ganhou inclusive uma sequência (2017), bem superior ao original.

Regan | O Exorcista

Antes de qualquer menina demônio, Regan reinou ainda na década de 1970. No clássico absoluto O Exorcista (1973), a jovem Linda Blair interpretou uma garota possuída por um demônio (conhecido como Pazuzu), que precisa ser exorcizada.

Não deixe de assistir:

Carrie White | Carrie – A Estranha

Baseado no livro de Stephen King e dirigido por Brian De Palma em 1976, Carrie (papel de Sissy Spacek) é uma jovem tímida que, ao mesmo tempo em que descobre a puberdade, descobre também seus poderes telecinéticos. Durante uma festa de formatura do colégio… bem, isso é outra história.

Margaret White | Carrie – A Estranha

Mais assustadora que Carrie, é sua mãe Margaret (papel de Piper Laurie). Fanática religiosa, a personagem eleva o conceito de abuso materno a outro patamar, chegando ao cúmulo de prender sua filha no armário e, inclusive, tentar matá-la.

Emily Rose | O Exorcismo de Emily Rose

Baseado na história de uma jovem alemã, esta produção de 2005 traz Jennifer Carpenter como uma estudante universitária humilde, saída do interior dos EUA, de sua fazenda, com uma síndrome que dividiu opiniões: os mais religiosos acreditavam se tratar de uma possessão demoníaca, enquanto os mais céticos defendiam a tese de doença mental.

Samara | O Chamado

A versão americana de The Ring apresentou a fantasminha do poço mais amada do cinema. Vivida por Daveigh Chase no primeiro filme (de 2002), Samara é um jovem sofrida, maltratada por seus pais adotivos, que acreditavam que a menina era o puro mal. Bem, pode-se dizer que eles não estavam de todo errados e Samara volta junto com uma maldição envolvendo uma fita e depois de sete dias… você já sabe.

A Noiva de Frankenstein

Muitos podem não saber, mas a mulher ocupou lugar até mesmo nos primórdios do cinema de terror, na galeria dos clássicos monstros da Universal. Ao lado de Drácula, Frankenstein e o Lobisomem, a Noiva de Frankenstein foi interpretada por Elsa Lanchester no filme homônimo de 1935.

Sra. Ganush | Arraste-me para o Inferno

Em filmes de terror, sentimentos ruins como o rancor podem se prolongar além da morte. Se forem somados a maldições então. É justamente o que ocorre neste filme do diretor Sam Raimi (retornando às origens em 2009), quando a cigana Sra. Ganush (Lorna Raver) promete a alma de uma jovem que não a ajudou ao inferno como vingança.

Esther | A Órfã

Vivida pela menina prodígio Isabelle Fuhrman neste filme de 2009, a pequena Esther esconde um grande segredo – que obviamente não iremos revelar aqui, caso você ainda não tenha assistido a este filme (o que está esperando?). Basta dizer que a menina toca o inferno nas vidas de seus pais adotivos.

Sra. Voorhees | Sexta-feira 13

Somos reflexos de nossos pais. Isso sem dúvida se mostra uma frase verdadeira quando o assunto é o assassino Jason Voorhees. Antes de dar as caras nas sequências e ficar imortalizado, o psicopata com máscara de hockey deve agradecer sua mãe pelo sucesso. A “doce” senhora foi vivida por Betsy Palmer no filme de 1980.

Sil | A Experiência

Na maioria das vezes, personagens assustadoras vem em formas… bem, assustadoras. Mas isso não é uma regra e elas podem vir em formas bem atraentes e tentadoras. Foi este o caso com a alienígena Sil, que ganhou vida nas formas estonteantes de Natasha Henstridge – então com 25 aninhos em 1995.

A Velha | Os Outros

A maioria dos fãs de terror concorda: Os Outros (2001) é um dos filmes mais aterrorizantes da década passada. Existe uma grande reviravolta na trama envolvendo Nicole Kidman e seus filhos. Antes de descobrirmos, já passamos mal de medo da “velha”, personagem creepy de Renée Asherson.

Marsha Quist | Grito de Horror

Digam o que quiserem, mas os anos 1980 foram os mais criativos para o cinema de terror. Da década, saíram, por exemplo, grandes obras com a temática de lobisomem. Uma delas foi esta dirigida pelo talentoso Joe Dante (Gremlins). Lançado em 1981, Grito de Horror trouxe a bela Elisabeth Brooks como uma perigosíssima mulher-lobo.

A Garota | Garota Sombria Caminha Pela Noite

Pulando de lobisomem para vampiros. Pulando da década de 1980 para 2014. Este filme indie, totalmente em preto e branco, e falado em persa, foi dirigido por Ana Lily Amirpour. Na trama, passada numa cidade quase fantasma, uma jovem (papel de Sheila Vand) sacia sua sede de sangue noite após noite.

Gozer | Os Caça-Fantasmas

Primeiro filme que não é 100% terror na lista, embora guarde cenas assustadoras no seu repertório, Os Caça-Fantasmas (1984) se tornou uma febre em sua época. O maior desafio dos heróis foi o demônio Gozer, que chegou ao nosso plano astral na forma sexy de Slavitza Jovan, para logo depois se tornar um boneco de marshmallow gigante.

Dren | Splice – A Nova Espécie

Seguindo a trilha de Sil em A Experiência (1995), uma nova predadora nascida de um laboratório chega à lista. Ao contrário de trechos de DNA alienígena como a colega, Dren (Delphine Chanéac) foi criada por dois cientistas aqui na Terra mesmo, que misturaram o material genético de diversos animais, criando um híbrido, neste filme de 2009.

Margaret Morgan | As Senhoras de Salem

A atriz Meg Foster poderia entrar nesta lista com uma personagem de seu passado, saída de 1987. A atriz viveu Maligna na versão para o cinema de Os Mestres do Universo, o filme do He-Man. Mas a escolha foi por uma das bruxas que aterrorizam sua vizinha neste terror de 2012, dirigido por Rob Zombie.

Irena Gallier | A Marca da Pantera

Refilmagem de Sangue de Pantera (1942), esta produção de 1982, comandada pelo veterano Paul Schrader (roteirista de Taxi Driver), apresenta a personagem Irena Gallier, que tem o estranho hábito de se transformar numa pantera e devorar seus desafetos. No original, foi vivida por Simone Simon e na refilmagem por Nastassja Kinski.

Eli | Deixa Ela Entrar

Já tivemos uma vampira na lista, mas não como essa. Eli tem a aparência angelical de uma menininha, mas esconde inúmeros segredos, entre eles, o fato de ser uma criatura da noite que adora se alimentar de sangue. No original sueco de 2008, ela foi vivida por Lina Leandersson. Na refilmagem americana de 2010, com o nome Abby, assumiu as formas de Chloe Moretz.

Mama

O palhaço Pennywise não foi a primeira criatura assustadora comandada pelo argentino Andy Muschietti. Em 2013, a entidade conhecida como Mama exibia seu dom maternal para com duas meninas, trazendo grandes problemas para Jessica Chastain. Curiosamente, Mama foi vivida por um homem, o ator Javier Botet.

Kayako Saeki | O Grito

Voltando ao terreno do rancor, este é inclusive o título desta refilmagem em inglês – The Grudge, literalmente “o rancor”. Kayako foi uma mulher que morreu em sua casa, no Japão, em condições terríveis e seu espírito voltou para aterrorizar todos que adentrarem a residência. Tanto na versão original japonesa de 2002, quanto no remake americano de 2004, ela foi interpretada pela atriz Takako Fuji.

Claudia Hoffman | Floresta Negra

Já vimos a história da Branca de Neve inúmeras vezes contada nas telonas. Seja em uma animação clássica, seja na forma de um musical indiano (Espelho, Espelho Meu), ou na forma de um épico medieval (Branca de Neve e o Caçador). Mas esta é uma abordagem única: a de um filme de terror. Na trama, Sigourney Weaver vive a bruxa madrasta tentando matar sua enteada, nesta produção de 1997.

Rainha | Aliens: O Resgate

Por falar em Sigourney Weaver, aqui a lendária atriz sai da condição de vilã para interpretar a mocinha mais intrépida e famosa de sua carreira: a Tenente Ellen Ripley. O maior desafio de sua filmografia – e o mais assustador – foi se deparar com a Rainha Alien em Aliens: O Resgate (1986).

Evil Mia | A Morte do Demônio

Na trilogia original Evil Dead, de Sam Raimi, já havíamos visto demônios possuindo jovens mulheres. Mas nenhuma foi tão empenhada quanto a performance da talentosa e subestimada Jane Levy no papel de Mia, na versão de 2013. É de se contorcer de nervoso.

Mãe | Boa Noite, Mamãe

Imagina chegar em casa e não reconhecer a própria mãe, escondida atrás de bandagens após uma cirurgia. É o que passam os pequenos irmãos gêmeos Lukas e Elias, quando sua mãe (Susanne Wuest) começa a agir de forma pra lá de estranha nesta produção de 2014.

Lucy | Drácula de Bram Stoker

Ninguém consegue tirar o protagonismo do rei dos vampiros, ainda mais quando se tem um desempenho como o de Gary Oldman no papel. No entanto, nesta obra de Francis Ford Coppola, de 1992, temos espaço para Lucy (Sadie Frost), uma jovem totalmente entregue às trevas.

Jennet Humfrye | A Mulher de Preto

Inúmeras maldições e assombrações no cinema de terror vem na forma de mulheres sofridas ou amarguradas. E esta é mais uma. Baseada num livro, que por sua vez já havia originado um filme para a TV de 1989, esta produção de 2012 mostra o “bruxinho” Daniel Radcliffe encarando a personagem título, vivida por Liz White.

Annie Wilkes | Louca Obsessão

Não é preciso ser uma vampira, lobisomem, assombração, demônio ou morta viva para ser assustadora. Seguindo mais pela linha Sra. Voorhees e indo além, Annie Wilkes é uma das melhores personagens criadas por Stephen King. Na pele de Kathy Bates neste filme de 1990 a coisa só melhora. Duvida? Bates levou o Oscar de melhor atriz, o que é mais do que podemos dizer pela maioria das outras na lista.

Santanico Pandemonium | Um Drink no Inferno

Com um nome desses, a personagem só podia ser cria de Quentin Tarantino e Robert Rodriguez. A dupla colaborou pela primeira vez neste filme de 1996, que é parte crime de estrada e parte filme de vampiro. Na pele de Salma Hayek, dona de uma dança pra lá de sensual, a sanguessuga rivaliza com Natasha Henstridge pelo pódio de criatura mais assustadoramente sexy da lista.

Ahmanet | A Múmia

Calma aí. Acaba de adentrar na lista uma forte concorrente ao mesmo pódio. Tudo bem que o filme estrelado por Tom Cruise foi um fracasso, que não atraiu o público nem pela ação e nem pelo terror. Mas não podemos descartar a múmia mais sexy do cinema neste filme de 2017, tudo culpa de sua intérprete – a argelina Sofia Boutella, que torna qualquer obra mais sensual.

Cenobita | Hellraiser II: Renascido das Trevas

Sequência da obra elogiada de Clive Barker, esta continuação lançada no ano seguinte, em 1988, apresentou a cenobita mulher. Saída diretamente do inferno junto de seus amigos, ela foi interpretada por Barbie Wilde.

Lilith | O Bordel de Sangue

A série de terror Os Contos da Cripta (1989-1996) gerou dois longas durante a década de 1990. O segundo foi este filme sobre um bordel repleto de vampiras, lançado em 1996. A modelo Angie Everhart foi quem deu forma a cafetina das moças, Lilith, a rainha das trevas.

Akasha | A Rainha dos Condenados

Por falar em rainha das trevas e vampiros, este filme serviu como uma espécie de continuação para o icônico Entrevista com o Vampiro (1994). Infelizmente, sem um décimo do mesmo brilho, o longa de 2002, apresentou o último trabalho da cantora e atriz Aaliyah na pele da Rainha Akasha, a soberana dos vampiros.

Lucille Sharp | A Colina Escarlate

A estrela Jessica Chastain sofreu com a Mama (2013), mas aqui pôde se divertir um pouco aterrorizando também. E num filme de ninguém menos que Guillermo del Toro. Lançado em 2015, o longa mostrou Chastain como Lucille, a irmã mais ciumenta e vingativa que qualquer cunhada desejaria ver longe.

Abby Russell | A Enfermeira Assassina

Devemos confiar e entregar nossa saúde nas mãos destas profissionais. A não ser que ela seja Abby Russell, vivida por Paz de la Huerta neste filme com aura trash, extremamente sensual, lançado em 2013.

Jennifer | Garota Infernal

Quem não gostaria de ser devorado por Megan Fox? Bem, se for no sentido literal, como o caso deste filme de 2009, muitos prefeririam ficar de fora. Aqui, a atriz vive a popular Jennifer, que termina possuída por um demônio e inicia seu banquete, devorando os meninos do colégio.

Golden | A Atração

Produção polonesa, extremamente criativa, que reconta a história da Pequena Sereia sob o aspecto da comédia e do terror. Duas irmãs sereias são levadas para serem estrelas em um cabaré. Enquanto Silver se apaixona e vive os prazeres dos humanos, Golden (Michalina Olszanska) não consegue controlar sua fome por carne humana.

Katrina | Vamp

Outro filme de vampiros, desta vez dois amigos universitários inadvertidamente adentram o submundo das criaturas da noite, neste filme de 1986. E o que encontram é uma das vampiras mais diferentes da década, nas formas da modelo Grace Jones.

Lola | Entes Queridos

Imagina uma subversão do tema de Carrie – A Estranha. Ao invés dos colegas infligirem trauma numa jovem tímida, a protagonista aqui (Robin McLeavy) resolve fazer “justiça” com as próprias mãos após ser renegada por seu par ao baile, neste filme de 2009.

Mary Lou Maloney | Vestida para a Vingança

Sequência de “Prom Night” (1980), no Brasil intitulado Baile de Formatura, que rendeu o remake A Morte Convida para Dançar (2008). Desta vez, o espírito de Mary Lou Maloney (Lisa Schrage) retorna 30 anos depois de sua morte acidental para se vingar, neste filme de 1987.

Asami Yamazaki | Audição

Comentadíssima produção japonesa de 1999, dirigida por Takashi Miike, a trama narra uma audição promovida por um viúvo a fim de encontrar sua nova esposa. Asami, a nova pretendente, não é quem o sujeito espera. A jovem é interpretada por Eihi Shiina.

Madame Blanc | Suspiria

Ainda não assistimos a este terror, mas já o consideramos pacas. Trata-se da refilmagem da obra homônima de 1977, dirigida pelo mestre do horror giallo Dario Argento. Na história, uma jovem aspirante a bailarina chega para estudar numa renomada escola de balé na Alemanha. O local esconde nebulosos segredos. Na versão original a atriz Joan Bennett viveu a diretora da escola. Mas algo nos diz que a interpretação de Tilda Swinton será histórica.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS