O projeto ‘Desert Warrior’ começou a ser desenvolvido em 2021 como uma das grandes promessas do cenário cinematográfico contemporâneo.
Contando com Anthony Mackie (‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’) e o vencedor do Oscar Ben Kingsley, o épico histórico de US$150 milhões estava sendo supervisionado pela MBC, apresentando uma visão do antigo mundo árabe a uma geração de realizadores locais – que teriam outras fontes de inspiração além da indústria hollywoodiana.
A trama gira em torno de uma batalha pré-islâmica entre tribos árabes e o Império persa-sassânida no que hoje é o sul do Iraque. O enredo acompanha a princesa árabe Hind (Aiysha Hart), que se recusa a se tornar a concubina do vilanesco imperador Kisra (Kingsley). Depois de escapar para o deserto implacável, Hind confia no misterioso Bandido (Mackie) enquanto reúne tribos rebeldes para enfrentar o enorme exército de Kisra.
Rupert Wyatt, conhecido por seu trabalho na recente franquia ‘Planeta dos Macacos’, estava responsável pela direção – com detalhes de bastidores rasgando elogios às filmagens e ao trabalho que cultivava, além de comentários bastante positivos para as atuações de Mackie e de Hart (a heroína da narrativa).
Porém, três anos depois do início das filmagens, o projeto parece não ter ganhado muitas atualizações.
Através das redes sociais, membros da equipe postaram fotos de bastidores antigas, especulando sobre o status do longa-metragem e se ele, de fato, será lançado algum dia nos cinemas.
Fontes afirmam que um corte final ainda precisa ser aprovado por Wyatt, que abandonou a cadeira de direção e, pouco depois, retornou ao projeto em meio a fissuras criativas. Como se não bastasse, um teste de exibição revelou que o filme não se conectava com o público, enquanto uma versão primária não deixou os executivos estadunidenses convencidos.
Além disso, questões começaram a ser levantadas sobre o fato da história do mundo árabe antigo estar depositada nas mãos de cineastas ocidentais – o que poderia prejudicar o retrato real dos acontecimentos.
As divergências internas acerca do projeto tomaram ainda mais força no ano passado.
Em fevereiro de 2023, a executiva Christina Wayne, da Amazon Studios, havia sido escalada para supervisionar uma das unidades de produção de ‘Desert Warrior’. Sendo escalada um ano depois das filmagens, Wayne aproveitou o embalo para chamar Alexandra Milchan (‘TÁR’) para ajudá-la na tarefa. Completando o time, estavam o CEO da MBC, Sam Barnett; o presidente da MBC, sheik Waleed al-Ibrahim; e o gerente sênior Ali Jaafar (todos envolvidos nos processos criativos e nas decisões finais).
Meses depois, a MBC queria que Wyatt reduzisse o longo tempo do filme (155 minutos) em 20%, para cumprir obrigações contratuais. Desavenças acerca do tom da narrativa também eram constantes, segundo fontes. Wyatt, inclusive, tinha planos de entregar um filme autoral e cheio de nuances, enquanto os executivos da MBC almejavam a uma obra mais semelhante a ‘Coração Valente’ (1995). De acordo com o Deadline, todas as partes envolvidas “as melhores intenções” para o projeto.
Em julho de 2023, uma versão inacabada de ‘Desert Warrior’ passou por uma exibição-teste em Las Vegas. Os responsáveis pela pesquisa de recepção afirmaram que o filme despertou o interesse de apenas 25% dos entrevistados. Os espectadores disseram que o filme se arrastava inúmeras vezes, o ritmo era incômodo e que alguns não conseguiram compreender as motivações dos protagonistas – isso mesmo depois de Wyatt ter rodado cenas extras que explicassem o arco do personagem de Mackie.
“A confusão era grande, não apenas no início, mas mais adiante no filme, esvaziando as respostas gerais à história e a aceitação dos personagens principais”, afirmara a pesquisa, à época.
Os membros da MBC minimizaram os testes como sendo uma ferramenta de rotina para abordar o ritmo e a clareza da narrativa. Fontes próximas ao filme também apontaram que muitos sucessos de bilheteria não tinham repercussão significativa no público nas primeiras pesquisas.
No entanto, o pífio resultado levou alguns a questionar se haveria apetite por uma interpretação ocidental de uma história árabe. O elenco principal apresentava poucos atores árabes, enquanto os membros da equipe afirmaram que o diálogo tinha um estilo quase shakespeariano. A precisão histórica do filme foi discutida entre os executivos da MBC, enquanto os choques culturais ficavam evidentes em alguns momentos.
Wyatt comentou que a versão de ‘Desert Warrior’ exibida no teste em questão não era a sua versão, visto que a MBC havia mudado o corte após sua saída do projeto em abril de 2023; outros afirmaram que quaisquer edições para a exibição foram mínimos. De qualquer forma, Kelley Dixon (‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’) foi impulsionada a reeditar o filme.
Enquanto o longa ainda segue sem data de lançamento confirmada, acredita-se que a produção deve chegar aos cinemas no ano que vem.