O Oscar 2025 ainda está distante, mas a Academia Brasileira de Cinema já divulgou a lista oficial dos doze filmes nacionais que podem concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.
Entre os destaques estão ‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz; ‘Cidade; Campo’, de Juliana Rojas; e ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles.
Vale lembrar que uma pré-lista com seis títulos será divulgada pela Comissão de Seleção no dia 16 de setembro, e o filme escolhido para representar o Brasil na categoria será anunciado no dia 23 de setembro.
As pré-listas de indicados ao Oscar devem ser reveladas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no final do ano, e os finalistas oficiais serão anunciados em 17 de janeiro.
Confira e siga o CinePOP no YouTube:
‘Motel Destino’, de Karim Aïnouz
Heraldo tenta se livrar de uma dívida e planeja assaltar um banco. Quando o plano falha, ele busca refúgio em um motel de beira de estrada, onde conhece Dayana.
‘Ninguém Sai Vivo Daqui’, de André Ristum
Elisa é internada à força em um hospital psiquiátrico e se torna prisioneira da clínica por um motivo fútil. Ela tenta escapar da violência e da sedação que a cercam.
‘O Sequestro do Voo 375’, de Marcus Baldini
Um piloto comercial da VASP se vê em uma situação de crise quando um passageiro sequestra o avião e o força a mudar a rota para o Palácio do Planalto, com o objetivo de assassinar o presidente José Sarney.
‘Saudade Fez Morada Aqui Dentro’, de Haroldo Borges
Bruno, um jovem de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível, enfrenta a adolescência e a cegueira iminente, lidando com seu destino trágico.
‘Sem Coração’, de Nara Normande e Tião
Em 1996, no litoral de Alagoas, Tamara, prestes a deixar sua vila para estudar em Brasília, se vê fascinada por uma adolescente conhecida como “Sem Coração” devido a uma cicatriz no peito.
‘Vermelho Monet’, de Halder Gomes
Johannes Van Almeida, um pintor recém-saído da prisão, tenta recomeçar sua vida, mas encontra dificuldades quando a negociante de arte Antoinette e a atriz internacional Florence Lizz entram em seu caminho.
‘Votos’, de Ângela Patrícia Reiniger
O documentário explora as motivações por trás dos votos de pobreza, castidade, obediência e estabilidade em pleno século XXI, focando nas grandes cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.