domingo, janeiro 25, 2026

Conheça os Atores com Mais Indicações ao Oscar nos últimos 10 anos

DestaqueConheça os Atores com Mais Indicações ao Oscar nos últimos 10 anos

Começaram as torcidas pelos nossos filmes e atores preferidos no Oscar. E começou também a maratona dos cinéfilos, correndo atrás de todos os indicados que ainda não assistiram. A divulgação dos indicados ocorreu essa semana, na última quinta-feira, dia 22 de janeiro, mas a cerimônia do Oscar em si, que irá revelar os vencedores, ocorre no dia 15 de março.

Aqui no CinePOP você conhece todos os indicados, assim como variadas matérias com o tema do Oscar. Essa aqui é mais uma. Para entrar no clima do maior prêmio da sétima arte, que tanto amamos, achamos que seria divertido dar uma olhada nos atores mais prestigiados da atualidade, na opinião dos próprios companheiros de profissão. Para chegar a tal resultado, conheceremos abaixo os atores com mais indicações ao Oscar nos últimos 10 anos. Esses não são os melhores atores de todos os tempos, mas os melhores em atividade nesta década – segundo a opinião dos membros da Academia. Confira.

Denzel Washington

Considerado o GOAT para grande parte dos fãs e cinéfilos, Denzel Washington é verdadeiramente um tesouro mundial – aquele tipo de ator que mesmo que o filme não seja muito bom, sabemos que ele terá um desempenho fenomenal. Denzel já tem duas estatuetas em sua estante (melhor coadjuvante por ‘Tempo de Glória’ – disponível na Netflix – e melhor protagonista por ‘Dia de Treinamento’). Mas o assunto aqui é a última década, e Washington supera todos os seus colegas (exceto um) com nada menos que três indicações ao Oscar, todas como protagonista e duas delas consecutivas: por ‘Um Limite Entre Nós’ (2017), filme que também dirigiu; ‘Roman J. Israel’ (2018); e ‘A Tragédia de Macbeth’ (2022).

Timothée Chalamet

Se você ainda não se atentou ao fato de que o jovem Timothée Chalamet é um dos melhores atores da atualidade (muitos diriam o melhor da nova geração), pode se considerar um “Rubinho Barrichello” cinéfilo. O rapaz entrega uma performance chamativa atrás da outra. E acima eu disse que Denzel Washington superou todos os colegas, exceto um. Pois bem, esse um é Timothée, que, assim como o monstro sagrado, possui nada menos que três indicações ao Oscar nos últimos 10 anos, igualmente todas como protagonista e as duas últimas consecutivas. A diferença é que Chalamet pode sair vitorioso de sua mais recente nomeação este ano por ‘Marty Supreme’. As anteriores foram: ‘Me Chame pelo seu Nome’ (2018) e ‘Um Completo Desconhecido’ (2025).

Mahershala Ali

Se formos avaliar o melhor rendimento de todos, ninguém bate Mahershala Ali nesta última década, pois ele é o único ator que possui duas vitórias no Oscar nos últimos 10 anos. Ali foi indicado duas vezes e nas duas saiu vitorioso. Sim, é para poucos. A primeira, veio com ‘Moonlight: Sob a Luz do Luar’ (2017), que o revelou para o mundo; e dois anos depois ele repetia o feito no polêmico ‘Green Book: O Guia’ (2019). As duas foram como coadjuvante.

Anthony Hopkins

Quem é rei nunca perde a majestade. O eterno Hannibal Lecter, Anthony Hopkins, recebeu sua primeira indicação da carreira pelo clássico thriller dos anos 90, ‘O Silêncio dos Inocentes’, e logo de cara saía premiado. Nos últimos 10 anos, o ator veteraníssimo recebeu duas indicações: como coadjuvante por ‘Dois Papas’ (2020) e protagonista por ‘Meu Pai’ (2021) – ou seja, duas indicações seguidas. Na segunda, como sabemos, Hopkins levou o prêmio e se tornou o ator mais velho a receber a honraria, aos 83 anos de idade.

Gary Oldman

Um dos melhores atores em atividade em Hollywood, o subestimado Gary Oldman só veio a receber sua primeira indicação ao Oscar em 2012. Mas como o assunto são as indicações nos últimos 10 anos, Oldman possui duas, ambas como protagonista – por: ‘O Destino de uma Nação’ (2018) e ‘Mank’ (2021). Assim como Hopkins, Oldman saiu vitorioso de uma delas, com ele foi a primeira citada, onde ele recebeu sua tão aguardada estatueta ao interpretar Winston Churchill, irreconhecível em sua maquiagem.

Daniel Kaluuya

Temos agora outro vencedor do Oscar nos últimos 10 anos. O britânico Daniel Kaluuya recebeu sua primeira indicação ao Oscar de forma muito merecida pelo fenômeno ‘Corra!’, de Jordan Peele, em 2018. Mas o ator viria a ser premiado apenas em sua segunda nomeação, que ocorreu em 2021 com ‘Judas e o Messias Negro’. Enquanto sua primeira indicação foi como protagonista, sua vitória foi como coadjuvante.

Sam Rockwell

Sam Rockwell é aquele tipo de ator que sempre quando aparece em um filme, consegue nos alegrar, mesmo que o filme não seja muito bom. Seu carisma e energia são sempre contagiantes. Após muito tempo sendo subestimado, sua primeira indicação finalmente viria em 2018 no papel do policial racista de ‘Três Anúncios para um Crime’. Deste trabalho o ator saiu premiado pelo desempenho coadjuvante. Logo no ano seguinte, ele repetiria o feito, com uma nova indicação coadjuvante pela comédia política ‘Vice’ em 2019, no qual interpretou o presidente George W. Bush.

Colman Domingo

Por falar em indicações seguidas, Colman Domingo é um ator que apareceu e causou alvoroço junto à Academia devido ao seu talento. Suas indicações foram bem recentes, datando dos últimos dois anos. Ambas como protagonista: a primeira foi em ‘Rustin’ (2024), biografia do ativista Bayard Rustin, e ano passado Domingo foi lembrado de novo por ‘Sing Sing’ (2025), outra história real, esta baseada em um homem preso injustamente, que encontra no teatro e na arte uma forma de superar o inferno carcerário.

Adam Driver

Adam Driver é outro que recebeu duas indicações ao Oscar nos últimos 10 anos, também de forma consecutiva. A primeira foi como coadjuvante pelo inflamatório ‘Infiltrado na Klan’ (2019), de Spike Lee; e depois como protagonista pelo drama de relacionamento ‘História de um Casamento’ (2020), no qual atuou ao lado de Scarlett Johansson.

Bradley Cooper

Ator e diretor, Bradley Cooper se tornou um daqueles artistas que possuem muitas indicações ao Oscar, mas nunca ganharam uma de fato. Muitos dizem que seu objetivo é perseguir esta estatueta. Ele inclusive tem cinco indicações como produtor de filmes de sucesso, mas nem nesta categoria levou uma estatueta para casa. Como ator protagonista, ele possui duas indicações nos últimos 10 anos, ambas por filmes dirigidos por ele: o remake de ‘Nasce uma Estrela’ (2019); e o enfadonho drama ‘Maestro’ (2024), biografia de Leonard Bernstein.

Leonardo DiCaprio

Por muitos anos considerado o maior injustiçado do Oscar, Leonardo DiCaprio finalmente ganharia sua tão sonhada estatueta de melhor ator por ‘O Regresso’, em 2016. Ele é considerado por grande parte dos cinéfilos o grande ator da atualidade em Hollywood. Certamente ele possui cacife para provar. Nos últimos 10 anos, também possui duas indicações ao Oscar – ambas como protagonista: a primeira como o ator fictício Rick Dalton em ‘Era uma Vez em Hollywood’, de Quentin Tarantino, em 2020; e este ano ele é um dos que podem sair premiados – por ‘Uma Batalha Após a Outra’.

Andrew Garfield

O eterno Homem-Aranha Andrew Garfield cresceu e apareceu após sua encarnação como o herói não ter rendido o melhor dos desempenhos. Parece que o ator estava disposto a provar seu talento. Ele possui duas indicações como protagonista nos últimos 10 anos: pelo drama de guerra baseado em uma história real ‘Até o Último Homem’ (2017), de Mel Gibson; e pelo musical que também é uma biografia sobre um autor de peças da Broadway, ‘Tick Tick Boom’ (2022).

Viggo Mortensen

A seguir teremos dois veteranos. O primeiro a aparecer é o eterno Aragorn da trilogia ‘O Senhor dos Anéis’. É claro que Viggo Mortensen possui inúmeras atuações memoráveis. Nos últimos 10 anos, ele é um dos 15 atores que teve mais de uma indicação ao Oscar, ambas como protagonista. A primeira foi pelo essencial ‘Capitão Fantástico’, em 2017; e a segunda, pelo citado polêmico ‘Green Book: O Guia’ (2019).

Willem Dafoe

O segundo veterano é ainda mais veterano do que Viggo Mortensen. Isso porque Willem Dafoe vêm fazendo filmes em papeis de destaque desde a década de 1980. A prova disso são clássicos como ‘Platoon’, ‘A Última Tentação de Cristo’ e ‘Mississippi em Chamas’. Nos últimos 10 anos, Dafoe recebeu duas indicações ao Oscar de forma seguida, e isso é muito bom, saber que um veterano de seu porte ainda é lembrado por seus iguais. Sua primeira nomeação na década foi como coadjuvante por ‘Projeto Flórida’ (2018), de Sean Baker, o mesmo de ‘Anora’. E depois veio seu retrato pungente de Vincent van Gogh em ‘No Portal da Eternidade’ (2019).

Ryan Gosling

Finalizando a matéria temos o ator de ouro na atualidade em Hollywood. Ryan Gosling parece ter deixado a fase dos “indies” para trás e agora quer mesmo é ser ator de blockbusters – mas sua missão é sempre trazer qualidade aos filmes pipoca. Este ano ele estará em ‘Devoradores de Estrelas’, baseado em um aclamado livro de ficção científica, e ano que vem estrelará o novo ‘Star Wars’. Gosling fecha a lista dos 15 atores com mais indicações nos últimos 10 anos. Sua primeira, é claro, foi pelo fenômeno ‘La La Land’ (2017), como protagonista, e depois por outro fenômeno, ‘Barbie’ (2024), como coadjuvante.

author avatar
Pablo R. Bazarello
Crítico, cinéfilo dos anos 80, membro da ACCRJ, natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por cinema e tudo relacionado aos anos 80 e 90. Cinema é a maior diversão. A arte é o que faz a vida valer a pena. 15 anos na estrada do CinePOP e contando...
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS