InícioDestaqueCriadora de Tilly Norwood defende primeira atriz de IA: "Ela não é...

Criadora de Tilly Norwood defende primeira atriz de IA: “Ela não é uma substituta”


O anúncio da personagem Tilly Norwood, apresentada como a primeira atriz gerada por inteligência artificial, dividiu opiniões na indústria do entretenimento, especialmente após a revelação de que agentes de talentos estavam interessados em contratá-la como cliente real.

A controvérsia foi suficiente para gerar críticas de diversos atores, mas agora, sua criadora, Eline Van der Velden, veio a público defender a criação.

Segundo o Deadline, Van der Velden, que é atriz, comediante, tecnóloga e CEO da produtora especializada em IA Particle 6, publicou um comunicado oficial após a repercussão negativa.



“Para aqueles que expressaram indignação com a criação da minha personagem de IA, Tilly Norwood: ela não é uma substituta de um ser humano, mas sim uma obra criativa, uma peça de arte. Como muitas formas de arte antes dela, ela gera conversas, e isso por si só já mostra o poder da criatividade”, destacou Van der Velden.

A criadora reforça que vê a IA como uma ferramenta artística, e não uma ameaça ao trabalho humano: ”

“Vejo a IA não como uma substituição das pessoas, mas como uma nova ferramenta, um novo pincel. Assim como a animação, os bonecos ou os efeitos em CGI abriram novas possibilidades sem tirar o valor da atuação ao vivo, a IA oferece uma nova maneira de imaginar e construir histórias. Sou atriz, e nada, certamente não uma personagem de IA, pode tirar o valor ou a alegria da performance humana”, acrescentou.

Van der Velden afirma que a criação de Tilly foi um processo artístico, comparável à escrita ou atuação:

“Criar a Tilly foi, para mim, um ato de imaginação e artesanato, não muito diferente de desenhar um personagem, escrever um papel ou moldar uma atuação. Leva tempo, habilidade e muitas iterações para dar vida a um personagem como esse. Ela representa experimentação, e não substituição. Muito do meu trabalho sempre envolveu segurar um espelho para a sociedade por meio da sátira, e isso não é diferente”, concluiu.

BIZARRO! Agentes de Hollywood querem assinar atriz criada por IA

Tilly Norwood foi lançada de forma discreta no início de 2025, com perfis no TikTok, Instagram e YouTube, antes de Van der Velden anunciar oficialmente o estúdio de talentos de IA Xicoia na semana passada.

A polêmica cresceu após um painel no Zurich Summit, evento focado na indústria do cinema, revelar que agentes de talentos estavam considerando representar Tilly como uma cliente real.

Atores como Melissa Barrera, Kiersey Clemons e Toni Collette manifestaram seu descontentamento nas redes sociais, e alguns chegaram a sugerir um boicote a agências que trabalharem com personagens gerados por IA.

MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS