Com a 5ª e última temporada de ‘Stranger Things’ se aproximando, os criadores do fenômeno da Netflix, os irmãos Matt e Ross Duffer, defenderam a produção em meio às polêmicas e críticas sobre o envelhecimento dos atores.
Nove anos se passaram desde a 1ª temporada, e o elenco principal, agora na casa dos 20 anos, ainda interpreta personagens que deveriam ter cerca de 14 anos.
Segundo o CBR, os irmãos Duffer minimizaram a gravidade do problema. Matt Duffer usou um exemplo da temporada anterior para ilustrar a imperceptibilidade da mudança:
“Não é tão dramático quanto as pessoas pensam”, disse Matt. “Havia uma cena na 4ª temporada, no episódio 4, o episódio ‘Dear Billy’. Sadie [Sink] está no porão escrevendo suas cartas, e depois ela sai do porão, lá fora, e um ano se passou para ela, porque gravamos as duas cenas no início e no final da produção. E você não percebe. Ninguém nunca, jamais percebeu. Isso é um ano inteiro”.
‘Stranger Things’: Criadores recomendam 4 episódios para serem reassistidos antes da 5ª temporada
Ross Duffer ressaltou que grande parte da diferença no timing das filmagens se deveu à pandemia de COVID-19. Matt continuou, explicando que, paradoxalmente, a diferença de idade se torna menos visível à medida que eles envelhecem.
Ele relembrou que a adolescência foi o período mais desafiador: “Ir filmar a 3ª temporada foi chocante para mim e para o Ross. Tivemos que ajustar rapidamente a escrita, porque estávamos escrevendo os personagens muito jovens”.
Isso se devia a falas que não correspondiam mais às vozes do elenco, que estava passando pela puberdade. Matt, no entanto, garantiu que a tecnologia de áudio ajuda a contornar o problema atual:
“Ainda estamos lidando com isso. Estávamos gravando com o ator Jake [Connelly], que interpreta um novo personagem este ano, e sua voz já caiu bastante desde que o filmamos. Felizmente, existe tecnologia de EQ [equalização]. Na verdade, estávamos ouvindo hoje. Está tudo bem. Ficamos preocupados por um segundo, mas está tudo certo”, concluiu.

Os quatro primeiros episódios do ciclo de encerramento serão lançados hoje, 26 de novembro, na plataforma de streaming, às 22h (horário de Brasília).
A 2ª parte, por sua vez, será exibida no dia 25 de dezembro, às 22h. O capítulo de conclusão tem transmissão agendada para 31 de dezembro, às 22h.
Relembre o trailer e siga o CinePOP no Youtube:
Os novos episódios se passam no outono de 1987. Hawkins segue abalada pela abertura dos portais, e nossos heróis se unem pelo mesmo objetivo: encontrar e matar Vecna (Jamie Campbell Bower). Mas ele desapareceu e ninguém sabe seu paradeiro. Para complicar tudo, o governo colocou a cidade sob quarentena militar e intensificou a caça à Onze (Millie Bobby Brown), que precisou se esconder novamente. Conforme o aniversário do desaparecimento de Will (Noah Schnapp) se aproxima, uma ameaça familiar volta à tona. A batalha final se aproxima e, com ela, uma escuridão ainda mais poderosa e mortal. Para acabar com esse pesadelo, todo o grupo precisará se unir de novo pela última vez.
O elenco estelar conta com Millie Wolfhard, Millie Bobby Brown, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, Sadie Sink, Joe Keery, Maya Hawke, Natalia Dyer, Charlie Heaton, Jamie Campbell Bower, Brett Gelman, David Harbour e Winona Ryder.

