terça-feira, outubro 1, 2024

Crítica | 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central: Netflix entrega uma super produção documental

Distante das tecnologias avançadas, em meados de uma década que ainda testemunharia o surgimento do primeiro smartphone, um dos roubos mais emblemáticos e estratégicos da história mundial transformou a segurança pública do Brasil. O famigerado assalto ao Banco Central de Fortaleza é o clássico caso que “parece coisa de filme”. E após uma adaptação para as telonas, o assunto volta a ser pauta cinematográfica na nova minissérie documental da Netflix, intitulada 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central. Traçando os passos dos criminosos mais de 15 anos depois, o documentarista Daniel Billio relembra o caso a partir de uma perspectiva que conquista até mesmo os menos afeiçoados pelo gênero.

Sob uma super produção que nada deixa a desejar em relação aos títulos norte-americanos, 3 Toneladas$ reconstrói todos os passos da trajetória criminal que culminou no suntuoso roubo de mais de R$ 164 milhões dos cofres do Banco Central. Com uma coleta riquíssima de materiais históricos e uma cronologia bem montada e visualmente atraente, a produção nos leva para um profundo túnel do tempo, onde um grupo de ardilosos e habilidosos ladrões de banco cavaram sua estreita e crucial entrada para uma mina de dinheiro.

Reunindo um grupo seleto de entrevistados que inclui membros da Polícia Civil e Federal e personalidades do setor jurídico que viveram todo o escândalo na época, a minissérie ainda traz os relatos de um dos ladrões que liderou o assalto. Com o rosto coberto, ele nos ajuda a entender em primeira pessoa a dimensão do crime. De quebra, ainda faz sua pequena reflexão sobre uma questão tão fundamental em casos como esses: O crime compensa ou não?

Leia Também:  'Demolidor: Renascido' passa por refilmagens após GRANDE revisão criativa

De forma minuciosa e bem esmiuçada, 3 Toneladas$: Assalto ao Banco Central é uma jornada instigante para a audiência. Com simulações bem dirigidas, que funcionam como um artifício artístico-visual para entreter e orientar, a minissérie conta com três episódios que exploram as profundezas do crime, abrangendo uma extensão que até então nenhuma reportagem jornalística havia trazido. Com materiais fonte exclusivos e inéditos – em meio a diversos registros investigativos -, a produção oferece ao público a mesma prazerosa experiência que tantas outras minisséries documentais amadas do streaming assim o fizeram no passado.

Uma série de grande porte, o mais novo original Netflix brasileiro é um deleite para os fãs de conteúdo investigativo – quer eles sejam ficcionais ou documentais. Revelando novos detalhes do impacto do roubo na própria trajetória criminal do país, a produção é ainda uma excelente análise reflexiva e histórica sobre a conexão entre o crime e os terríveis ataques do PCC em maio de 2006 – ano que ficaria marcado pela violência organizada. Sempre pautado por uma trilha sonora intuitiva e sorrateira e com uma narrativa muito bem elaborada, 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central possui alguns dos elementos que mais amamos no entretenimento, sendo ainda uma aventura chocante na dolorosa história do nosso país.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS