InícioCríticasCrítica | 'A História da minha Família' - Deliciosa minissérie italiana na...

Crítica | ‘A História da minha Família’ – Deliciosa minissérie italiana na NETFLIX para assistir com lencinho ao lado!


Uma das gratas surpresas do ano até agora, a minissérie italiana A História da minha Família é um desfile profundo pelo acaso moldando de forma contagiante uma história de perda e luto se descontruindo através de uma necessidade de laços afetivos. A partir de um carismático personagem principal e seu último desejo, vamos embarcando em uma jornada comovente sobre resiliência e quando o amor bate de frente com a dor.

Ao longo de seis episódios, essa minissérie – que entrou no catálogo da Netflix nesse início de 2025 – nos apresenta a vida de Fausto (Eduardo Scarpetta) em dois momentos. No primeiro, como um carinhoso pai de família que encontrou o amor de sua vida de forma inusitada, numa cafeteria. Anos mais tarde, já separado e com a ex-esposa Sara (Gaia Weiss) enfrentando graves problemas psicológicos, é diagnosticado com uma doença terminal e precisa arrumar as peças soltas em sua família desestruturada antes de partir.



Um momento difícil na vida de uma pessoa sempre é algo tocante. Mas como transformar uma história que ruma para a tristeza em algo leve e revigorante? Ao longo dos capítulos dessa trama – que utiliza com sabedoria o flashback – conhecemos seus personagens de forma individual e coletiva, com cada episódio dedicado a um olhar mais próximo de algum deles. Tendo o protagonista como o elo que constrói todos os laços por aqui, o roteiro não entra em fantasias, busca se aproximar de verdades possíveis na realidade.

O tempo se torna uma peça importante para chegar aos conflitos através de um trivial antes e depois. Abordando relações antes apaixonadas e que depois chegam em suas rupturas, vamos acompanhando ao longo desse tempo as mudanças de vidas e as adaptações necessárias ou impostas por acontecimentos. Desde os primeiros passos do sonhar, passando por amadurecimentos precoces, até a chegada ao concreto das desilusões, a narrativa preenche seus conflitos sem se entregar completamente ao melodrama.

Mesmo com alguns exageros e ponta soltas dentro de um conflito central que se expande, A História da minha Família comove e chega rapidamente em lições por todos os lados. Se animar em assistir, prepara o lenço, emoção é o que não falta!

Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS