domingo, abril 28, 2024

Crítica | A Maldição – Despertar dos Mortos – ZUMBIS Buscam Vingança em terror do roteirista de ‘Invasão Zumbi’

Não é de hoje que as produções sul-coreanas andam fazendo sucesso entre o público brasileiro. Desde os doramas, que tanto encantam jovens e adolescentes, aos clássicos que recentemente levaram prêmios para casa, como ‘Parasita’ e ‘Round 6’, as produções da parte sul da ilha da Coreia andam cativando o mundo, em todas as áreas. Não seria diferente com relação às produções do gênero de terror e seus derivados, pois, como pudemos ver com ‘Invasão Zumbi’, o pessoal de lá tem muito o que falar. O mais recente título daquele país que chega ao público brasileiro tem o nome de ‘A Maldição – Despertar dos Mortos’, e chega a partir dessa semana às salas de cinema nacionais.

Im Jin Hee (Uhm Ji-won) é uma jovem jornalista que largou tudo para abrir seu próprio veículo independente de notícias. Por isso, ela tem dificuldades para manter as contas, e precisa muito vender seus livros, que falam sobre ocultismo e possessão demoníaca, mas poucas pessoas a levam a sério. Um dia ela é convidada para dar entrevista para uma rádio local, e, durante a conversa, é interrompida por um ouvinte, que telefona dizendo ser o assassino de um recente caso de homicídio bizarro que ainda não havia sido divulgado pela polícia. O ouvinte exige dar uma exclusiva para Jin. Confusa e assustada, Jin topa a entrevista, mas não esperava que o assassino se desfizesse em pó tal qual a vítima assassinada dias antes, e que tudo isso significasse uma grande conspiração na qual uma horda de zumbis assassinos busca vingança contra diretores de uma grande multinacional.

Escrito por Sang-ho Yeon, mesmo roteirista de ‘Invasão Zumbi’ (2016) e ‘Invasão Zumbi 2: Península’ (2020), fica bem claro que a paixão do roteirista é pensar histórias que envolvam zumbis. Isso é legal porque os fãs desse tipo de filme podem ficar seguindo as produções dele que sempre vão encontrar bom entretenimento envolvendo os mortos-vivos – que em ‘A Maldição – Despertar dos Mortos’ são pessoas que voltam à vida e assassinam gente de maneira convencional, só que quando a polícia descobre suas identidades, percebe que os homicidas estão mortos há meses. Uma boa sacada.

A Maldição – Despertar dos Mortos’ mistura diversos gêneros, sem se definir como nenhum deles. Apesar de ter dezenas de zumbis correndo para todos os lados de maneira coreografada (o que causa um efeito visual bem legal) e uma maquiagem interessante para criar bolhas nos rostos das pessoas quando estas entram em contato com uma determinada substância, talvez o gênero que mais defina o longa de Yong-wan Kim seja o da ação, dadas as variadas cenas de perseguição policial, correria, tensão sob armas, etc. O filme ainda encontra espaço para enraizar sua motivação em aspectos culturais de um país vizinho, a Indonésia, e seus rituais ocultistas de manipulação dos mortos – os jaechaui, os mortos que revivem e são capazes de falar.

Com muita ação e alguma coisa de terror, ‘A Maldição – Despertar dos Mortos’ surpreende por sua qualidade e por trazer elementos reais para seu argumento. Mesmo focando em um gênero e acertando no outro, é um bom filme que vai agradar a quem já acompanha as histórias de Sang-ho Yeon, além de que um filme de zumbi na tela grande é sempre uma boa pedida nos cinemas.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Não é de hoje que as produções sul-coreanas andam fazendo sucesso entre o público brasileiro. Desde os doramas, que tanto encantam jovens e adolescentes, aos clássicos que recentemente levaram prêmios para casa, como ‘Parasita’ e ‘Round 6’, as produções da parte sul da ilha...Crítica | A Maldição – Despertar dos Mortos – ZUMBIS Buscam Vingança em terror do roteirista de ‘Invasão Zumbi’