terça-feira, março 19, 2024

Crítica | Abominável – Animação da DreamWorks traz bela história e linda mensagem…

Já foi o tempo em que desenho era produto para criança. Nas últimas décadas as animações têm ganhado cada vez mais espaço nos festivais, com temáticas mais universais e técnicas mais realistas. O resultado é que no momento das premiações as disputas na categoria Melhor Animação têm sido uma das mais concorridas. E, desde que a DreamWorks surgiu no mercado com seu desconstruído ‘Shrek’, ela tem oferecido longas de animação profundamente emocionantes e com uma qualidade técnica impecável. É o caso de ‘Abominável’, que chega dia 26 de setembro aos cinemas.

abominável capa

Tudo começa com a jovem Yi correndo para cima e para baixo, envolvida em mil trabalhos e bicos para conseguir juntar dinheiro para (e isso descobrimos mais tarde) realizar o sonho de seu falecido pai, que era o de fazer uma viagem pelo interior da China mostrando todos os seus locais favoritos para sua família. Focada no trabalho, Yi não dá atenção à mãe, à avó ou ao amiguinho Peng, que mora no andar de baixo. Só que um dia ela encontra uma criatura mágica no seu telhado – um Yeti, mais conhecido no Brasil como Abominável Homem das Neves – e, ao perceber que ele está sendo caçado por gente do mal, ela resolve ajudá-lo a voltar para casa, no Monte Everest.

Abominavel 2

Com um argumento simples da jornada do herói – Yi recebe a missão que não estava em seus planos e sai em uma aventura não inusitada para realizar um objetivo maior do que suas ambições pessoais – a DreamWorks volta a colocar o protagonismo em uma garota (coisa que ela não fez em ‘Shrek’, ‘Como Treinar Seu Dragão’, ‘Kung Fu Panda’ nem em ‘Madagascar’, mas que deu muito certo em ‘Trolls’), e esse fato é fundamental para que o olhar sobre a criatura dita abominável seja imediatamente suavizado, pois desde o primeiro encontro Yi busca cuidar e ajudar o pobre animal.

A jornada de aprendizagem pessoal atravessada pela protagonista é acompanhada por Peng, seu amiguinho, e Jin, primo deste. Os amigos, junto com Everest (nome que dão ao amigo peludo), viverão grandes aventuras para chegar ao Himalaia, superando obstáculos e fugindo dos vilões que querem caçar o animal. Sobra espaço até mesmo para fazer uma leve crítica à poluição nos oceanos, com plásticos que ficam presos nos animais. Mérito do roteiro redondinho de Dave Polsky e Jill Culton, que também presta homenagem a longas de fácil reconhecimento pelo público, como ‘E.T: O Extraterrestre’, ‘King Kong’, ‘Nem Que a Vaca Tussa’, ‘Dora Aventureira’, ‘Avatar’, ‘Kubo e a Espada Mágica‘ e ‘Tá Chovendo Hamburger’.

Abominável 2019 novo poster

Outra coisa que chama muito a atenção são os efeitos visuais e especiais. Sabemos que a DreamWorks criou seu próprio software para elaborar seus VFX, mas a técnica utilizada nesse filme é de encher os olhos. Especialmente em uma cena, em que ocorre uma onda de flores, é impossível não ficar boquiaberto com o requinte com que a cena e o plano-sequência foi elaborado. Sério, parece real. Sem mencionar o próprio pelo do Everest, que ondula como se tivesse densidade. Fiquem de olho, pois todo esse investimento pode render algumas indicações ao Oscar 2020.

abominavel1

Não deixe de assistir:

Talvez o único ponto realmente fora do lugar na produção seja o título em português. Quer dizer, ok que essa criatura é conhecida como Abominável Homem das Neves aqui no Brasil, mas, na boa, é só olhar a carinha desse fofucho no pôster que você já sabe que de abominável ele não tem nada.

Abominável’ é uma bela história de amizade, crescimento e aprendizagem, simplesmente emocionante. Não duvide que ‘Abominável’ irá te levar às lágrimas, pois é desses filmes cativantes que te transportam para dentro da história graças à magia da sétima arte.

abominavel dreamworks filme

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS