InícioNotíciasCrítica | Alerta de Risco – Jessica Alba Quebra Tudo em Filme...

Crítica | Alerta de Risco – Jessica Alba Quebra Tudo em Filme de Ação Genérico na Netflix


Talvez de forma inconsciente, mas a atriz Jessica Alba aos poucos veio moldando sua carreira para se tornar uma queridinha do público masculino. Quando seu nome surge, automaticamente dois filmes vêm à mente: ‘O Quarteto Fantástico’ e ‘Sin City’ – dois filmes em que a atriz é rodeada por personagens masculinos e que fizeram mais sucesso com esse público. Embora tenha em sua trajetória algumas produções mais abrangentes, como filme de Natal, Jessica parece ter predileção para produções que agradem aos gostos desse público. E depois de ter participado da série falocêntrica ‘Entourage’ e do sangrento ‘Machete’, a atriz volta agora com ‘Alerta de Risco’, filme de ação que, não à toa, tem se mantido no primeiríssimo lugar do Top 10 da Netflix desde sua recente estreia na plataforma.

Parker (Jessica Alba) é uma infalível oficial de guerra. Enquanto todos os seus companheiros vacilam em ação, ela é capaz de cuidar do grupo de inimigos árabes sozinha. Mas, quando ao fim de uma missão, recebe a ligação de que seu pai (Alejandro de Hoyos) falecera subitamente nas minas em que trabalhava, Parker consegue uma dispensa e decide voltar para sua cidade natal. No entanto, esse retorno repentino era para ser apenas para cuidar dos preparativos do funeral e do testamento, já que seu pai deixara o bar da família para ela, porém, quanto mais revisita seus antigos amigos de infância, aos poucos Parker começa a desconfiar que a morte de seu pai talvez não tivesse sido um acidente, e que assuntos muito mais perigosos estariam ocorrendo na cidade.



Dá para entender por esta sinopse que a proposta de ‘Alerta de Risco’ é ser um filme bem genérico, desses que você vai assistindo e fica pensando que já viu aquela cena antes, já viu aquela situação antes, já ouviu aquela fala, e que aquela história poderia ser estrelada por qualquer ator que não faria a menor diferença. O que acontece é que John Brancato, Mark Webber e Anthony Michael Hall constrói uma história de fácil digestão alimentada por aquela típica aura do soldado de guerra como herói dos EUA, só que aqui é estrelado por uma mulher.

alerta de risco 3

Maouly Surya estreia na direção de filmes comerciais de grande público com este ‘Alerta de Risco, mas sua inexperiência transparece no resultado final. Apesar da competência de Jessica em estrelar cenas de luta e de ação com muita segurança, a direção parece exigir pouco do todo. O resultado é uma Jessica cheia de energia quebrando tudo, enquanto o entorno da personagem parece não estar preparado para ela. Pelo menos Jessica Alba puxa a responsabilidade para si e, com muita competência, conquista o espectador com sua personagem forte embora com aparência de frágil, que vive num mundo cercada de homens que acham que podem mandar no mundo. Um bom embate, ainda que mal trabalhado.

Em suma, ‘Alerta de Risco’ é um filme de ação bem genérico com uma história de heroísmo e jornada pessoal bem cafonas, mas que se salva devida à longa dedicação de sua atriz principal em produções de ação e pancadaria. Jessica Alba em filmes de ação cala a boca de qualquer um que ache que mulheres não conseguem estrelar esses filmes.

alerta de risco

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS