segunda-feira, março 18, 2024

Crítica | Amor Até as Cinzas – Uma relação de lealdade, poder e humilhação

Em três atos, Amor até as Cinzas (Jiang hu er nv) conta a história do casal Qiao (Tao Zhao) e Bin (Fan Liao) na China da virada do século XXI até o dias atuais. Com elegância e atitude, Qiao é a namorada do pequeno gângster Bin, que dentro do seu ambiente possui poder e leais seguidores. Ao lado dele, Qiao encontra vivacidade em oposição a sua miséria na vila em que mora com o pai.

Na primeira etapa, o casal lida com um conflito com uma gangue local que tenta desarmar o poder que Bin exerce na região. Com caprichadas tomadas, Zhangke Jia encena com perfeição as ameaças e o ataque trágico dos seus rivais, sendo este um dos ápices do filme. Com violência e morosidade, sob a cor vermelha, a cena se desenvolve até Qiao salvar o amante dando um tiro para alto e tomar a culpa pela posse de arma.

Amor Até as Cinzas 3

As cores são um dos elementos de maior composição do filme, acompanhando as sensações do personagens, tal como a do espectador. As paredes azuis da prisão, por exemplo, exalam letargia e modéstia, confrontando o tempo de confinamento de Qiao e o conhecimento de que Bin está livre do lado de fora. Outro elemento de arranjo são as músicas, do pop norte-americano às baladas melancólicas chinesas, mais do que uma trilha sonora as canções também atuam nas cenas.

Os tons quentes e pálidos do amarelo, bege e laranja estão presentes no segundo ato da narrativa, quando Qiao reassume a sua liberdade e vai em busca do namorado em outra cidade. Sendo a parte do filme mais esfuziante e afrontosa ao mesmo tempo, pois mescla sagacidade e frustração. Enquanto a ex-detenta assume sua lealdade e amor a Bin, ele se recusa a encontrá-la e revela um relacionamento com outra mulher.

Amor Até as Cinzas 2

Dirigida pelo seu marido, a atriz Tao Zhao compartilha a dor da sua personagem de forma sincera e afetuosa. O reencontro entre o casal, após cinco anos, é um pesaroso diálogo de dor, decepção e lamento, sem um entendimento positivo. O percurso de Qiao para abandonar os seus sentimentos e seguir a sua vida para trás é bastante simbólico e perfeitamente confeccionado, tanto que o filme poderia acabar ali e deixar as reticências para o público.

Por outro lado, Zhangke Jia – também roteirista – decide seguir sua narrativa com um salto temporal e mais um reencontro. Após sofrer um derrame, Bin não consegue se locomover sozinho e é enviado para sua cidade natal. Quem o acolhe é exatamente a mulher que o salvou, foi abandonada e, agora, ainda o respeita. Assim, Bin é reintegrado aos personagens do início filme, seus irmãos, aqueles que o apoiavam em qualquer situação.

Amor Até as Cinzas 1

Não deixe de assistir:

Os tons mais escuros marcam presença nesta etapa. A batalhadora mulher se pergunta porque Bin voltou, já o convalescido homem busca entender porque Qiao nunca casou-se. Ela o ajuda a melhorar seus movimentos, o leva em médicos e cuida das suas necessidades, enquanto Bin sente-se cada vez mais humilhado e não consegue aceitar as atuais circunstâncias.

A última parte é pesarosa, como uma sobra de comida amarga em mundo que não pertence mais àquelas pessoas. Com a chegada da era moderna, a última cena – da mulher encostada na parede através da câmera de segurança – é o retrato da sensibilidade que Amor Até as Cinzas transmite. Buscando compor uma épica história de amor, Zhangke Jia acertou na solidão em todas as etapas.  

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS