InícioCríticasACrítica | Amor Com Data Marcada – Comédia Romântica da Netflix é...

Crítica | Amor Com Data Marcada – Comédia Romântica da Netflix é deliciosa e divertida


A menos de dois meses para o Natal, a Netflix abre sua temporada de filmes e séries natalinas em pleno outubro – e começa com nota alta! Recheado de todos os elementos que os fãs da melhor época do ano esperam, ‘Amor Com Data Marcada’ é uma deliciosa comédia romântica que merece ser vista o ano inteiro.

Sloane (Emma Roberts) é uma jovem de menos de trinta anos sem namorado. Para ela, está tudo bem, mas sua família faz aqueeela pressão de que ela vai acabar ficando sozinha para o resto da vida. Só que essa pressão toda piora nos feriados, em que espera-se que Sloane leve um acompanhante para que sua mãe (Frances Fisher), sua irmã (Jessica Capshaw) e sua tia (Kristin Chenoweth) possam conhecer. Frustrada – inclusive por ganhar pijamas de presente de NatalSloane vai à loja trocar seu presente e acaba conhecendo o simpático Jackson (Luke Bracey). Papo vai, papo vem, e os dois decidem fazer um trato: um será o “ferigato” do outro – ou seja, o acompanhante ideal nas festas e feriados sem esse lance de amizade colorida, porque isso não dá certo. Ao menos, é o que eles acham.



Embora pareça ter um conceito bem parecido com muitas comédias românticas de sucesso, ‘Amor Com Data Marcada’ pretende-se diferente por justamente partir do princípio de que misturar amor e sexo geralmente bagunça os sentimentos, por isso o casal protagonista se esforça ao máximo para não se envolver romanticamente – o que significa que nos dois primeiros arcos eles parecem apenas bons amigos que se dão muito bem e fazem companhia um ao outro nas datas festivas. Mas a química entre Emma Roberts e Luke Bracey é tão natural e convincente, que os dois realmente parecem estar se divertindo nas cenas e sentindo, junto com o espectador, aquela chamazinha que começa a surgir quando conhecemos alguém especial.

Para embalar o casal, o roteiro de Tiffany Paulsen começa apresentando o dramático histórico amoroso dos protagonistas para fazê-los se encontrarem, mas o foco do filme é centrado na vida de Sloane e sua família de mulheres. Ao longo de uma hora e quarenta e quatro minutos, o espectador acompanha de perto o crescimento da amizade entre Sloane e Jackson através de situações tão naturais, tão possíveis de acontecer, que causam a sensação de que de fato os conhecemos – reforçados pelas boas atuações do casal protagonista.

As situações cômicas de fato fazem rir porque todos os personagens criados carregam em si algum clichê que, juntos, dão o tom de uma família imperfeita que se ama. O romance, construído aos poucos e na medida, ao mesmo tempo que foge do lugar comum, o reforça, brincando com o espectador que acha que não quer receber uma chuva de clichês, mas, no fundo, é exatamente isso que queremos. E isso demonstra a boa direção de John Whitesell ao deixar seu ‘Amor Com Data Marcada’ no tempo certo, apoiado por uma boa edição que confere ritmo e dinamismo ao longa.

Amor Com Data Marcada’ é o filme gostosinho para inaugurar a temporada natalina de 2020. Prepare a pipoca, os chocolates e os lencinhos porque ainda vem muito mais por aí!

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS