Buscando apresentar retratos de uma trajetória com altos e baixos de um dos mais bem sucedidos cantores brasileiros, o documentário Belo, Perto Demais da Luz ao longo de quatro episódios – todos já disponíveis na Globoplay – joga para o público reflexões sobre as polêmicas e o caminho trilhado pelo paulista Marcelo Pires Vieira. Sem passar pano e jogando na tela versões de fatos que caíram na curiosidade do povo, esse projeto nos mostra um pouco mais do Marcelo e momentos importantes da carreira de Belo.
A narrativa proposta busca preencher seus espaços primeiro com um pouco da história da infância e depois até sua entrada no grupo de pagode Soweto, passando nos episódios finais para as prisões e as mais recentes polêmicas que lotaram jornais e as redes sociais. Em todo esse processo, vemos em grande parte a história contada pelo próprio Belo e pessoas que sempre estiveram próximas a ele. Bastidores de turnês, imagens de arquivos, ilustram os episódios.
Com criação de José Junior, numa parceira entre Globoplay e a AfroReggae Audiovisual, não é esquecida a menção à ascensão do pagode no início dos anos 1990, onde Belo e outros artistas ganharam oportunidades em programas televisivos e um maior alcance de seus trabalhos. Art popular, Negritude Junior, Exaltasamba e tantos outros apareceram ao Brasil nesse período, abrindo espaço para futuros artistas. Para quem tem 30 anos ou mais lembra bem dessa época!
A impressionante maneira de Belo se reinventar mesmo com os quebra-molas que apareceram na sua frente parece ser um fio condutor do projeto. Midiático desde que alcançou o sucesso e sem nunca perder a fidelidade de seu enorme público, sua vida virou um livro aberto à interpretações. Essa série, segue nessa linha. Com tanta exposição, polêmicas não faltaram ao longo dos seus 50 anos, completados em 2024.
Desde os relacionamentos com outras personalidades artísticas, a famosa dívida com um ex-jogador de futebol, até os problemas com a justiça, são mencionadas com versões que algumas vezes se chocam deixando para o público qualquer veredito. Há dois momentos que se tornam os pontos altos, os bastidores das prisões de Belo e o forte depoimento de Gracyanne Barbosa, ex-esposa de Belo.
Com direção artística de Jorge Espírito Santo, roteiro e direção de Gustavo Gomes, Belo, Perto Demais da Luz é uma série documental que consegue fugir de ser chapa branca apresentando fatos, versões, numa modelagem de uma quebra-cabeça de uma figura por vezes enigmática que nunca deixou de ser amada por seu público.