terça-feira, março 19, 2024

Crítica | Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral – Humor porreta que faz gargalhar sem ofender

São poucos os filmes que conseguem fazer humor inteligente sem apelar para as ofensas ou até mesmo aos clichês, aquele humor puro que nos faz rir usando poucos artifícios, encontrando o timing cômico em piadas rápidas que funcionam para todo mundo e fazem a plateia gargalhar.

E o cineasta cearense Halder Gomes consegue, mais uma vez, provar que é um dos melhores comediantes da atualidade.

Após se destacar internacionalmente em 2004 por realizar o curta-metragem ‘Cine Holliúdy – O Astista Contra o Caba do Mal‘, selecionado para 80 festivais de 20 países, Halder viu sua carreira decolar.

Em 2013, ele lançou o filme ‘Cine Holliúdy‘ – uma extensão do seu curta de sucesso – que se transformou em um fenômeno de bilheterias: sem contar com muito marketing, conquistou o boca a boca positivo e levou mais de 550 mil brasileiros aos cinemas.

cinehollywood2 1

Agora com a sequência, Halder é ainda mais ambicioso com uma produção que contou com muitos mais recursos, astros e um humor ainda mais porreta, usando a rapidez da linguagem cearense e suas gírias arretadas para entregar uma pérola do humor nacional.

A história começa em 1980, com uma piada impagável envolvendo um Steven Spielberg sem ideias, quando uma página de jornal cearense misteriosamente voa pela janela e te dá a ideia de fazer uma de suas obras mais icônicas: ‘ET – O Extraterrestre‘. Esse epílogo hilário já faz valer o ingresso do filme, e mostra como Halder consegue misturar culturas de uma maneira brilhante.

Voltamos para alguns meses antes, para Pacatuba, interior do Ceará. A popularização da TV obriga Francisgleydisson a fechar seu adorado Cine Holliúdy e ir morar na casa da sogra, ao lado da esposa Maria das Graças e do filho Francin. Após passar por uma experiência alienígena, na qual um amigo foi abduzido, ele tem a ideia de rodar um longa-metragem de ficção científica onde Lampião enfrenta os seres extraterrestres. Para tanto, consegue o apoio do prefeito Olegário e de sua esposa Justina, candidata às próximas eleições.

cineholliudy2 2

Não deixe de assistir:

Todos os personagens são extremamente caricatos, e ainda assim deliciosamente divertidos. Edmilson Filho volta a brilhar como Francisgleydisson, um homem apaixonado por cinema que decide continuar perseguindo seu sonho apesar de diversos fracassos, sempre amparado pela esposa “Graciosa” (Miriam Freeland, ótima) e seu filho Francin (Ariclenes Barroso, um dos destaques do filme).

Para criar um filme de ficção-científica nos moldes hollywoodianos, Francisgleydisson vai contar com a ajuda de uma turma inimaginável: o Cego Isaías (Falcão, SENSACIONAL) e o perigoso e assustador Zé Coveiro (Milhem Cortaz, sempre ótimo).

O elenco também recebe adições muito bem-vindas: Samantha Schmutz está hilária no papel de uma ex-quenga que quer fazer de seu marido o prefeito da cidade, em uma subtrama que traz um contexto político tirando sarro e fazendo uma metalinguagem com as situações que o Brasil passou, com o dom de não ofender ninguém.

cinehollywood2 2

Fazendo um humor pitoresco que dialoga com seu público de maneira muito efetiva, ‘Cine Holliúdy 2 – A Chibata Sideral’ tira gargalhadas da platéia com piadas muito bem pensadas e originais, além de trazer um orçamento maior que dá liberdade para o diretor brincar com cenas de ação e ficção científica de uma maneira pra lá de inusitada, acertando em cheio em uma sequência maior e melhor que o filme original.

cinehollywood2 5

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS