sábado, abril 27, 2024

Crítica com Spoilers | ‘Assassinos da Lua das Flores’ é o filme mais NECESSÁRIO do ano

Toda vez que Martin Scorsese põe as mãos em um projeto, o mundo do cinema para e volta seus olhos ao realizador. Sua carreira fala tudo que precisamos para entender o motivo de muitos o considerarem como o grande diretor de sua geração. E Assassinos da Lua das Flores é um passo glorioso em sua já irretocável filmografia. Após diversos filmes de máfia e de pilantras, o diretor transforma esse longa em um relato histórico mais do que necessário para conscientizar, refletir e causar muita revolta no espectador.

Divulgação

A trama é inspirada em um livro que adapta eventos da história real dos EUA. No filme, somos apresentados ao povo Osage, que se destacou no início do século XX por terem acesso a poços de petróleo em seus territórios. Com isso, eles ficaram ricos e passaram a conviver na formação das cidades junto aos brancos. Mas, como nem tudo que reluz é ouro, as posses trouxeram não apenas riqueza, como também uma série inenarrável de bandidos engravatados dispostos a tudo para colocarem as mãos nessas terras. E aí acontece um massacre histórico.

Quando aceitou adaptar este projeto em parceria com a Paramount e a Apple, Scorsese disse que o que o motivou a entrar nessa história foi a revolta e a vontade de fazer o mínimo de justiça a esse povo injustiçado. Então, a protagonista é Mollie, uma jovem Osage diabética, cuja família foi toda seduzida pelos brancos. E o mesmo acaba acontecendo com ela, que se apaixona por Ernest, sobrinho de um magnata que quer aumentar sua já pomposa fortuna.

Divulgação

Há muitas faces nos personagens dirigidos por Scorsese, mas nenhum deles consegue superar o casal principal. Mollie, interpretada por Lily Gladstone, é uma fortaleza em forma de ser humano. Você passa o filme inteiro se solidarizando com ela e se questionando como é possível um ser humano sofrer TANTO quanto ela e seguir de pé. É um trauma atrás de outro, causando um verdadeiro sentimento de ódio pela situação. E do outro lado está o Ernest de Leonardo DiCaprio. Sempre brilhante em cena, DiCaprio trabalha com o personagem mais complexo de sua carreira. Ele consegue ser vilão e vítima ao mesmo tempo, causando sensações mistas por grande parte do tempo. No entanto, vendo pelo panorama geral, é-se embrulhar o estômago saber como termina sua história. A relação entre marido e mulher é o fio condutor desta trama de ganância e desumanidade. Acompanhar como eles se conhecem e como tudo se desenrola é de encher os olhos de lágrimas.

Divulgação

Além deles, o grande vilão da história é Bill Hale, vivido impecavelmente por Robert De Niro, naquele que provavelmente é o melhor trabalho de sua carreira. Ele é desprezível, inescrupuloso, mau-caráter, vil, cínico, nojento e todos os adjetivos negativos possíveis e impossíveis que você possa pensar. Ele trabalha tão bem nessa proposta de ser intragável, que fica até difícil de separar a imagem dele do personagem, causando um certo desprezo só de olhar pro rosto do pobre do De Niro.

Vale ressaltar que a opção de terem inserido diálogos misturando o Osage com o Inglês foi fundamental para trazer não apenas veracidade para o longa, mas para valorizar a cultura retratada em tela. “Queríamos ser o mais autênticos possível, e usar a dualidade dos ingleses e dos Osage era um símbolo do enredamento das duas culturas”, comentou DiCaprio. Para garantir que a língua e os diálogos seriam perfeitamente adaptados, a produção chamou o professor Christopher Cote para traduzir e revisar o texto, garantindo um maneja respeitoso a essa cultura.

Divulgação

E a direção de Scorsese é de outro mundo. Ele inicia o filme com a descoberta do petróleo pelos Osage. Eles já se preparavam para abrir mão de seus costumes para seguirem vivos até que encontram o petróleo. Scorsese representa esse momento com uma representativa câmera lenta, mostrando os sorrisos nos rostos de quem acreditava ter encontrado a salvação. Eles pulam e brincam, sorrindo como quem acabou de tirar o peso do mundo das costas. Então, conforme o filme vai avançando e vemos a infiltração branca tomar forma, assassinando os indígenas um por um, toda aquela felicidade inicial dá espaço a uma melancolia misturada com revolta. E para representar essa invasão branca, o diretor traz câmeras em primeira pessoa passeando pelos lares Osage, dando a sensação de você estar invadindo junto. O que é muito representativo, porque vivemos nas terras indígenas tomadas a força ou a base de golpes até hoje.

Lily e Scorsese nos bastidores. Divulgação

Ao fim do filme, a longa duração, que provavelmente vai assustar alguns, justifica cada segundo de tela e deixa a sensação de que poderia ter tranquilamente uns 40 minutos a mais para desenvolver ainda melhor o desfecho, que, por opção do diretor, presta uma emocionante homenagem às radionovelas. Fato é que o filme é extremamente necessário, revoltante e fantástico. Scorsese atinge um nível raríssimo no meio do cinema ao criar mais uma inalcançável obra-prima. É um trabalho impecável que te causa sensações e mexe com sentimentos. Eu, particularmente, deixei a sessão com espasmos físicos de ódio. O olho pulsava de raiva, derramando lágrimas que desafogavam o gosto amargo deixado pela fiel representação de até onde os seres humanos são capazes de ir por dinheiro, e como essa praga rege a sociedade. É uma obra-prima irretocável, o cinema em sua mais pura definição.

Divulgação

Assassinos da Lua das Flores estreia em 19 de outubro nos cinemas. O filme irá para o Apple TV+ em breve, mas não deixe de assistir nas telonas.

Mais notícias...

Pedro Sobreirohttp://cinepop.com.br/
Jornalista apaixonado por entretenimento, com passagens por sites, revistas e emissoras como repórter, crítico e produtor.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Toda vez que Martin Scorsese põe as mãos em um projeto, o mundo do cinema para e volta seus olhos ao realizador. Sua carreira fala tudo que precisamos para entender o motivo de muitos o considerarem como o grande diretor de sua geração. E...Crítica com Spoilers | 'Assassinos da Lua das Flores' é o filme mais NECESSÁRIO do ano