Você já teve alguma experiência em encontros reais a partir de conversas online? Não é de hoje que estamos em meio a uma revolução tecnológica na comunicação, em que aplicativos viraram senso comum entre todos nós. Em meio a isso, apps de relacionamentos se tornaram uma onda que não perde fôlego.
Dentro desse contexto, há 13 anos chegava ao mercado digital o Tinder, que logo se tornou uma ferramenta das mais acessadas entre pessoas de todas as idades, no mundo todo. Mas você já parou para pensar em como começou esse sucesso? E mais: como funciona ou mesmo quem criou esse produto? Partindo desse contexto, e trazendo verdades por trás do modo de operação dessa plataforma de namoro online, chegamos até a história de Whitney Wolfe, cofundadora do Tinder, personagem fundamental do longa-metragem Deu Match: A Rainha de Apps de Namoro.

Whitney (Lily James) é uma jovem recém-formada que busca uma oportunidade no mundo tecnológico em uma cidade da Califórnia. Ao conhecer Sean (Ben Schnetzer), sócio de uma incubadora de startups, ganha a chance que desejava. Nesse lugar, participa ativamente da criação do Tinder, uma plataforma de namoro que rapidamente ganha a atenção do planeta. Mas o sonho desse sucesso logo vira um pesadelo quando ela inicia um relacionamento com um dos sócios e, tempos depois, passa a enfrentar situações de assédio e percebe as problemáticas diretrizes dessa empresa. Abalada, se reinventa e monta a Bumble, uma plataforma online que vira um enorme sucesso.

O roteiro desse projeto é bem construído, baseado em informações de domínio público, já que a protagonista mantém um acordo de confidencialidade com a ex-empresa. Avançando nesse primeiro desafio, e com a liberdade criativa, chegamos em pontos-chaves que colocam em evidência como o Tinder foi criado e as diretrizes controversas que moldam as políticas de proteção dos usuários.

Com uma narrativa envolvente que se aproxima do dinamismo e ritmo eletrizante das interações online, esse novo filme disponível no catálogo da Disney Plus expõe, com impacto, situações chocantes. A partir da trajetória de uma mulher resiliente que, após sofrer abusos, deu a volta por cima e, há quatro anos atrás, se tornou a bilionária mais jovem do mundo, chegamos em reflexões urgentes sobre relacionamentos abusivos, o machismo, pautas importantes e que precisam ser debatidas.

Dirigido pela cineasta norte-americana Rachel Lee Goldenberg, Deu Match: A Rainha de Apps de Namoro é um filme que rompe as camadas do superficial se tornando uma vitrine de verdades sobre o ambiente tóxico machista que invadem empresas pelo mundo.
