terça-feira, março 19, 2024

Crítica | Dora e a Cidade Perdida – Live-action diverte e surpreende com uma vibe ‘Os Goonies’

No início do milênio, o canal Nickelodeon apresentou um desenho animado chamado ‘Dora Aventureira’, que contava a história de uma menina de sete anos, latino-americana, que vivia altas aventuras na floresta junto com sua mochila falante, um mapa antropomorfo e seu melhor amigo, o macaco Botas. Hoje, dezenove anos depois, a animação ganha uma versão live action com atores mais adultos e que traz todos os elementos essenciais da versão original, em um longa que surpreende até quem não acompanhava o desenho.

Dora (Isabela Moner, que agora atende pelo nome Isabela Merced e está perfeita para o papel) teve que se separar de seu primo Diego (Jeff Wahlberg, um pouco desconfortável na pele de um jovem inseguro) ainda pequena, quando o menino foi morar com a família na Califórnia. Porém, dez anos depois, seus pais (Eva Longoria, com poucas cenas, e Michael Peña, fazendo o que faz de melhor: provocar o riso fácil) decidem partir numa expedição atrás da cidade perdida de Parapata, e, portanto, enviam Dora para a família na Califórnia.

dora

Assustada, a jovem decide encarar a selva de pedras (olha a alegoria aí gente!) sendo ela mesma – e, como vocês podem imaginar, todo mundo estranha aquela menina extremamente disposta e alegre, que faz questão de conhecer todo mundo. Só que uma reviravolta faz com que Dora, Diego e dois jovens norte-americanos, Sammy (Madeleine Madden, bem antipática e desorientada) e Randy (Nicholas Coombe, bem estereotipado como o nerd deslumbrado) acabem indo parar na Amazônia peruana, em busca de Parapata.

O surpreendente de ‘Dora e a Cidade Perdida’ é que ele realmente entretém. As crianças pequenas ficarão vidradas no longa, especialmente no início, quando ele é mais interativo e Dora quebra a quarta parede, perguntado ao espectador se ele consegue pronunciar determinados nomes de objetos que aparecem em cena. Os momentos de ação são bem colocados e conseguem manter o ritmo do longa sempre alto.

dora cidade perdida

Estes são alguns dos pontos positivos do roteiro de Danielle Sanchez-Witzel, Nicholas Stoller e Matthew Robinson, que também tiveram o cuidado em inserir um universo indígena amazônico bastante respeitoso, sem caricaturar e sem inventar em cima da cultura alheia. O resultado é que ‘Dora Aventureira’ entretém o público infantil e aos adultos em aspectos distintos, porém, na mesma proporção.

Vale destacar a entrega de Isabela Moner para representar a conhecida personagem. Isabela convence com sua atitude positiva inabalável, sua felicidade ininterrupta e sua fonte de energia inesgotável. Ela pula, corre, dança, canta, se suja, se joga… o carisma que ela empresta ao personagem é palpável e contagiante. Você sai da sala de cinema energizado, quase com inveja da disposição que essa menina tem. Bravo!

dora e a cidade perdida live action

Não deixe de assistir:

Como nem tudo são flores (nem mesmo uma história que se passa na selva), a trama possui algumas falhas, como a caracterização dos personagens norte-americanos, que não conseguem gerar empatia em nenhum momento; a inserção de falas que levantam temas que não são desenvolvidos; e algumas soluções convenientes demais.

A direção de James Bobin poderia ter dado conta dessas questões, pois geram confusão, porém, não são pontos essenciais no longa, nada que comprometa a percepção final. E para aqueles preocupados com os efeitos especiais para fazer os bichinhos falarem, tranquilizem-se: os efeitos estão bem bons, e os animais interagem com os humanos de maneira bastante natural.

Por tudo isso, ‘Dora e a Cidade Perdida’ é uma aventura dinâmica e energizante, imperdível na tela grande e que tem todas as chances de ganhar uma merecida continuação.

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS