Crítica | ‘Eu, Gordon Ramsay’ – As facetas do grande Chef

Negócios globais, programas de televisão e um rosto conhecido em grande parte do planeta. Não é de hoje que o britânico Gordon Ramsay vem popularizando a culinária, abrindo as portas para a pulguinha de curiosidade entrar em todas as pessoas que gostam de cozinhar.

Mostrando aspectos da vida pessoal do chef de cozinha, sem deixar de lado seu espírito incansável de empreendedor do ramo culinário, chegou à Netflix a série documental Eu, Gordan Ramsay. De peito aberto, Ramsay compartilha sua vida e experiências ao longo de décadas dedicadas a um dos ramos mais desafiadores ligados à cultura.

A espinha dorsal do projeto são os preparativos para o maior empreendimento da carreira do chef: não apenas um, mais vários restaurantes em um dos edifícios mais altos do coração londrino, o arranha-céu 22 Bishopsgate. Com esse gatilho, ao longo de seis episódios, chegamos em um retrato equilibrado que apresenta os desafios dos 30 anos de casamento com Tana – com quem tem seis filhos –, sua relação com os herdeiros e a eterna busca por restaurantes requintados, sempre à procura de diferenciais no ramo.

Expressando valores e tradições em cada prato criado, e mantendo um nível de exigência altíssimo com sua equipe, o experiente profissional – ao longo dos capítulos – traz reflexões sobre sua trajetória até este momento em que, mesmo tendo se tornado um artista do entretenimento, nunca deixou de estar próximo à cozinha.

- Advertisement -

Eu, Gordon Ramsay, a princípio, parece um produto de autodivulgação – talvez mais um projeto para ampliar sua visibilidade. No entanto, à medida que vamos assistindo aos episódios – e Gordon ficando mais à vontade – percebemos muita verdade em cada parte que é mostrada, o que pode, inclusive, servir até de incentivo para quem sonha em ingressar nesse ramo tão desafiador.

Com filmagens que duraram meses e espiaram grande parte desse seu cotidiano, entre o lar e os compromissos da profissão, passeando por seus dezenas de restaurantes espalhados pelo mundo – seja em uma inauguração nas Filipinas, seja em compromissos ligados à parceria que tem com a Formula 1 -, vamos aos poucos buscando decifrar esse intenso personagem, cheio de autenticidade e que fala o que pensa.

SE INSCREVER

NOTÍCIAS

Raphael Camacho
Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.