segunda-feira, fevereiro 9, 2026

Crítica | ‘Harpía: Presença Maligna’ – Terror que instiga a incerteza

Inserindo-se naquele grupo de filmes que você ama ou odeia, o longa-metragem de terror Harpía: Presença Maligna apresenta, por meio de uma dinâmica familiar, uma narrativa ambígua que estimula interpretações a cada reviravolta. Escrito e dirigido por Angela Gulner, essa obra instiga a incerteza, nos conduzindo até um desfecho pra lá de esquisito, mas que, de alguma forma, preenche importantes lacunas deixadas pelo caminho.

Mãe solteira e de primeira viagem, Harper (Katie Parker) – com algum trauma no passado – chega com seu bebê de seis meses à casa da mãe, Sadie (Patricia Heaton), no sul do país. No início, tudo é uma maravilha, mas logo começa a perceber estranhos acontecimentos que a colocam em estado de alerta para manter a salvo tanto o bebê quanto a si mesma.

 



O roteiro nos leva para várias estradas, circulando temas como as reações emocionais de uma possível depressão pós-parto e o inexplicável do sobrenatural – com a adição de uma figura que personifica uma bruxa. Em 80 minutos de projeção, costura-se gradualmente um clima de tensão, entre silêncios e sons estridentes de pássaros, provocando a sensação de ameaça, algo que vai ao encontro da expectativa que todo bom suspense estabelece em sua narrativa.

A questão que pesa um pouco aqui não é técnica, é o discurso. A obra adota uma estratégia complicada, por meio de um malabarismo de imagens, que tenta se impor como elementos preponderantes para articular-se com o caos emocional estabelecido nos passos da protagonista. Escondendo a sete chaves o seu desfecho mirabolante, essa ação confunde quem assiste – o que parece ser o objetivo principal da narrativa – afastando do eixo central qualquer pessoa que ouse decifrar o final antes do tempo.

Imerso na confusão entre realidade e delírio, expondo a espiral de loucura de uma protagonista perdendo completamente o controle de suas ações, Harpía: Presença Maligna, disponível na HBO MAX, cisma em instigar a incerteza – algo que pode tanto agradar quanto afastar o público.

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

Últimas Notícias

Netflix escala dois novos atores ao elenco do THRILLER político ‘Trinity’

Segundo o Deadline, Anthony Konechny ('Supergirl') e Jason Fernandes ('Cruel Summer') foram...

‘Grizzly Night’: Astro revela como foi contracenar com ursos reais no terror

O ator Oded Fehr comentou recentemente sobre sua experiência...

10 filmes de terror perturbadores para bagunçar sua mente

Toda pessoa que ama filmes de terror acredita que,...
Raphael Camacho
Raphael Camachohttps://guiadocinefilo.blogspot.com.br
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.