InícioCríticasCrítica | Love Kills – Filme Brasileiro sobre Vampiros Traz uma São...

Crítica | Love Kills – Filme Brasileiro sobre Vampiros Traz uma São Paulo Gótica [Festival do Rio 2025]


O gênero do terror (e suas subdivisões) há muito tempo faz sucesso no Brasil. Por essas e outras tivemos (e ainda temos) Zé do Caixão como ícone da cultura pop no país. A atração pelo incompreensível é inerente no ser humano, daí nossa tendência em taparmos o rosto mas manter os olhos abertos por entre os dedos para espiar o que está acontecendo. No entanto, apesar desse grande interesse, o gênero não é retratado com tanta frequência nos cinemas ou na literatura nacional, por isso é sempre motivo de celebração quando um filme como ‘Love Kills’ tem sua primeira exibição num grande festival como o Festival do Rio, o que demonstra que ao menos nessas mostras há lugar (e público) para os filmes de gênero.

Helena (Thais Lago, de ‘O Novelo’) é uma figura sombria que vive a rondar uma cafeteria antiga na zona central de São Paulo, perto de uma cracolândia. Todas as noites ela aparece no local onde Marcos (Gabriel Stauffer, da série ‘De Volta Aos 15’) trabalha, pede um café e fica ali sentada, observando. Marcos, insatisfeito com o rumo de sua vida, sempre chega atrasado e toma bronca do patrão, mas sempre fica de olho em Helena. Até o dia em que Helena parece se meter em uma confusão e Marcos vai em seu resgate, até que entende que ela não precisava de ajuda nenhuma dele pois, na verdade, ela é uma vampira superpoderosa, que foge de um grupo de vampiros que quer matá-la por alguma razão. Fascinado com esse mundo, Marcos vê aí a sua grande motivação na cidade grande.



Baseado na graphic novel homônima de Danilo Beyruth, lançada em 2019, o longa traduz exatamente esse aspecto de HQ underground misturado com um clima noir. Esse é o ponto forte de ‘Love Kills’: uma fotografia criativa que se apropria das locações para imprimir qualidade nas cenas (principalmente nos planos abertos) com um figurino que parece ter levado todo o orçamento (pois a protagonista desfila lindíssimos looks em cada tomada, o que, sim, imprime valor de produção ao longa) somados a um bom uso de luzes e cores, que frequentemente contrastam na tela para jogar com a índole dos personagens bons x maus e deixá-los evidentes ao espectador.

Com a belíssima e talentosa Thais Lago em primeiro plano roubando nossos olhares com aquele charme sedutor de um vampiro que sabe o poder que tem, ‘Love Kills’ ainda traz Erom Cordeiro (de ‘Supermax’) numa participação especial. Para contrastar com o poderio vampiresco, a diretora Luiza Shelling Tubaldini opta por deixar Gabriel Stauffer num Marcos num misto de hipnotismo e simples humanidade bem caricato, bem típico dos quadrinhos underground.

Love Kills’ cumpre o entretenimento e transmite um valor de produção maior do que possivelmente foi de verdade – o que é excelente para o projeto. Com uma ambientação mais produzida do que cenas de terror efetivamente e um grupo vampiresco meio Volturi, o filme deve agradar aos fãs do cartunista e àqueles que curtem essa narrativa mais de quadrinhos.

Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS