Remakes hollywoodianos costumam ser uma faca de dois gumes: de um lado, permitem que filmes que se restringem a um circuito bastante fechado ganhem uma roupagem mainstream e que atinjam um público maior; por outro, falham em quase todos os aspectos ao ser apenas uma cópia em língua inglesa de algo que, sob uma ótica fora do domínio estadunidense ou britânico, tinham um brilho próprio. Qual foi nosso medo quando a Blumhouse resolveu encabeçar uma releitura do aclamado suspense psicológico dinamarquês ‘Speak No Evil’, que chegou aos cinemas em 2022 e se tornou um dos melhores títulos do ano por sua competente narrativa e sua atmosfera extremamente angustiante.
Para o projeto, James Watkins, conhecido por seu trabalho em ‘A Mulher de Preto’, foi escalado como diretor e roteirista de uma versão mais comercial do longa-metragem original: na trama, uma família dos Estados Unidos está passando as férias na Itália e cruza caminho com uma outra família, criando laços de amizade que se estendem até mesmo depois que todos voltam às suas vidas. Não demora muito até que Louise (Mackenzie Davis) e Ben Dalton (Scoot McNairy), acompanhados da filha Agnes (Alix West Lefler), sejam convidados para visitar os excêntricos e divertidos Paddy (James McAvoy), Ciara (Aisling Franciosi) e Ant (Dan Hough) em sua idílica fazenda no interior da Inglaterra, para que conheçam um lado menos caótico do cenário inglês e aproveitem o ar fresco do campo. Porém, o que deveria ser um fim de semana sem preocupações logo se transforma em um pesadelo interminável e inescapável que coloca os Dalton em perigo constante.
Em se tratando de um suspense, a simples premissa parece não fugir muito das obviedades e, para aqueles que assistiram ao filme dinamarquês, é notável como lidamos com uma tradução quase literal do que já conhecemos. Porém, Watkins, aliado a um time criativo e técnico de habilidosas mãos, transforma esse remake em um dos melhores títulos do ano ao não se deixar levar pela ambição desmedida, prestando homenagens à obra de Christian Tafdrup em uma carta de amor ao terror psicológico e garantindo que cada uma das intrincadas engrenagens faça sentido dentro do epopeico espectro que se apodera das telonas. E, por essa razão, posso dizer com a mente limpa que a nova versão, intitulada ‘Não Fale o Mal’ no português, iguala-se à obra de 2022 em uma jornada aflitiva e torturante de duas horas de duração que nos deixa à beira de um ataque de nervos do começo ao fim.
É notável como Watkins aposta fichas nessa ambientação desde as primeiras cenas na paradisíaca costa italiana, estendendo seu comprometimento com o gênero em questão até os créditos finais. Todavia, ele não está sozinho nessa empreitada: de um lado, temos a tétrica trilha sonora assinada pela dupla Danny Bensi e Saunder Jurriaans, que sabe como arranjar os apoteóticos instrumentos orquestrais sem tangenciar o melodrama e sem forçar que o público sinta determinada emoção – visto que essa ambiguidade não é necessária e a música serve como elemento personificado dentro de uma gloriosa e sólida estrutura fílmica; de outro, a montagem de Jon Harris dá algumas pistas dos eventos que irão se desenrolar na trama, mas sem entregar o ouro e permitindo que o embate entre a fachada de uma pseudo-realidade em ruínas e o que realmente se esconde por trás de máscaras psicóticas.
Se a parte artística acerta em cheio, o elenco emerge como a cereja do bolo através de atuações aplaudíveis e que explodem em uma química inebriante. McAvoy volta ao mundo do suspense após uma investida gloriosa em ‘Fragmentado’, entregando uma de suas melhores performances como o odioso e controverso Paddy. Porém, ele não é o único a roubar a cena, visto que Davis rende-se à persona de Louise em um trabalho magnífico, demonstrando não ter medo de arriscar ao criar a personalidade da protagonista e ao colocá-la não apenas em um arco de sobrevivência compulsória, mas de um necessário amadurecimento como mulher, mãe e esposa; e Hough fornece um espetáculo por conta própria ao encarnar Ant, um jovem menino que não consegue se comunicar e que canaliza cada uma de suas expressões para um olhar gélido e perdido que vê nos Dalton a esperança de escapar de uma prisão sem grades – e que domina os momentos finais com força inigualável.
É certo dizer que o filme não está livre de falhas. Porém, os deslizes concentram-se apenas em determinadas cenas no final do terceiro ato, em que certas informações são jogadas apenas para dar continuidade ao ritmo; em outras palavras, percebemos que esses breves equívocos são ínfimos perto da grandiosa beleza do que veio antes e de uma conclusão certeira que finaliza, sem se arrastar, cada uma das subtramas que são apresentadas desde o princípio.
‘Não Fale o Mal’ é uma grata surpresa da Blumhouse e, de longe, um dos melhores filmes da produtora em anos – o que é dizer muito, considerando fracassos retumbantes como ‘Mergulho Noturno’ e ‘Imaginário: Brinquedo Diabólico’. Mais do que isso, a esforçada composição de uma equipe talentosa e de um elenco de ponta garantem que esse remake tenha algo para dizer além de uma mera cópia – motivo pelo qual se sagra um dos melhores filmes de suspense do ano.