Em sua estreia na direção, Jordan Peele conseguiu revolucionar o cinema do suspense com o espetacular ‘Corra!‘ (Get Out), trazendo um dos roteiros mais instigantes dos últimos anos e misturando crítica social com terror. O resultado foi simplesmente surpreendente, transformando o filme em um sucesso de público e crítica.
Seu segundo filme, ‘Nós‘, também acertou em trazer uma instigante reviravolta, que, apesar de não ser tão aclamado, conquistou a audiência e recebeu boas críticas.
Com dois primeiros filmes incríveis no currículo, o roteirista e diretor agora entrega ‘Não! Não Olhe!‘, com a difícil missão de atender às expectativas. Mas, em vez de seguir a máxima de Hollywood de sempre fazer filmes maiores e mais caros que os anteriores, Peele subverte as expectativas e entrega um filme menor em escala e também em ideias.
‘Não! Não Olhe!‘ é interessante naquilo que se propõe, mas pode decepcionar aqueles que esperam reviravoltas brilhantes emaranhadas em críticas sociais. É uma história mais simples, sem grandes reviravoltas, que conquista mais por ser contada através do brilhante ponto de vista do diretor do que por seu enredo em si. É um filmão, mas nada comparado a seus anteriores.
A trama, que lembra muito um episódio de ‘Além da Imaginação‘, acompanha dois irmãos que administram um rancho de cavalos na Califórnia e descobrem algo maravilhoso e sinistro nos céus, enquanto o dono de um parque temático adjacente tenta lucrar com o fenômeno misterioso e sobrenatural.
Ao longo de 2 horas e 10 minutos de duração, Peele sabe segurar a atenção da audiência com sequências extremamente tensas e momentos inimagináveis, dando o tom fantasioso e sombrio da produção.
Além dos diálogos sagazes característicos e um humor peculiar, Peele também entrega uma direção inspirada com uma fotografia ostentosa e uma impressionante qualidade técnica.
Temos também um elenco de grandes estrelas. Daniel Kaluuya (‘Corra!’) vive o protagonista, mas parece estar sempre vivendo o mesmo personagem. Quem brilha são os coadjuvantes: Keke Palmer (‘Scream Queens’) está brilhante no papel da coprotagonista e Brandon Perea rouba a cena. Já Steven Yeun (‘The Walking Dead’) estrela uma das tramas paralelas do filme, que apesar de parecer não se encaixar na história, é o que dá ritmo ao filme e traz mais suspense.
‘Não! Não Olhe!‘ é um filme tecnicamente impecável, que sabe como segurar a atenção. É uma viagem muito louca, que vale mais pela viagem em si do que pelo destino final. Aqueles que não esperam se surpreender novamente com as reviravoltas brilhantes de Peele com certeza vão se divertir, mas quem for com muita sede por ideias originais e um desfecho revolucionário pode se decepcionar.
Confira nossa entrevista com o elenco e siga o CinePOP no YouTube:
View this post on Instagram