sexta-feira, março 29, 2024

Crítica Netflix | Dude: A Vida é Assim – Quarteto promissor comanda dramédia adolescente

As Patricinhas de Beverly Hills 2018

A Netflix não para e segue lançando uma produção original atrás da outra, sejam séries, minisséries, documentários e filmes de todos os gêneros (até mesmo obras de prestígio que vão parar em Cannes). E talvez essa, mesmo a contragosto de alguns, seja a receita do sucesso, já que recentemente a empresa teve o valor, em sua avaliação de mercado, superior ao da toda poderosa Disney. Quem diria.

Dude: A Vida é Assim, nova produção da casa que estreou no fim do mês passado, é outra das propostas da empresa voltadas ao espectador jovem. Vendido ao público pelo elenco de nomes promissores, o longa narra as desventuras de quatro amigas colegiais inseparáveis, e seu último ano juntas até a já famosa despedida rumo à faculdade.

Lucy Hale (Pretty Little Liers), Kathryn Prescott (Skins), Alexandra Shipp (X-Men: Apocalypse) e Awkwafina (Vizinhos 2) são os nomes de destaque no elenco, vivendo as amigas protagonistas. Quando a trágica morte de um colega de classe muito próximo a elas se abate sobre o grupo, a estrutura é realinhada e repensada. Dude aborda a amizade de jovens mulheres no mundo moderno, sem papas na língua, e sem evitar assuntos polêmicos – como drogas, sexo e relacionamentos.

Escrito e dirigido por Olivia Milch, o filme teen pode servir, entre outras coisas, para ditar o tom do novo Oito Mulheres e um Segredo (que tem estreia marcada para o início do próximo mês e traz Sandra Bullock e Cate Blanchett encabeçando um elenco feminino estelar). Tudo porque é justamente Milch a responsável pelo roteiro do filme de assalto – além de ser a produtora do blockbuster também. Não por acaso o longa da Warner trará no elenco a jovem Nora Lum, vulgo Awkwafina. Milch também é a responsável pelo roteiro do filme da Barbie, em fase de pré-produção com lançamento para 2020. Aqui, a artista estreia no texto e direção de um longa, e entrega um trabalho acima da média.

Existe muita sinceridade nas situações e interações dos personagens em Dude, em especial dos jovens retratados. E isto é uma mescla da qualidade do roteiro e direção de Milch, com as atuações do elenco principal, que se joga sem vergonha de abordar temas impróprios para menores. Dude é mais atrevido e autoconsciente do que poderíamos imaginar, se tratando de uma obra Netflix. Temos levantados, por exemplo, a masturbação feminina no colégio como tópico – em uma cena muito boa e engraçada, protagonizada com a maior cara de pau por Awkwafina.

Kathryn Prescott serve como a personagem com quem devemos criar identificação, e que nos conduzirá por esta jornada colegial. E a carismática Alexandra Shipp, mesmo sem ter tanto destaque aqui, exibe trejeitos já marcados em outros filmes, como no recente sucesso Com Amor, Simon (o filme amorzinho do ano). Mas quem se destaca por absoluto e ganha todos os holofotes é Lucy Hale, vista recentemente no terror da Blumhouse, Verdade ou Desafio, ainda em cartaz no Brasil. Assim como no citado filme assustador – e não à toa os produtores a acharam apta a carregar um longa – a jovem que está em vias de completar 29 anos (sim, ela é bem mais velha do que aparenta) é a alma e dá o peso aqui.

Hale demonstra rara mistura de carisma e peso performático, exibindo grande abrangência de atuação. A julgar unicamente por seu desempenho aqui, há de se assegurar que a jovem está preparada para se tornar uma estrela. Além de tudo, reflete coragem e confiança ao protagonizar uma cena de sexo pra lá de sensual, sem fugir da nudez no momento íntimo (e de alguns detalhes mais intensos), que embora não fossem essenciais ao filme, trazem uma profundidade de realismo ainda mais respeitosa ao tema, descortinando de vez o assunto apresentado.

Dude: A Vida é Assim não é a reinvenção da roda no segmento, e tampouco almeja ser. Porém, na olhada de bastidores na vida da classe média alta norte-americana planejada, tem todos os méritos possíveis. E mostra que garotas querem mais do que apenas se divertir…

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS