O universo do True Crime insiste em nos surpreender e vem conquistando cada vez mais a atenção do público. A bola da vez é uma história chocante ocorrida nos Estados Unidos, envolve cyberbullying, investigação policial e uma verdade capaz de deixar qualquer um de queixo caído. Disponível na Netflix, este documentário acompanha todo o desenrolar na vida de dois jovens vítimas de perseguição e assédio.
Dirigido pela cineasta norte-americana Skye Borgman, conhecida pelo ótimo A Garota da Foto, Número Desconhecido: Catfishing na Escola apresenta seus fatos em uma narrativa que busca o suspense na revelação do grande vilão dessa história. Através de depoimentos que mostram os pontos de vistas de personagens envolvidos nessa trama macabra, vamos sendo jogados em assuntos que circulam na sociedade – alguns expostos, outros nem tantos assim.

Numa pequena cidade dos Estados Unidos, um fato chocou a população: um jovem casal adolescente começou a receber mensagens violentas durante meses. Sem soluções por parte da direção da escola, a polícia foi acionada e, após uma busca incansável, descobriu a chocante identidade da pessoa por trás das mensagens.

A estrutura desse projeto é básica, envolvendo o público com elementos narrativos que nos conduzem até o choque de uma revelação. Quando vemos, estamos imersos num suspense. Quando isso acontece, a linha tênue entre o discurso apresentado e o vitimismo do principal vilão dessa história fica na corda bamba, podendo gerar inúmeras interpretações. É difícil se aprofundar nessa questão sem entregar spoilers, mas o que podemos dizer é que algumas nuances ficam nas entrelinhas.

O papel da direção da escola, as acusações contra outros jovens e a ação policial ganham olhares dos familiares dos envolvidos e não deixam de ser alguns pontos importantes para tudo que se mostra presente em todo o período do ocorrido. Com esses elementos em mãos, o filme ganha um ritmo tenso e de iminente confronto.

O cyberbullying é um tema central nesta obra. Cada vez mais com o celular nas mãos, jovens de todo o mundo embarcam no universo digital e muitas vezes se expõem a perigos constantes. Essa questão social é levemente aprofundada aqui nesse documentário através da situação em si, mas sem muitas camadas para discussões mais amplas, algo que deixa de enriquecer debates importantes.
