Crítica | O Shaolin do Sertão



Halder Gomes é um amante do Cinema, das artes marciais e do humor circense. Juntando tudo isso, o diretor conseguiu dentro de um grande resumão brasileiro, fazer uma das homenagens mais divertidas e puras dentro dessas três bases estruturais. Mas antes de mais nada, ‘O Shaolin do Sertão‘, é acima de tudo, uma verdadeira ode à raiz do popularesco!

A história escrita por L.G. Bayão é ágil e farsesca, compondo uma grande brincadeira com todos aqueles clichês que já conhecemos em filmes de Mestre/Aluno e sobre Superação Final.

Aluízio Li (Edmilson Filho) é um aficionado por artes marciais, que vive num mundo de fantasias e que se veste e se comporta como um monge Shaolin. Seus dias de paz acabarão quando o ex-lutador de vale-tudo Toni Tora Pleura (Fábio Goulart) anuncia um “tour” de desafios por várias cidades do interior do Ceará, incluindo Quixadá, onde vive Aluízio. Sem credibilidade e vítima de uma trama política oportunista, cabe a ele a difícil missão de defender a honra da região contando apenas com o apoio do inseparável amigo Piolho (Igor Jansen) e com a fé da mãe Dona Zefa (Fafy Siqueira).

shaolindosertao_2

Temos lá, o Seu Miagui (o cantor brega Falcão, impagável), a mãe protetora e brigona (Fafy Siqueira, dando muito carinho à sua personagem), o menino peralta que ajuda o protagonista (Piolho, de longe um dos atores mirins mais carismáticos já encontrados), a mocinha (Bruna Hamú, graciosa), o namorado marrento dela (Marcos Veras, divertidamente arrogante), os políticos corruptos que querem se dar bem em cima da população e os filmes como grande motivador do herói… aqui, no caso, fitas de VHS – precisamos lembrar que a história se passa nos nostálgicos anos 80 -, tudo comandado de forma tão pura, que somos capazes de perceber como Halder Gomes deveria estar se deliciando!

- Ads -

E, surpreendentemente, temos nessa fanfarrona comédia, uma fotografia local muito apurada… como Gomes demonstra nas paisagens de Quixadá e nas cenas em que o protagonista treina seus golpes em cima de um rochedo.

shaolindosertao_1

Aliás, se o filme tem um trunfo, é Edmilson Filho… que repete a parceria com Gomes pela terceira vez (o primeiro foi no drama ‘As Mães de Chico Xavier‘, e depois, no também divertido ‘Cine Holliúdy‘, que terá uma continuação em breve) encarnando comicamente um herói ingênuo, de coração bom, que só quer ajudar sua cidade e ter um reconhecimento como alguém que é competente no que faz. Na vida real, Edmilson Filho realmente luta taekwondo, o que facilitou sua incrível performance.

Ainda que a edição seja um tanto irregular em alguns poucos momentos, tornando algumas piadas como esquetes de humor, nada estraga o brilho de ver um produto de raiz que brinca da forma mais bonita com aquelas bases estruturais enquanto consegue ao mesmo tempo, construir um protagonista tão cativante: Edmilson Filho é um PERFEITO herói brasileiro!

E que essa dupla (Halder Gomes e Edmilson Filho) não pare tão cedo.

shaolindosertao_1

author avatar
Marcel Camp

Inscrever-se

Notícias

Blumhouse vai fazer reboot de ‘A Bruxa de Blair’

Após três filmes da franquia 'Bruxa de Blair', um...

3ª temporada de ‘Com Carinho, Kitty’ chega ao streaming!

A 3ª temporada de 'Com Carinho, Kitty', adorada série...
Assista também: