sábado, fevereiro 7, 2026
InícioCríticasCrítica | Origens Secretas – Serial Killer e Heróis da Marvel e...

Crítica | Origens Secretas – Serial Killer e Heróis da Marvel e DC juntos em Suspense da Netflix





Parece improvável, mas é isso mesmo que você leu: um serial killer está matando pessoas como se fossem heróis da Marvel ou da DC no inovador argumento de ‘Origens Secretas’, novo filme de suspense policial da Netflix.

- Publicidade -

Tudo começa com David (Javier Rey), um policial recém transferido para Madri porque o atual investigador local, Cosme (Antonio Resines), está se aposentando. Então, um assassinato bizarro indica a existência de um serial killer, que mata as pessoas fazendo-as parecer como nas histórias originais das famosas HQs da Marvel e da DC, por isso, a delegada Norma (Verónica Echegui) solicita que David seja auxiliado por Jorge (Brays Efe, que é a cara do Jovem Nerd), filho de Cosme e dono de uma loja geek cujos conhecimentos sobre o universo dos quadrinhos é acima da média.

Baseado no livro homônimo de David Galán Galindo (que também escreveu o roteiro e dirigiu este filme), ‘Origens Secretas’ é, acima de tudo, bastante inovador. Ao misturar o suspense policial raiz – ou seja, aquela premissa de investigador + suspeito + pistas espalhadas, cuja sequência da descoberta levam à identidade do assassino –, romance (afinal, tem que ter né) e cultura geek, David Galán Galindo traz frescor e sorrisos a um gênero cada vez mais em ascensão. Frescor porque é, de fato, bastante original misturar cultura nerd em um gênero tão sisudo (ainda que paire a dúvida sobre os direitos autorais da utilização desses nomes todos na produção), e sorrisos porque, bom, não tem como não rir dessa premissa.

O roteiro, que tem a colaboração de Fernando Navarro, evolui muito bem à medida em que as identidades dos super-heróis vão sendo reveladas, e inclui muitas referências à cultura pop que o espectador vai ficando cada vez mais empolgado com a evolução da história (e, a bem da verdade, com a criatividade desse serial killer). A título de exemplo, temos um cidadão que é morto com uma picada mortal de uma aranha, e seu corpo é encontrado pendurado no teto de um estabelecimento – uma clara referência à origem de Homem-Aranha.

- Publicidade -

Com o objetivo de transpor para o gênero policial os elementos e protagonistas das culturas nerd e geek, é claro que ‘Origens Secretas’ vez ou outra acaba deslizando numa resolução conveniente demais ou inserindo elementos que em nada acrescentam ao enredo, o que pode acabar não satisfazendo os fãs mais criteriosos das histórias de investigação policial.

Mas, deixando isso de lado, ‘Origens Secretas’ é um filme super divertido que vai agradar a galera jovem aficionada por vilões, super-heróis, cosplays e outras nerdices. Irônico e despretensioso, é uma produção que presta bela homenagem ao legado construído pelo universo nerd no coração dos fãs.

- Publicidade -

- Advertisement -

Não deixe de assistir:

Assista TAMBÉM:

Janda Montenegro
Janda Montenegrohttps://cinepop.com.br
Janda Montenegro é doutora-pesquisadora em Literatura Brasileira no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRJ com ênfase nas literaturas preta e indígenas de autoria brasileira contemporâneas. De origem peruana amazônica, Janda é uma palavra em tupi que significa “voar”. Desde 2018 trabalha como crítica de cinema nos portais CinePOP e Cabine Secreta. É curadora, repórter cultural, assistente de direção e roteirista. Co-proprietária da produtora Cabine Secreta e autora dos romances Antes do 174 (2010), O Incrível Mundo do Senhor da Chuva (2011); Por enquanto, adeus (2013); A Love Tale (2014); Três Dias Para Sempre (2015); Um Coração para o Homem de Lata (2016); Aconteceu Naquele Natal (2018,). O Último Adeus (2023). Cinéfila desde pequena, escreve seus textos sem usar chat GPT e já entrevistou centenas de artistas, dentre os quais Xuxa, Viola Davis, Willem Dafoe, Luca Guadanigno e Dakota Johnson.

LEIA MAIS

MATÉRIAS

CRÍTICAS