quinta-feira , 20 fevereiro , 2025

Crítica | Os Pequenos Vestígios: Denzel Washington e Jared Leto brilham em suspense criminal previsível


YouTube video

Em meio a uma atmosfera neo noir, onde as sombras e a luz baixa dominam as cenas, dois policiais no extremo de suas profissões – um em sua ascensão e o outro em sua “queda” – pairam diante de uma sucessão de feminicídios em série, ainda sem solução. O tempo já não é mais um aliado e sob a pressão de encontrar uma resolução, Denzel Washington e Rami Malek navegam pela Los Angeles dos anos 90, à procura de um homem capaz de cometer tamanhas atrocidades. Entre dúvidas e um suposto comportamento suspeito, Jared Leto emerge como aquele que carrega um alvo em si, sob a premissa de talvez ser o responsável pelos crimes. Os Pequenos Vestígios é um thriller mais sobre questionamentos do que respostas, permeado por uma previsibilidade que pode até lhe tirar parte do seu sabor, mas ainda preserva um pouco do seu brilho.

os pequenos vestigios filme b 2



E aqui, parece mesmo que estamos nos anos 90. O cineasta John Lee Hancock (‘Um Sonho Possível‘) nos entrega um roteiro que inevitavelmente nos remete ao gênero criminal do período em questão. Brincando sempre com a dúvida de seus personagens, ele busca fazer uma reflexão sobre percepções e como sua inexatidão pode se tornar um problema de proporções extravagantes. Aqui, seguimos por duas horas de filme nos passos dos nossos protagonistas, à medida que eles seguem os passos do possível serial killer Albert Sparma (Leto). Com todas as características que, teoricamente, lhe tornariam culpado, o longa nos leva por essa jornada cheia de preconceitos e conceitos pré-estabelecidos, tentando construir o seu mistério na batida proposta de “será que ele é culpado ou não?”.

Mas ainda que o roteiro não inove em absolutamente nada e possa até mesmo frustrar os anseios de muitos cinéfilos, Os Pequenos Vestígios não chega nem perto de ser uma experiência cinematográfica perdida. Totalmente rendido nas atuações, o longa se constrói de forma mais efetiva e convincente em seus protagonistas. Aqui, a complexidade psicológica presente nas caracterizações de Washington, Malek e Leto fazem o seu tempo valer a pena. A densidade de suas performances e a afeição pelos conflitos apresentados na trama os tornam – facilmente – o melhor do filme. E naturalmente, o que poderia ser uma experiência fracassada nas mãos do elenco errado, se torna uma oportunidade até valiosa de reflexões pessoais.

os pequenos vestigios 1


A fraqueza de Os Pequenos Vestígios está em sua falta de ousadia. Inicialmente nos levando a crer que estaríamos diante de uma narrativa construída aos moldes de Festim Diabólico, o filme logo se esquiva disso e segue por uma rota comum demais. Mas ainda assim, se você estiver realmente disposto a se permitir levar pela trama, o filme pode trazer pequenas surpresas e embalá-lo em uma atmosfera de constante interrogação – o que te manterá bastante ocupado e focado no enredo. Mas quando um filme reside demais no empenho de sua audiência para ser bom, é aí que mora o problema. E é desse mal que faz com que este thriller – tão cheio de potencial – se perca em si mesmo. Sem muito esforço, o longa eventualmente se tornará inesquecível, ainda que o seu final resgate uma angustiante e deliciosa surpresa para os amantes de filmes inquietos e que não deixam soluções óbvias como resposta.

Patinando em sua primeira metade sob um ritmo lento, o suspense criminal poderia ter sido resolvido em menos tempo e pode incomodar os mais impacientes. Com um encerramento que deixará a audiência ou muito intrigada ou muito indignada, Os Pequenos Vestígios não é um filme para qualquer um, mas não deixa também de ser uma valiosa oportunidade de conferir três brilhantes vencedores do Oscar em uma dinâmica tão prazerosa, que até fará com que o seu precioso tempo não tenha sido gasto em vão.

 


IMPERDÍVEL! Você vai VICIAR nessa história de Vingança à moda antiga....

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
200,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS

Crítica | Os Pequenos Vestígios: Denzel Washington e Jared Leto brilham em suspense criminal previsível

Em meio a uma atmosfera neo noir, onde as sombras e a luz baixa dominam as cenas, dois policiais no extremo de suas profissões – um em sua ascensão e o outro em sua “queda” – pairam diante de uma sucessão de feminicídios em série, ainda sem solução. O tempo já não é mais um aliado e sob a pressão de encontrar uma resolução, Denzel Washington e Rami Malek navegam pela Los Angeles dos anos 90, à procura de um homem capaz de cometer tamanhas atrocidades. Entre dúvidas e um suposto comportamento suspeito, Jared Leto emerge como aquele que carrega um alvo em si, sob a premissa de talvez ser o responsável pelos crimes. Os Pequenos Vestígios é um thriller mais sobre questionamentos do que respostas, permeado por uma previsibilidade que pode até lhe tirar parte do seu sabor, mas ainda preserva um pouco do seu brilho.

os pequenos vestigios filme b 2

E aqui, parece mesmo que estamos nos anos 90. O cineasta John Lee Hancock (‘Um Sonho Possível‘) nos entrega um roteiro que inevitavelmente nos remete ao gênero criminal do período em questão. Brincando sempre com a dúvida de seus personagens, ele busca fazer uma reflexão sobre percepções e como sua inexatidão pode se tornar um problema de proporções extravagantes. Aqui, seguimos por duas horas de filme nos passos dos nossos protagonistas, à medida que eles seguem os passos do possível serial killer Albert Sparma (Leto). Com todas as características que, teoricamente, lhe tornariam culpado, o longa nos leva por essa jornada cheia de preconceitos e conceitos pré-estabelecidos, tentando construir o seu mistério na batida proposta de “será que ele é culpado ou não?”.

Mas ainda que o roteiro não inove em absolutamente nada e possa até mesmo frustrar os anseios de muitos cinéfilos, Os Pequenos Vestígios não chega nem perto de ser uma experiência cinematográfica perdida. Totalmente rendido nas atuações, o longa se constrói de forma mais efetiva e convincente em seus protagonistas. Aqui, a complexidade psicológica presente nas caracterizações de Washington, Malek e Leto fazem o seu tempo valer a pena. A densidade de suas performances e a afeição pelos conflitos apresentados na trama os tornam – facilmente – o melhor do filme. E naturalmente, o que poderia ser uma experiência fracassada nas mãos do elenco errado, se torna uma oportunidade até valiosa de reflexões pessoais.

os pequenos vestigios 1

A fraqueza de Os Pequenos Vestígios está em sua falta de ousadia. Inicialmente nos levando a crer que estaríamos diante de uma narrativa construída aos moldes de Festim Diabólico, o filme logo se esquiva disso e segue por uma rota comum demais. Mas ainda assim, se você estiver realmente disposto a se permitir levar pela trama, o filme pode trazer pequenas surpresas e embalá-lo em uma atmosfera de constante interrogação – o que te manterá bastante ocupado e focado no enredo. Mas quando um filme reside demais no empenho de sua audiência para ser bom, é aí que mora o problema. E é desse mal que faz com que este thriller – tão cheio de potencial – se perca em si mesmo. Sem muito esforço, o longa eventualmente se tornará inesquecível, ainda que o seu final resgate uma angustiante e deliciosa surpresa para os amantes de filmes inquietos e que não deixam soluções óbvias como resposta.

Patinando em sua primeira metade sob um ritmo lento, o suspense criminal poderia ter sido resolvido em menos tempo e pode incomodar os mais impacientes. Com um encerramento que deixará a audiência ou muito intrigada ou muito indignada, Os Pequenos Vestígios não é um filme para qualquer um, mas não deixa também de ser uma valiosa oportunidade de conferir três brilhantes vencedores do Oscar em uma dinâmica tão prazerosa, que até fará com que o seu precioso tempo não tenha sido gasto em vão.

 

Mais notícias...

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
372,000SeguidoresSeguir
1,620,000SeguidoresSeguir
195,000SeguidoresSeguir
162,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS