segunda-feira, dezembro 29, 2025




Crítica | ‘Pluribus’ – Um dos grandes acontecimentos do ano pra quem gosta de boas histórias!

Apple TV+Crítica | 'Pluribus' – Um dos grandes acontecimentos do ano pra quem gosta de boas histórias!

Depois de Breaking Bad – top 10 em séries da história – e Better Call Saul, a mente criativa do norte-americano Vince Gilligan parece não querer parar de nos surpreender! Repleta de mistérios antes de ser lançada, com pouquíssimas informações sobre o que seria esse novo trabalho do roteirista norte-americano de 58 anos, Pluribus inverte pré-conceitos quando pensamos em desenrolares na iminência do fim da existência, partindo para uma proposta ousada: uma abordagem completamente inesperada para apresentar personagens intrigantes, envolvidos em um presente repleto de peculiaridades.

Essa não é uma série fácil de se definir – bastante complexa – e pode ser que não agrade a todo mundo. Há muitas maneiras de entendermos essa história, mas cada um desses caminhos passa por uma figura central arrebatadora. Em uma certa noite, a escritora de relativo sucesso Carol Sturka (Rhea Seehorn, em atuação destacada) percebe que o mundo mudou completamente e as pessoas começaram a agir de forma estranha. Após uma perda que a abala, ela logo entende que é uma das poucas pessoas que não sofreram com as estranhas transformações da população mundial. Tentando juntar as peças de um quebra-cabeça complicado, Carol precisa se adaptar a esse novo cenário.



A primeira questão que surge ao longo dos episódios dessa primeira jornada é a seguinte: o que você faria se o provável fim do mundo fosse completamente diferente do que imaginava? Com essa deixa preenchendo a essência do estranho apocalipse que se projeta, a narrativa – sabiamente – recheia o desenvolvimento dos personagens com complexidade emocional e impulsos morais emblemáticos, que atravessam o incômodo e o afeto, formando um termômetro constante do que podem ser os próximos passos da heroína. O brilhante último episódio desta primeira temporada, La Chica o El Mundo, é o maior exemplo disso.

 

Mas há quem se engane ao pensar que essa é uma história leve sobre o fim dos tempos, apenas por ir na contramão de outras narrativas de contexto parecido. Longe disso! Aqui, as camadas que vão se abrindo são profundas. Nesse mundo imaginado, onde uma invasão chega oferecendo felicidade, a tristeza está juntinha de qualquer fôlego momentâneo; o desejo logo acessa o medo, e as desconstruções oferecem novos olhares sem perder o trilho do ponto principal do roteiro: subverter expectativas.

 

Além das ambiguidades da excelente protagonista, não podemos deixar de destacar a personificação do time da invasão, Zosia (Karolina Wydra, também fabulosa no papel), uma personagem que representa um todo – quem assistir a série entenderá. Essa figura importante, que é o contraponto da personagem principal, evidencia dilemas e propósitos, jogando numa constante gangorra os abismos que podem existir entre o indivíduo e a sociedade. Vamos ficar também de olho em Manousos (Carlos-Manuel Vesga), personagem que ganha os holofotes nos episódios finais e que deve ser uma importante peça para a conclusão dessa história.

Disponível em um dos melhores streamings disponíveis no Brasil, a Apple Tv, Pluribus entrega muito através das suas questões existenciais. Vamos torcer para que as próximas temporadas – a segunda já está confirmada – mantenham a excelência. É filosofia, é sociologia, é entretenimento, tudo embutido em nove episódios nessa brilhante jornada inicial. Valeu a pena esperar até o finalzinho do ano para conhecermos a melhor série de 2025.

author avatar
Raphael Camacho Crítico de Cinema
Raphael Camacho é um profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Ao longo de sua trajetória, atuou como programador de salas de cinema, além de ter trabalhado nas áreas de distribuição e marketing de filmes. Paralelamente à sua atuação na indústria, Raphael sempre manteve sua paixão pela escrita, contribuindo com o site Cinepop, onde se consolidou como um dos colaboradores mais antigos e respeitados deste que é um dos portais de cinema mais queridos do Brasil.
MATÉRIAS
CRÍTICAS

NOTÍCIAS