segunda-feira, abril 15, 2024

Crítica | Puro-Sangue – Suspense psicológico é o último filme de Anton Yelchin

Duas das mais jovens e talentosas atrizes do cinema independente norte-americano se encontram em Puro-Sangue (Thoroughbreds), um drama meio suspense, meio psicótico, lançado diretamente em vídeo no Brasil. Dirigido e roteirizado pelo estreante Cory Finley, a obra possui uma ambientação intimista e um tempo de cena desacelerado, isto é, a câmera está sempre focada nas expressões e olhares de Olivia Cooke (Jogador Nº1) e Anya Taylor-Joy (Fragmentado).

Assim como o título, todo o filme faz uma analogia aos cavalos e a maneira de domá-los e abatê-los, isso porque ambas as meninas têm uma ligação com hipismo e a cena de abertura é exatamente Amanda (Olivia Cooke) encarando o animal e, em seguida, ela bate à porta da enorme casa de Lily (Anya Taylor-Joy). As duas costumavam ser amigas de infância, mas cresceram separadas. O reencontro ocorre plasticamente com um acordo de Lily ajudar Amanda nas aplicações para universidades.

A partir destes encontros, as meninas discutem sobre o estado mental de Amanda e os sentimentos de Lily. Assim, elas acabam por encontrar pontos em comum, como egocentrismo e antissociabilidade. De forma sempre distante, Amanda revela não sentir nada, nem dor, nem alegria, enquanto Lily sente-se aprisionada pelo padrasto Mark (Paul Sparks), o qual a jovem nutre uma aversão desmedida. Em uma cena simbólica, elas ensaiam o reinício de uma amizade em um abraço seco e desencontrado.

Como consequência desta reaproximação, Amanda e Lily começam a passar mais tempo juntas e as ideias de Amanda a levam insinuar que a morte de Mark poderia ser um alívio para Lily. Concentrada em suas próprias vontades e anseios, Lily acredita que a solução proposta é viável e elas começam a planejar como cometer o crime sem serem suspeitas. Em momentos, há um vislumbre do drama Almas Gêmeas (1994), de Peter Jackson, no qual a figura de autoridade representa uma ameaça a ser eliminada, no entanto, aqui de forma desapaixonada.

Em sua última aparição no cinema, Anton Yelchin – na pele de Tim –  serve de bode expiatório na história. Após cumprir uma pena, o desajustado rapaz é socialmente rejeitado nos subúrbios de Connecticut e, por isso, as jovens tentam chantageá-lo para resolver o problema delas. Apesar do pequeno papel, é possível apreciar o trabalho do jovem ator pouco antes do seu trágico falecimento em junho de 2016.

Como todo bom filme independente, a construção da trama e as atuações são os pontes fortes, com uma sofisticação de enquadramentos. Um dos personagens do filme é o ruído da máquina/ esteira/ aparelho de ginástica do padrasto que ecoa pela casa, trazendo um tom de desagrado somente pela sua presença em cena. O filme é todo sob a perspectiva das meninas, ou seja, as sensações comunicadas são as delas.

Não deixe de assistir:

Por outro lado, a atenção do entorno de ambas mostra o quão doentias as adolescentes são e como os seus olhares são deturpados. Afinal, as adolescentes são ricas e mimadas, e suas desconexões com o mundo é fruto da falta de empatia pelos outros. Nesta linha, Puro-Sangue é um dos mais arrebatadores filmes de adolescência, em que a pulsão de morte e descontrole ecoa mais alto que a racionalidade. A cena ápice do filme, nos 10 minutos finais, é de um estarrecimento e, contraditoriamente, de um sutileza marcante também.

Para os apreciadores de pequenas obras de artes, o trabalho de estreia de Corey Finley merece ser prestigiado, assim como o trabalho dos jovens atores. Puro-sangue é um grito de desespero de uma geração letárgica perdida dentro do próprio umbigo e anestesiada por sintéticos. Apesar do filme não deixar nenhuma dessas ideias em evidência, ele constrói uma metáfora sobre as possibilidades de controle de um animal selvagem.

Mais notícias...

Letícia Alassë
Crítica de Cinema desde 2012, jornalista e pesquisadora sobre comunicação, cultura e psicanálise. Mestre em Cultura e Comunicação pela Universidade Paris VIII, na França e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Nascida no Rio de Janeiro e apaixonada por explorar o mundo tanto geograficamente quanto diante da tela.

Siga-nos!

2,000,000FãsCurtir
370,000SeguidoresSeguir
1,500,000SeguidoresSeguir
183,000SeguidoresSeguir
158,000InscritosInscrever

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MATÉRIAS

CRÍTICAS