No início do milênio, lá pelos idos 2002, um filme de suspense estreou nos cinemas e rapidamente conquistou o público por conta de sua trama simples, porém possível de acontecer. Tratava-se de ‘Quarto do Pânico‘, um longa estrelado por Jodie Foster (de ‘O Silêncio dos Inocentes‘) e que, entre outras coisas, ajudou a consolidar a promissora carreira da jovem atriz Kristen Stewart (que este ano está se lançando na direção de filmes). Qual foi a surpresa de, uns anos atrás, uma versão brasileira dessa história ter sido anunciada, encabeçada por um grande elenco e cuja produção, de mesmo nome, teve premiere ano passado no Festival do Rio e chega agora diretamente ao streaming, com estreia nacional este sábado no Telecine.
- Publicidade -

Após perder o marido em um assalto enquanto dirigia, uma mãe (
Isis Valverde, atualmente indicada naquela premiação com nome de fruta) decide se mudar com sua filha,
Bel (
Marianna Santos), para uma casa mais segura, tecnológica e totalmente integrada. A mansão, entre outras coisas, possui um quarto seguro, onde a mulher pode monitorar tudo que acontece na residência e no entorno, e onde pode encontrar diversos itens de sobrevivência para todo tipo de ocorrência. Só que no mesmo dia em que se mudam, na mesma noite, acontece uma invasão na casa e três ladrões (
Marco Pigossi [de ‘
Maré Alta‘],
André Ramiro [de ‘
Tropa de Elite‘] e
Caco Ciocler [de ‘
As Polacas‘]), sedentos por algo de valor escondido na casa, colocam em risco a paz de mãe e filha. Para se proteger, as duas se trancam no ‘
Quarto do Pânico‘, na esperança de que os ladrões as deixassem após fazerem a limpa na casa. Mas não é bem isso que acontece.
Com quase uma hora e quarenta de duração e uma história bem simples e sem muitos elementos, surpreende que a nova leitura do filme de sucesso deixe a sensação de que ficou faltando explicação de certas coisas, como se o tempo não tivesse sido suficiente embora, na prática, a duração seja dentro do padrão.
Se por um lado o novo ‘
Quarto do Pânico‘ imprime alto valor de produção (tem um elenco renomado, uma locação luxuosa e efeitos especiais que impressionam, como a cena do fogo) por outro parece que destinou o orçamento nesses elementos e deixou de lado outros aspectos importantes para a boa realização de um filme, como a caracterização (todas as cicatrizes, machucados e queimaduras destoam, parecendo de baixa qualidade).
Escrito por
Fábio Mendes (que roteirizou diversos episódios da série ‘
Dom‘) e dirigida por
Gabriela Amaral (de ‘
O Animal Cordial’) a nova versão de ‘
Quarto do Pânico‘ entretém pelo elenco estelar e pela curiosidade de ver uma alternativa brasileira de um sucesso exterior. O longa transmite segurança na releitura, embora não imprima nenhuma brasilidade na sua versão, puxando muito mais para o
drama pessoal da protagonista do que pro suspense propriamente dito; portanto, não supera o original. Mesmo assim, é um
suspense realizado no Brasil com uma história que poderia se passar aqui. Uma opção interessante para quem quer ver algo de diferente no final de semana em casa.